A Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil, Artrite Psoriásica, Espondilite Anquilosante, Lúpus e outras doenças reumáticas, são doenças crônicas, que modificam toda a vida das pessoas acometidas.
Com essas mudanças, logo vem os $ “custos socioeconômicos da doença reumática”, afinal, ter uma doença crônica no Brasil significa ter um alto custo de vida, infelizmente as políticas públicas de atenção a pessoa com doença crônica não são capazes de suprir todas as nossas necessidades. Por razões como essa, eu acho extremamente justo que a pessoa com Artrite Reumatoide e a pessoa com qualquer outra doença reumática, buscar a efetivação de seus direitos.
É importante, ressaltar que para alguns direitos, o fato de ter a doença, não é determinante para direito adquirido, ou seja, ter artrite reumatoide, não é determinante para aposentadoria por invalidez, pois não é a doença que determina o direito e sim as condições clínicas e as limitações impostas pela doença que darão o direito efetivo à alguns direitos.
Vou citar os principais direitos que podemos pleitear:
- Isenção Tarifária, para transporte público municipal e intermunicipal;
- Passe Livre (para viagens interestaduais);
- Compra de Veículo Zero KM com isenção de Impostos Estaduais e Federais;
- Auxílio-Doença ou Licença para Tratamento de Saúde;
- Aposentadoria por Invalidez;
- LOAS – Benefício Assistencial (BPC);
- Isenção de Imposto de Renda;
- Andamento jurídico prioritário;
- Saque do FGTS e PIS/PASEP;
- Lei de Cotas
- Inscrever-se em Concurso Público como Pessoa com Deficiência ou PNE.
- Vagas nas universidades pela lei de cotas destinada a Pessoa com Deficiência ou PNE.
Isenção Tarifária para transporte público municipal e intermunicipal: Compreende a isenção de pagamento das tarifas de transporte público, cada estado e município brasileiro, tem a sua regulamentação sobre a isenção tarifária, em São Paulo, a isenção tarifária acontece através do Bilhete Único (SPTRANS) e Bilhete BOM Especial (EMTU). Existe uma portaria que regulamenta esse direito, estabelecendo quem tem direito ou não a gratuidade. Cada município tem suas empresas de ônibus, por isso, a concessão deste direito pode diferenciar de cidade para cidade, dentro de um mesmo Estado, por isso, é importante, consultar sempre a orientação junto ao Serviço Social da sua cidade.O acesso a gratuidade acontece quase sempre através do Serviço Social de cada cidade, geralmente nas UBS “Unidades Básicas de Saúde”, AMA, AMEs e Centros de Saúde. Informe-se na sua cidade sobre onde serviço social atua.
Para solicitar a isenção tarifária é necessário apresentar Laudo Médico, de preferência de um médico do SUS “Sistema Único de Saúde”, contendo as informações que identificam o paciente, a descrição do estado clínico e o CID-10 (código internacional da doença).
Como laudo médico em mãos, compareça ao local de atendimento do Serviço Social (UBS, AMA), será solicitado uma relação de documentos e agendado uma avaliação com a Assistente Social, após é agendado uma perícia com o médico perito da isenção tarifária, onde “se aprovado” será fornecido um laudo oficial, com o símbolo internacional da PcD (cadeira de rodas), após a emissão deste laudo, basta comparecer nas unidades de emissão da carteirinha da gratuidade, em SP na SPTRANS e EMTU.
Passe Livre (para viagens interestaduais)
O passe livre é um benefício social do Ministério do Transporte que permite a gratuidade no transporte público interestadual (exemplo de MG para RJ), porém por ser um benefício social, não basta ter a doença, tem que ser carente, o Ministério do Transporte realiza uma avaliação social para fornecer o Passe Livre Interestadual. Quem recebe auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez pode ir ao INSS e solicitar uma declaração para transporte gratuito, apresentando essa declaração nos guichês das companhias de ônibus é possível agendar a viagem.
Importante lembrar que a Gratuidade no Transporte Público é um direito reservado para as pessoas que se encontram afastadas do trabalho.
Compra de Veículo Zero KM com isenção de Impostos Estaduais e Federais
Descontos de Impostos
· IPI
· ICMS
· IOF
· IPVA
O desconto completo, acontece quando a pessoa é a condutora do veículo, o primeiro passo para quem tem é requerer à “carteira de motorista especial”. Para quem não é condutor, o desconto é parcial, devendo ser determinado um condutor responsável pelo paciente.
A solicitação de desconto, pode ser facilitada pelas montadoras e revendas, geralmente, toda concessionária tem um setor especial para isso, chamado de “mobilidade”, porém a pessoa pode fazer tudo sozinha, primeiro solicitando o desconto na Receita Estadual e posteriormente na Receita Federal.
Auxílio-Doença ou Licença para Tratamento de Saúde
O auxílio-doença, é um direito da pessoa que está em dia com as contribuições previdenciárias, que contribui há mais de 12 meses, como contribuinte individual ou empregado de empresa/governo. O auxílio doença paga a média de 91% do salário do empregado que necessita de afastamento do trabalho por doença ou acidente.
Ter a doença não basta, a doença em si não é determinante para obrigatoriedade do INSS em conceder o auxílio-doença, é necessário à aprovação após a avaliação médica pericial. O atestado do médico assistente sugeri o afastamento do trabalho pela quantidade de dias, ou até mesmo por tempo indeterminado, no entanto, é o médico perito do INSS que tem autonomia para determinar se autoriza o afastamento e quanto tempo orienta ou não este afastamento do trabalho, cabendo ao paciente/segurado, as alternativas de prorrogação, reconsideração e recurso.
O auxílio-doença, pode ser solicitado a partir do 15º de afastamento do trabalho, sendo os primeiros 15 dias pagos pela empresa e a partir do 16º dia, fica sob a responsabilidade do INSS.
Aposentadoria por Invalidez
A aposentadoria por invalidez é um direito do segurado do INSS, que está incapacitado para o trabalho permanentemente, porém, o INSS pode conceder a aposentadoria por invalidez e periodicamente solicitar avaliação pericial para constatar a permanência da invalidez para o trabalho, podendo retornar o segurado para o mercado de trabalho.
Existe uma lenda que após 2 anos interruptos de auxílio-doença, acontece a aposentadoria por invalidez, porém, nos últimos anos isso tem acontecido cada vez menos.
Quem decide pela aposentadoria por invalidez é o médico perito do INSS, após o período de tentativa de reabilitação profissional, os segurados encaminhados para à reabilitação profissional que não se enquadrarem, podem ser aposentados por invalidez pelo próprio INSS ao fim da tentativa frustrada de reabilitação. Ou ainda, o perito do INSS pode encaminhar o segurado direto para aposentadoria por invalidez, neste caso, acontece quase sempre, após um longo período em auxílio-doença.
O médico reumatologista pode orientar o afastamento do trabalho por tempo indeterminado, porém é o perito do INSS que avaliará essa decisão. O segurado tem o direito de solicitar a aposentadoria por invalidez através de ação judicial, nos Fóruns Federais Especiais..
LOAS ou BPC – Benefício de Prestação Continuada
O LOAS é um benefício assistencial pago a todo brasileiro que não pode trabalhar por consequência de doença ou deficiência, comprovados por avaliação social e exame médico pericial.
Não é preciso advogado para solicitar o LOAS, basta comparecer a uma unidade do INSS e solicitar o LOAS, será então agendado um horário com a Assistente Social, que irá avaliar o caso e solicitar uma série de documentos, após a entrega dos documentos é agendado uma avaliação médica pericial, que irá avaliar a incapacidade para o trabalho por doença ou deficiência, se concedido, o período de concessão do LOAS é de até 2 anos interruptos, com o valor de um salário mínimo. O LOAS não tem 13º salário e na residência não pode ter outra pessoa recebendo auxílio-doença, pensão por morte ou aposentadoria por invalidez pelo INSS.
Toda pessoa que nunca contribuiu ao INSS ou descobriu a doença no prazo de carência, pode utilizar o LOAS, no entanto, é necessário passar pela avaliação social, pois para receber o LOAS não basta comprovar a doença, é necessário comprovar a carência social. Quando o LOAS é negado, é possível solicita-lo via justiça, através da Justiça Federal Especial.
Isenção de Imposto de Renda
Somente tem isenção de pagamento de imposto de renda, a pessoa com doença reumática que estiver recebendo auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, automaticamente a Declaração Anual do INSS vem como Rendimentos Isentos e Não-Tributáveis.
Pessoas com doenças reumáticas, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, lúpus, ou qualquer outra doença que estejam aposentadas por tempo de serviço/idade, não tem direito a isenção de pagamento de imposto de renda, logo, para terem direito a essa isenção podem solicitar a interpretação da lei a seu favor, através da Justiça Federal Especial, pois somente um Juiz pode conceder ou não este direito, existe vários projetos de lei tramitando no Congresso Nacional, porém, nenhum foi aprovado.
Maiores informações: Auxílio Doença é Tributável?
Saque do FGTS e PIS/PASEP
Pessoas aposentada por invalidez automaticamente já tem o direito de sacar o FGTS e PIS/PASEP. Porém, podemos pedir através da Justiça Federal Especial o Saque do FGTS e PIS/PASEP, o juiz tem concedido este direito a pessoa com doença reumática, em 2009 eu saquei meu FGTS com pedido através da Justiça Federal Especial, o juiz concedeu este saque em 30 dias.
Lei de Cotas
Pessoas com alguns tipos de doenças reumáticas podem ser considerados pessoas com “deficiências por – mobilidade reduzida”, algumas doenças pela própria característica de acometimento articular e motor, e mais fácil comprovar a deficiência por mobilidade reduzida, a exemplo, temos a Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil, Espondilite Anquilosante, Osteoartrose (Artrose de quadril e joelhos) e Lúpus Eritematoso Sistêmica, algumas doenças como Fibromialgia a comprovação da mobilidade reduzida fica complicada pela característica da doença, pois, basicamente, não é apenas a doença que confere o direito e sim o estado clínico e comprometimento causado por essa doença
Para concorrer a uma vaga pela lei de cotas, tanto para emprego ou para estudos é preciso que no ato da inscrição, seja declarado à deficiência, todos os formulários de inscrições constam apenas “Deficiência Física”, então deve-se escolher essa opção e se houver outros, declarar a “Mobilidade Reduzida”, em alguns editais já consta a opção “Pessoa com Mobilidade Reduzida.
Relatório Médico para concorrer a Vaga pela Lei de Cotas
O relatório médico deve ser preenchido pelo médico assistente (o seu médico), que deve ser especialista na sua doença de base – o médico reumatologista, este relatório deve conter:
Doença de base com CID (código internacional da doença) e de preferência a citação do índice de atividade da sua doença e a citação do CIF (Código Internacional da Funcionalidade).
Descrição do quadro clínico atual, importante constar que a doença está controlada (em remissão), em acompanhamento médico contínuo;
Descrição de todas as coomorbidades apresentadas após o diagnóstico, de preferência aquelas que justifiquem a “mobilidade reduzida”, como comprometimento de joelhos, quadril, tornozelos, etc.
Finalização do relatório médico declarando que o paciente está apto para o trabalho readaptado em regime da lei de cotas por conviver com mobilidade reduzida imposta pela doença;
Essa orientação é baseada na experiência de várias pessoas que conquistaram empregos e vagas de estudos pela lei de cotas, cada médico tem sua forma de fazer o relatório, mas cada item citado é de extrema importância no relatório médico.
Não desista, ao primeiro não, diga, porque não?
Nem sempre a conquista de todos esses direitos será fácil, passamos por vários e várias situações, algumas muito chatas, outras vexatórias, mas não desista, pois nós somente nós, pessoas com doenças crônicas sabemos o quanto custa ter uma doença no Brasil, nosso custo de vida se eleva, enquanto nossos rendimentos caí.
Atualizado em 07 de janeiro de 2016.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
oiii priscilla, tenho um fgts de um emprego que pedi a conta, será que consego recebelo atraves da justiça?estou afastada do emprego já faz mais de 2 anos, meu salario diminuiu muitoo, até priscila melhoras pra vc
adorei suas espricaçoês
oi pri adorei seu blog tenho fibromialgia reumatismo estou afastada a 6 meses mas tive que trocar de medico sera que os peritos do inss vaõ se impor? obrigada adelina
Ok,
Paguei INSS,quase por 20 anos, tenho chance de me aposentar?Ou terei que pagar mais anos.
Obrigada pela resposta anterior bjs.
Olá, Saula ..
Eu não sei te responder isso, porque o Imposto SImples é imposto federal pago a receita federal, e o INSS é outro imposto, vc precisa ver com o seu contador se vc recolher INSS tbe…
Para ter direito ao auxilio doença ou aposentadoria é precisar pagar o INSS através de carnê individual …
Bjs
Marcinha ..
Podemos sim, procurar uma instância maior que o INSS, que seria a Justiça Federal Especial, mesmo em auxílio doença vc pode dar entrada no pedido de afastamento pela federal especial..
Infelizmente não é fácil, e mesmo sendo dificil tem gente pilantra que consegue fraudar o INSS e por conta dessas fraudes, nós que precisamos pagamos o preço …
Lute pelos seus direitos e não desista no primeiro não… Boa sorte na pericia .. Bjs
Olá,Priscila,
Meu nome é Saula e sou portadora de artrite e artrose,há dois anos atras trabalhava por 15 anos e estava afastada pelo inss e o médico da perícia me deu ala com as seguintes palavras "você só vai se aposentar daqui a dez anos quando estiver toda atrofiada numa cama',pior do que isto, ao retornar fui demitida e agora sou autônoma pelo simples (empreendedor individual),será que consigo me aposentar pelo simples?
Obrigada.
Olá Pri… Achei o Blog por acaso e adorei!!! eu sou soro positivo para AR 8 anos, fiquei em beneficio durante 4 anos, sou professora e não aguento escrever e ficar em pé muito tempo, minhas articulações são todas inchadas e doloridas, pra fazer algumas coisas tenho que tomar morfina e mesmo assim dura só alguns dias, pois os remedios estão se tornando fracos para o nivel da dor… Mesmo assim recebi alta em Maio de 2011 desde então esta uma luta para conseguir receber o que me é de direito!!! Tenho pericai deia 05/10/2011. E gostaria de saber se antes de passar em pericia eu posso procurar uma estancia maior e qual seria? Onde devo ir no propio INSS ou é em outro lugar???
Espero que me dê uma luz!!!
Obrigada e estou no aguardo!!!
Com todos laudos vc acha que deveria ter me afastado e ter concedido beneficio pra mim
? Sou esteticista e hoje apos 10mezes de dor intença estou um caco,nao alho mais no espelho pois meu semblante e dor.sabe pricila munca recebi do inss mem um centavos para ajudar vencer essa dificuldade que estou passando.eu te agradeço pela sua atençao ok abraço
Rosimar.
Eu compreendo o seu momento de dor e indignação referente a postura do INSS, + essa pergunta não é fácil de responder…
Todas as pessoas que contribuem para o Sistema de Previdência do INSS, têm direito ao beneficio de auxílio doença, porém, ter a doença não é determinante para ser concedido o beneficio, mesmo que nossos médicos escrevam que estamos impossibilitados de trabalhar pela evolução da doença e dor, somente o perito do INSS tem o poder de aceitar ou não esta indicação de afastamento..
Pela quantidade de altas que vc teve, sugiro 2 coisas
– Dar nova entrada no Auxilio Doença, em outra agência do INSS (e se for concedido vc pode entrar com recurso para receber os períodos anteriores)
– Entrar com pedido de afastamento pela Justiça Federal Especial, pois na pericia vc será atendida por um médico perito.
Precisando, estou a disposição.
Abç.
oi gostaria de saber se sou uma pessoa que necessito de beneficio do inss ?pois negado ja por quatro vezes e os laudos sao assim , da coluna lombar:retificaçao da lordose lombar osteófitos somatomarginais incipientes hipertrofia facetaria de L5-s1 a esquerda -esclerose segmentar das sacro-iliacas.com laudos para os peritos escrito assim paciente com retificaçao lordoselombar, sacroileite,espondilite anquilosante me estou fazendo o uso dos medicamentos como o embrelenternecpte50mg,semanalmemte+ sulfanalizina2g+ indolmelacina 50mg +lirica+ paco+ ciclobenzoprina 10g,+ venlaxina75+ sera que realmente estou doente pois sinto dores vinte quatro hora por dia ou estou tomando medicamento atoa por favor me fala sobre os laudos pois estou desesperada.obrigado
Olá, Pedro.
Vc só pode ter isenção do Imposto de Renda se tiver aposentado por invalidez ou recebendo auxílio doença, se tiver trabalhando na ativa, não é possível a isenção do imposto de renda.
Abç.
Pedro Borges
Boa noite Pricila
Estou percebendo que voce esta sendo de grande valia neste blog, por isso tambem quero lhe fazer uma pergunta, e sobre o imposto de renda se posso ser isento, e como fazer para ter este benefico.
Atenciosamente
Pedro Borges
Sombrio SC
Oi..
Anônimo
Vc é professora da rede estadual? SP?
Não compreendo, quando vc diz que seu exame consta como reagente + ñ tem vírus. Para estar afastada do trabalho, não basta ter exame fator reumatoide positivo, é preciso estar com a doença em atividade, e/ou ter dor que compromete a realização das atividades da vida diária, apresentar exames de RX,algo do tipo que diga que tem atividade a doença e enfim..
É preciso que seu médico diga que vc não possuí condições para o trabalho…
Se não se sente apta para o trabalho, não comprometa a sua saúde, busque ajuda médica e se necessário peça o afastamento do trabalho até sua doença estiver sob controle.
Precisando estou aqui.
Bjs
OI PRI LI O SEU BLOG E ACHEI O MAXIMO, OBRIGADA. ME DESCOBRI COM FATOR REUMATOIDE POSITIVO, ANEMIA HIPOCROMIA E SOROPOSITIVA, MEU EXAME SOROLOGICO NAO APRESENTA VIRUS APENAS O REAGENTE. TENHO SENTIDO OS SINTOMAS MUITO AGUDOS DA SOROPOSITIVIDADE E DO REUMATISMO, MAS SOU CONSIDERADA APTA PARA O TRABALHO E NAO CONSIGO ME APOSENTAR NEM MESMO AFASTAR DO TRABALHO PQ ACHAM Q EU NAO SOU INCAPACITADA PARA TAL S VEZES LECIONO CHORANDO DE DOR , AH EU NAO RECORRI , DEIXEI COMO ESTAVA
Kinha..
Busque o Serviço Social do seu local de trabalho, a medicina do trabalho, eles tem autonomia para solicitar agilidade nesse processo.. Eu tbe tenho um cargo público federal, e sempre que preciso de algo, busco a assistente social que fica junto da medicina do trabalho, elas sempre me ajudam..
Bjs
Oi, Pri!!! ACHEI O BLOG POR ACASO E AMEI!! VOU ACOMPANHA-LO…
Tenho doença de still do adulto, que é um tipo de artrite reumaotide, uma prima, sei lá rsrsrsr Estou em crise desde outubro do ano passado e nao consigo controlar… Tava tomando corticoides, arava e azulfim. Suspendeu tudo porque minhas transaminases tavam muito alteradas… Agora estou tomando corticoides e embrel. Estou melhorando mas ainda nao esta controlada… Esta esta sendo a crise mais demorada que ja tive… Tenho a doença diagnosticada ha 10 anos, hj tenho 33 anos… Estou de liçenca saude desde outubro, trabalho em um orgao federal, sou concursada e estou tentando uma remoçao por motivo de saude, pois trabalho em outro estadp, longe da minha familia… Entrei com o pedido administrativamente e até hj nao obtive resposta, eles dificultam muito… Minha ansiedade só aumenta e dificulta eu sair dessa crise!!! Preciso muito ficar perto da minha familia e a Uniao SÓ ira ganhar, pois com o apoio da familia trabalharei mais, sozinha adoeço mais facilmente e eles me pagam sem trabalhar…
Oi, Pri!!! ACHEI O BLOG POR ACASO E AMEI!! VOU ACOMPANHA-LO…
Tenho doença de still do adulto, que é um tipo de artrite reumaotide, uma prima, sei lá rsrsrsr Estou em crise desde outubro do ano passado e nao consigo controlar… Tava tomando corticoides, arava e azulfim. Suspendeu tudo porque minhas transaminases tavam muito alteradas… Agora estou tomando corticoides e embrel. Estou melhorando mas ainda nao esta controlada… Esta esta sendo a crise mais demorada que ja tive… Tenho a doença diagnosticada ha 10 anos, hj tenho 33 anos… Estou de liçenca saude desde outubro, trabalho em um orgao federal, sou concursada e estou tentando uma remoçao por motivo de saude, pois trabalho em outro estadp, longe da minha familia… Entrei com o pedido administrativamente e até hj nao obtive resposta, eles dificultam muito… Minha ansiedade só aumenta e dificulta eu sair dessa crise!!! Preciso muito ficar perto da minha familia e a Uniao SÓ ira ganhar, pois com o apoio da familia trabalharei mais, sozinha adoeço mais facilmente e eles me pagam sem trabalhar…
Oi, Ju..
Se nos aceitarmos, o mundo nos aceitará!! (frase da Lalá).
M-08 dá direito sim a isenção tarifária, tanto na gratuidade do transporte público, quanto na compra de carros 0km com descontos de ipi e icms.
Assuma seu lugar de direito, não pedimos pra ficar doente e precisamos de condições especiais para estar no mundo dos que não tem a doença.
Bjs
Nossa Pri, são tantas dúvidas…
O CID da ARJ é M08.0 ela está englobada nas doenças que tem direito a isenção e gratuidade??
Cheguei a fazer as carteirinhas de metro, onibus e trem, mas me sentia muito mal pois todas as vezes q me apresentava nas conduções pediam mu RG, isso me constrngia muito e não foi nem uma nem duas vezes q os motoristas insinuaram q eu não tinha nada… como eu não tinha maturidade suficiente, acabei não revalidando as carteirinhas, passes… agora estou com o laudo novamente para levar no para a perícia… No meu caso não apresento deformidades, mas mesmo com remicade não consigo ficar muito tempo na mesma posição e além disso tem as medicações q men sempre nos permite ter a disposição que gostaríamos de ter… não tenho deformidades físicas, mas já tive problemas em rins (superado) baço(superado) fígado(superado) vc teria alguma informaçõ sobre meu caso?? Inclusive quando minha cabeça (psíquico) ficou melhor eu passei a reassumir q sou sim portadora de necessidades especiais, mas por muito tempo eu mesma questionei esse posicionamento, mas a cada dia vamos nos fortalecendo.
beijos
Olá, Lia.
Sinceramente, não consigo te ajudar muito. Porque pelo que você descreve, vc trabalha muito e esta com vários sintomas e sinais de alguma doença que ainda não sabe o que é, acredito que o médico reumatologista, saberá te orientar direitinho.
Eu penso que, se você não esta em condições físicas de trabalhar, precisa dar um tempo para seu corpo descansar e este descanso vir a colaborar para sua recuperação, já pensou em sair de licença médica por uns dias?
O que fazer?
Ouvir o médico que vc vai passar no dia 30. Contar a ele tudo que vc sente e como sente, explique detalhes, precisamos conversar com o médico como se fosse um amigo que quer muito te ajudar, o medico precisar saber de tudo e então vai te examinar e dar um parecer sobre o que vc tem.
Fico na torcida por vc…depois volte aqui para nos contar.
Bjs
Oi Priscila
meu nome é Lia. Tenho dores crueis e que vem se agrvando há quase des anos. Mas somente há dois meses consegui o seguinte diagnóstico: Aumento de concentração do radiofármico nas articulações acronio e esterno-claviculares, nas colunas torácica e lombar, nas articulações coxo-femorais, nos tornozelos, nos pés, nos punhos, nas articulações mtacarpo-fallangeans e nas articulações interfalangeans das mãos. Coclusão processo ósseo articular nas áreas descritas. Além disso me exames para reumatismo ultrapassa 40, quando o normal ´13. Meu olho direito está maior, minha sombrancella mais alta, pouquíssi,a visão e meu esterno está erguido com um defeito estranho. Tomo 10 a 14 dorflex por dia, hipertensa, diabética e com arritmia cardíaca. O ortopedista insiste que eu tenho problema de coluna, achei e marquei consulta na reumatologista dia 30.05 pois na minha cidade não tem.
Sou professora em duas sevretaria públicas, efetiva há mais de20 anos e em duas escolas particulares. Trabalhando mais de 75 h por semana,m enlouqueço de dor no pescoço, caneça e copro. Que fazer??? Quais são meus direitos??/
Me ajude, pelo menos me orientando. SOCORRO!!!!
Abraço LIA
[email protected]
Oieee .. Cleide
(eu vejo seu nome)
Ela te deu um esquema de antiinflamatório + ñ se deve tomar antiinflamatorio pra sempre, quem sabe na proxima consulta ela ja te dê
remedios para AR mesmo..
Entre na comunidade Meu Reumatoguia
http://www.meureumatoguia.com.br
Boa Sorte
Bjs
Oi Priscila. Sou a última anônima que comentou. Não consigo cadastrar meu nome. Bom…hoje foi minha consulta e graças a Deus,…nada de lúpus, mas como VHS e PCR continuam elevados, a minha reumato disse que é mesmo AR. Me passou dois remédios pra manipular: Nimesulide (100mg) e Ranitidina (150mg). Volto em consulta daqui a 20 dias e conto como fiquei. Valeu
Olá.. posso sim..
Converse com seu reumatologista e peça para que ele considere os seus sinais clínicos!!!!!
Meu FAN, FR tudo tudo sempre, sempre negativo.
VHS e PCR sempre, sempre muitissimo elevado…. e trazia os sintomas da doença, dor, edema articular, rigidez matinal e quando tomei Metrothexate foi a melhor época com a doença, ou seja, se não fosse AR ñ teria tido boa resposta ao MTX, hoje ñ posso + tomar MTX desenvolvi alergia e faço uso de biológico + penso que vc deve conversar com seu médico, enquanto a certeza do diagnóstico não vem, você não pode deixar os sintomas tomarem conta de vc… Então, tenha uma conversa sincera com seu médico, como diz minha reumato, "ela sempre tratou o que ela via" e não o que os exames diziam, graças a Deus ela sempre foi uma mãe pra mim e graças a essa visão de DIAGNÓSTICO CLÍNICO dela, eu hoje não estou tão ruim, pq tbe não to boa rsrs + penso que poderia estar pior e acho que apesar de tudo, contrariando as expectativas eu to bem e vc vai ficar tbe.
Boa sorte, Bjs
Priscila, vou contar com a sua experiência na doença e nas dores…há dois anos comecei a sentir dores nos pés e pulsos. Comecei com uma investigação atraves de um ortopedista, que não revelou nada. Um tempo depois, acho que uns seis meses, as dores pioraram, dái procurei uma reumato, que me pediu testes de FR, FAN, PCR, VHS e outros tantos. O FR não deu nada, mas claro, como em todo processo infeccioso, lá estava bem alto o VHS e PCR. Continuo investigando, agora com outra Reumato, que me pediu tb waaler rose e outros anticorpos, todos não reagentes. Mas o que me preocupa é que tenho, depois de dois anos, todos os sintomas da AR e o FR continua negativo, porém com elevações de leucótios, VHS e PCR. Temo não ter um diagnóstico preciso e continuar sem saber o pq das dores e sem um tratamento adequado. Já tomei metotrexato com prednisona e acido folico, fiquei bem melhor, mas atualmente, com essas investigações intermináveis, não estou tomando nada. A cada dia a dor piora e se espalha. Migra de um dedo pro outro, mas é contínua nos pulsos, cotovelos pés. Com a sua experiência, acho que vc pode me dar um direcionamento, talvez?!!
Oi, Jane
É assim mesmo, o que nossos medicos pedem não é determinação para os peritos eles dão o que "acreditam" ser o correto. Mas após 45 dias vc ja pode entrar com a prorrogação.
Bjs
bom dia pri ja fiz minha pericia, sou aquela pessoa que lhe escreveu que tem 30 anos vc ta lembrada de mim a minha pericia ia ser 03/05 a medica me deu 60 dias mas o que aminha medica pediu foi 120 dias + a perita so deu 60. obrigado pela sua resposta eu tinha colocado como anonima + meu nome é jane
Oi..
A pericia do INSS é um segredoo nca sabemos o que o perito vai decidir, se estamos doente,para realizar as atividades diárias básicas temos dificuldades então, precisamos se afastar do trabalho, porém o atestado do nosso medico não determinar que o INSS conceda o beneficio, ou seja, ficamos nas mãos dos peritos.. infelizmente vc precisa esperar o dia da pericia.. para pessoas que estão empregadas eles entregam o resultado logo após a pericia.
Boa Sorte.. Bjs
boa noite pri gosto muito do seu blog tenho 30 anos eu tambem sou portadora da AR e estava de atestado por 15 dias agora entrei para o inss vou faser minha pericia dia 03/05/ e estou muito procupada estou em crises e descobri des de 2009 ja tomo arava e corticoides o outros agora.sou vendedora e não consegui mas trabalhar ainda lutei muito mas agora não deu + sinto muitas dores e tenho tido ate dificudades para digitar essas palavras os dedos vão enduresendo. os meus joelhos doen muito e todas as minhas juntas fora o ombro direito e se não bastase meu joelho deu osteopenia e uma subluxação.me responda estou estou aguardado
Anônimo..
A doença por si só, não determina o afastamento + se vc tem dor, se a doença esta ativa e tem atrapalhado na execução do seu trabalho, converse com seu médico e peça o afastamento + quem vai decidir se tem direito ou não é o médico perito do INSS, todos nós passamos por esta coisa chata, chamada pericia.
Bjs
ola eu tenho 22 anos e descobri que tenho artrite trabalho na padaria de um supermercado eu posso afastar do serviço por causa disso?
Anônimo..
Andamento Judicial prioritário, existe algumas doenças previstas em lei + temos o direito de pedir a interpretação da lei a nosso favor, por isso converse com seu advogado.
Bjs e boa sorte!
Venina..
Tbe sinto fadiga depois da medicação. A dor ainda não observei nenhuma melhora + ainda é cedo..
Olha, vc já fez pericia?
Vale a pena ir ver como anda este processo… Infelizmente é triste esperar, agora se o judicial não saiu e o administrativo ja acabou, vale a pena entrar com auxilio doença de novo até ter o parecer judicial pois são 2 coisas diferentes.
Bjãoo e boa sorte pra ti!!
BOA NOITE
MUITO UTIL AS INFORMAÇÕES.
PARABÉNS.
SOU PORTADORA FIBRO E DOR NEUROPATICA, GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A PRIORIDADE EM PROCESSOS JURIDICOS.
OBRIGADA.
CRISTINA
pri estou em uma situaçao dificil meu seguro acabou e ate hj nao recebi resposta da pericia judicialo devo fazer esperar , ou tentar arrumar outro emprego apesar q acho q nem consigo estou sentindo do joelho e na cirurgia deu um carocinho o q esta me deixando preocupada e vou voltar no ortopedista no final do mes e quando o efeito da humira esta acabando estou dando crise , e nos dias q tomo do efeito colaterl como ardençia nos olhos e um cansaço enorme coomo se fosse me dar uma gripe ja faz 7 meses q entrei na justiça e nao tenho nenhuma resposta me de uma luz o q posso fazer .obrigado venina
Olá, Sheila
Primeira coisa: calma… calma.. calma… procure ficar calma.. o stress aumenta a nossa dor!!
16 anos atrás ainda não existia a infinidade de medicamentos modernos que temos hoje, isso aumenta a nossa esperança de “sair da crise o + rápido possível”e + importante.. além de nos tirar da crise, não permite que tenhamos grandes sequelas da doença.
Realmente quando a doença esta em atividade devemos repousar. Mas pedir para fazer acordo, eu acho que você não deveria fazer isso, converse com seu médico e peça afastamento do trabalho, entre no auxílio doença, dê um tempo para a AR estabilizar, quando entramos em crise, precisamos parar tudo e esperar a crise passar, tentar continuar trabalhando enquanto sentimos dores horríveis é muito sacrificante, por mais que amamos nosso trabalho, nós devemos ser + importante que tudo. Mas não peça demissão nem faça acordo, entre em auxílio doença, quem sabe em pouco tempo sua AR estabiliza e depois você volta a trabalhar.
Pense uma coisa, se trabalhar com AR é difícil … será + difícil se você pedir acordo e depois com a AR estável ter que procurar emprego novamente, passar por todo o processo de seleção, então é melhor pedir afastamento, ficar em auxílio doença por um tempo e depois quando tiver em condições de ter alta, você volta a trabalhar na mesma empresa, afinal sua vaga vai continuar lá.
Bem Vinda ao Blog .. a partir de agora vc ñ estará + sozinha..
Bjão e ñ deixe a peteca cair!!
Boa noite,
Encontrei este site hj, no meio do meu desespero, são 00:24 horas e não paro de chorar.Pois hj descobri que estou em crise,
aos 16 anos fiquei paralisada e fui diagnosticada AR, trabalhava e estudava,sofri muito durou um mês a paralisia e Graças a um milagre de Deus não fiquei com sequelas.Hj com 31 anos convivendo com a AR me encontro novamente com fortes dores, só que a minha ataca a Nuca, além das articulações sofro com enxaquecas.Sabemos que precisamos de repouso, não consegui trabalhar hj de tanta dor q sinto e não sei o que fazer para continuar trabalhando enquanto estiver em crise.estou pensando em pedir acordo na empresa para ser demitida para poder me tratar. O q vcs me aconselham????
Obrigada
Oi, Jairo ..
Muitissimo obrigado .. fico feliz que vc me lê a anos e anos..
bjs
OI PRISCILA JA LI MUITOS BLOGS A RESPEITO DE DOENÇAS CRONICAS MAS IGUAL A ESSE JAMAIS ESTA DE PARABENS MUITISSIMO BOM NOTA 1000
oi ñ estou nada bem do corpo e da mente tem horas que por mais que me esforce tenho vontade de me matar de tanta dores e o pior que ninguem me esculta acha que é manha só quem tem essa doença pra saber oque é dor fisica e mental tenho 41 anos a 6anos luto com a doença mais sinto que estou pendendo as forças lutei mais 3 anos no inss e não consegui nada dexisti e voutei a trabalhar mesmo sentindo forte dores e muitas dificuldades de fazer movimentos repetitivos trabalho em uma firma tercerisada de limpeza um verdadeiro trabalho escravo mais foi o jeito que encontrei para poder pagar as minhas contas ja que virou uma bola de neve enorme estou ate com ordem de despejo estou muito deprimida me trato de depressão moderada crave no hospital das clinicas e tambem me trato de diagnósticos M329 F329 L10 L732 K590 E039 hipotireidismo;doença do refluxo gastro esofágico;dermatose por transtorno facticio;abscessos axilares;distrofia simpático-reflexa,tomo treze tipos de remédios e ñ sinto melhora alguma e quando o remedio faz bem pra uma doença faz mau para outra penso em dezistir do tratamento que ñ vejo melhora alguma so aparescendo mais doença tem horas que penso em ate desistir de viver ainda mais quando vc ñ tem apoio de ninguem me sinto muito sozina sem ninguem para conversar por-fovor me ajude a desvendar esses mistérios um forte abraço vencedora
Olá, parabéns pela clareza das informações. Site muito útil! Resumidamente, descobri que tenho 4 protusões discais, artrose, bico de papagaio, tendinite. Tenho muitas dores e estou pelo INSS há 7 meses. Tenho direito à aposentadoria por invalidez? Protusão discal, artrose e tendinite são casos que levam à aposentadoria? Como devo fazer? Aguardo o INSS? Obrigado, Carlos.
Olá, Deise.
6 meses concursada, você declarou a doença quando fez o concurso? ou você entrou no concurso pela vaga de Pessoa com Necessidades Especiais (deficiente).
Se vc não se sente bem, deve procurar o seu médico reumatologista e solicitar o seu afastamento do trabalho, pelo menos até a doença estabilizar.
Eu imagino o quanto tenho sofrido pelos nódulos no pulmão. Mas não se permitar morrer por dentro, vamos reagir e lutar contra a doença, nós somente morremos quando desistimos de lutar e creia por pior que pareça a crise, ela sempre vai passar e depois estaremos + fortes e corajosas.
Não deixe a peteca cair, agora você não está mais sozinha.. Bem vinda a família do blog.
Bjs..
Olá Priscila parabens pela inicativa, serei resumida, comecei trabalhar em 1979, trabalhei por 12 anos, casei tive filhos, um especial, abandonei por anos o trabalho, qd voltei ativa fiz uns bicos sem registros, agora faz 6 meses q sou servidora publica, mas ñ estou conseguindo devido a artrite, tenho mt limitações, canseira e fadiga nos braços, trabalho de merendeira, e certas coisas encontro dificultades em fazer, mas mesmo com dores eu faço, tomo medicamento injetavel, ñ respondo a tratamentos via oral, um certo medicamento me deu nodulos pulomonar, tive q fazer cirurgia,e ñ sei o q faço pois a" casca tá inteira' mas por dentro estou morrendo, me dá uma palavra me diz qualquer coisa, obrigada .Deise
Oi, Nilma.
A empresa no que seria responsavel pela sua doença? compreendo que a empresa não tem essa responsabilidade, uma vez que a sua doença não é laborativa e sim uma doença auto-imune, degenerativa e crônica.
Três (3) anos se passaram e você perdeu o direito ao período de carência para o auxílio doença.
Compreendo que se você esta com dificuldade para trabalhar mesmo que como autonoma, pode e tem direito a pedir o auxílio doença, pois pelo que compreendi você recolhe o carnê individual.
Sei o quanto este caminho é penoso porém, se precisamos temos que nos sujeitar a esse estressante caminho.
Bem Vinda ao Blog
Bjão..
ola pricila,qndo eu trabalhava ha 3 anos atras em uma empresa fui diagnosticada com AR,mas so um dos medicamentos q o medico passou custava 150 reais e eu nao sabia de meus direitos,hoje ja se faz 3 anos e nao consigo mais andar por muito ttempo,acordo e arrumo a casa aos poucos, diante da situaçao de incapacidade procurei uma reumato e fiz exames meu reumatismo esta a 26 qndo o normal é inferior a 13.
bom enfim eu sai da empresa e nao me tratei,nao sabia da gravidade do problema,a secretaria da empresana epoca ate falou q se eu quisesse levar as documentassoes ela me ajudaria no q precisasse pra entar com recursos,mas eu tinha dado uma melhora e deixei pra la.e sai da empresa ja faz 3 anos.gostaria de saber se como foi diagnosticado qndo eu ainda trabalhava na empresa e eu tenho como provar isso se eu tenho algum direito a requerer beneficio atraves desta empresa,ou se posso requerer como autonoma que é oq eu sou hoje,trabalho com emprestimo mas nao tenho registro nenhum..fico aguardando o retorno..beijos
Olá, Antonia.
A AR é uma doença de fases, temos fases ruins e menos ruins .. rsrs (que chamamos de Boa) rsrs .. e infelizmente sempre temos recaídas e o grande lance é aprender a trupicar + não cair.. , o levuflonamida (arava) é uma excelente medicação e promete controlar a doença, vc vai ficar bem.
Nossos ombros costumam fazer bursites no ultrassom da pra ter uma idéia do motivo da dor no ombro.. depois nos conte o que foi..
Bem vinda ao blog, fique conosco e vamos trocando nossas experiências.
Bjs..
Olá Priscila,
Meu nome é Antonia SP – Descobri que tinha AR em maio de 2010. Começou com um pequeno formigamento na ponta do pé direito e logo se estendeu para todo o pé principalmente na "sola". Fui num ortopedista e ele disse que estava inflamado apenas, me deu um antiinflamatório, mas as dores continuaram e aumentando a cada dia, indo para todos os dedos ( já estavam ficando tortos). e indo para o pé direito. Felizmente procurei um outro ortopedista, Dr. Ricardo, diferentemente do outro me pediu exames de sangue e ultrassom dos pés, e me encaminhou para um reumatologista.
Após varios exames e análise clínica, fui diagnoticada com AR.
Como a doença já estava se espalhando rapidamente, já estava comprometendo os dois pe´s, o meu pulso direito, meu dedo indicador, meu maxilar e tb. meu olho esquerdo. Comecei o tratamento com 30mg de corticóide, arcoxia e 8 comprimidos de MXT. A médica que cuida do meu caso pe muito atenciosa toda e qualquer dor que sinto ela logo pede exames. Como o tratamento com o MXT não estava avançando muito ela trocou pelo ARAVA ( pego no SUS gratuitamente, pois é muito caro). Estou me sentido melhor, consigo andar quase normalmente, sinto poucas dores no nos pés, meu dedo parou de dores, só quando aperta. Ultimamente tenho começado a sentir um certo incômodo nos ombros, coisa que nunca senti antes, estou fazendo ultrassom.
Apesar dessa melhora eu posso voltar a sentir tanta dor como antes? Tenho dores nos joelhos, mas médica acha que é falta de exercícios, ela só me liberou hidroginástica.
Sou muit feliz com minha família, mas tenho medo de uma reaída.
abraço
oi sou edson liz e descobri a pouco tempo que tenho ar , entre em contato pelo msn [email protected]
obrigado
Oi, poder eles podem + você tem direito de entrar com recurso através da Justiça do Trabalho. Infelizmente não existe lei de estabilidade que obrigue as empresas a não nos demitirem, existe até um prazo de estabilidade + é para casos especificos de acidente de trabalho, para doença eu não sei de dizer qual seria a lei que te garanta a estabilidade, isso já aconteceu com alguns seguidores do blog, que entraram com recurso judicial e 01 deles conquistou o emprego de volta e outro foi indenizado. + cada caso um caso.
Boa Sorte.
Bjs.
minha amiga disee pri que escutou o medico da empresa falando com o responsavel do meu setor,dizendo pq estava tirando 15 dias de atestado,ela acha que vou ser logo dispensada,minha duvida e se a empresa pode me dispensar mesmo eu doente ,alegando que a minha doenca nao e devido ao meu trabalho,qual o procedimento que devo tomar,pois antes de eu entrar nesta empresa eu nao sentia nada nenhuma dor,
Oi, anônimo.
Bem, pq avalia que a empresa vai te dispensar? Dor articular e provas inflamatórias elevadas não configuram diagnóstico fechado de artrite reumatóide, as vezes o diagnóstico leva tempo para ser fechado. Porém, se você ainda sente dor e avalia que não consegue trabalhar, acredito ser o ideal que fique + uns dias afastada. Não compreendi bem qual sua dúvida? …
Fique calma, não se deixe estressar pois o stress aumenta as dores.
Estou a disposição.
Bjs.
queria muito ser respondida ,estou com algumas dores nas articulacoes minha medica pediu alguns exames e na hemossedimentacao e proteina c reativa tava alterado, ela pediu alguns exames mais especificos, estou de atestado de 15 dias e acho que quando voltar a empresa vai me despensar ,ela pode fazer isso comigo quais sao os procedimento que devo fazer trabalho seis horas digitando atendo muitas vezes 400 ligacoes por dia depende do fluxo preciso de um resposta ,qual o procedimento que devo tomar,teno 25 anos nas me encontro nua situacao que nuca pensei.
Oi Pri, obrigada pela força! Vc vai conseguir! Boa Sorte na perícia!!!
Eu marquei a minha prorrogação hoje e marcarão pra dia 12/01/2011, e vou confiar em Deus…
Beijos…
Vc é muito especial pra todos nós…
17 de dezembro de 2010 14:33
Oie, Nádia.
Eu pedi a prorrogação e a pericia foi marcada para 31/01/2011.. tantos um né. rsrs
Sim, você tem que apresentar o encaminhamento na pericia, é bom levar tudo que comprove que você esta fazendo o acompanhamento direitinho.
Eu tenho que marcar a infiltração nos meus tornozelos e esta época do ano é terrivel todo mundo ta parando + a doença não para!! .. isso é Brasil.
Bjs.
Pri, Nádia de Volta Redonda.Obrigada pela atenção, Vc é uma pessoa muito especial!!! Vai dar tudo certo na sua perícia!!! Em nome de Jesus.
Quanto ao cirurgião de pé, eu já fui encaminhada pra ele e vou marcar a consulta em janeiro,pq a agenda dele só abre ano que vem. Pois primeiro agente passa pela triagem e depois marca para o cirurgião de pé, a minha dúvida é a seguinte; se eu devo apresentar o encaminhamento que a triagem do INTO me deu para o cirurgião de pé no dia da pericia, pois de qualquer forma o meu reumatologista falou que eu vou ter que fazer a cirurgia.
Vou marcar minha perícia amanhã, Deus nós abençoe…Beijos…
Fica com Deus!!!
Temos que crer no Deus do impossível…
Oi, Nádia.
Desculpe a demora em responder.
Vamos lá..
Você deve mostrar para o cirurgião de pé, a carta de encaminhamento, para que o cirurgião possa saber de onde você esta vindo e seu diagnóstico.
Quanto ao INSS, eu penso que se a doença esta em atividade, você vai aguardar vaga para cirurgia e a dor esta sempre presente, creio que não seja viável vc pedir para ser demitida ou pedir as contas, eu defendo que independente da opnião do perito, quem conhece nosso corpo, somos nós, quem sente as dores somos nós, então ninguém melhor que você mesma para avaliar se deve ou não voltar a trabalhar. Pense bem, e olhe pelo lado lógico, se vc sair da empresa agora, será + dificil ainda para conseguir o benefício do INSS pois desempregados no INSS são vistos como oportunistas, infelizmente é isso.
Não se deixe stressar (como se fosse possível), eu estou marcando a minha prorrogação hoje e que Deus nos abençoe.
Fique em paz !!!
Bjão
Pri,Sou Nádia de Volta Redonda, ver se vc pode me ajudar! A Empresa onde trabalhada trocou de dono e tb o CNPJ, mais eu fiquei sabendo que o CNPJ que esta na minha carteira ainda esta aberto, se os peritos me colocarem pra fora, será que eu tenho direito de receber alguma coisa? Pois, voltar a trabalhar lá, não dá mas por causa da distância. Estou com muita dúvidas!!! Será que vc pode me ajudar? Beijos…
Olá Pri, é verdade! Mais, a empresa onde trabalhava é no Rio e é uma escola de informática lá não tem como voltar a trabalhar pela distância, pois quando a doença manifestou eu ainda morava lá no Rio e agora moro em Volta Redonda. Eu esse ano já me escrevi no Pré vestibular, pois vou tentar fazer faculdade de administração pública para tentar um concurso público. Pri a minha AR esta em atividade pois fui encaminhada para o cirurgião de pé para fazer cirurgia, pois meus dedos dos pés estão entortando,eu devo apresentar o encaminhamento que a triagem me deu para o cirurgião de pé? Qualquer esforço que faço meus pulsos inchão, então estou tensa por causa da perícia. Se por acaso eles me jogarem pra fora vc acha que devo recorrer?
As vezes amiga, eu penso se eles me colocarem pra fora eu não vou recorrer vou procurar outro emprego aqui em Volta Redonda e tentar seguir em frente, mais quando vem as dores eu me pergunto, será que vou conseguir!? Fico com medo!!!
Obrigada pela sua atenção…
Amiga força que vai dar tudo certo na sua pericia.
Beijos…Deus te abençoe!!!
Oi, Nádia
Eu sei bem como é isso, a decisão da aposentadoria deve ser iniciativa do perito, eu não sei se vale a pena, sugerir ao perito que nos aposente, isso aumenta a chance de ouvir uma resposta mal criada. Existe lei que diz que após 24 meses devemos voltar ao trabalho readaptados ou aposentados, porém sabemos que isso nem sempre funciona. Mas vc já pensou em estudar alguma coisa para que vc tenha outra profissão e com isso voltar a atividade profissional em outra profissão, ocupando a vaga de deficientes. Mas enfim, o meu beneficio tbe vence em 31/12 .. é presente de ano novo para nós, já vamos começar o ano periciando!!! Como minha AR esta em atividade e muito provavelmente terei que operar o tornozelo que está com lesão de ligamentos e derrame articular nos 2 tornozelos.
Eu estou pensando em fazer outra faculdade para voltar a trabalhar em outra profissão, somos jovens, temos que abrir novos horizontes.
Bjão
Oi Pri, sou Nádia de Volta Redonda,Sou portadora de AR desde 2004, quando descobrir em estava trabalhando tive que parar de trabalhar em 2006 e me encostar, pois não estava mais conseguindo trabalhar, como, trabalhava como Operadora de Telemearketing o serviço é muito repetitivo eu não suportava as dores. Pri, já fiz várias perícias e com isso já estou a quatro anos e meio, tudo picado, mais nunca me deram alta. Como tenho certeza que não tenho condições de voltar a trabalhar por causa das dores, vou ter que marcar perícia,pois, acaba o tempo agora em 31 de dezembro, você sabe se eu posso pedir para o médico perito me aposentar ou isso ele que tem que decidir no dia da perícia? Amiga todas as vezes que vou fazer pericia, fico nessa agonia, pois sabemos que quem tem AR, tem dia que tá boa e tem dia que ruim. Aguardo resposta sua ansiosa!!!Beijos..
Olá, AMARILDO de Cascavel.
A doença não tem cura + tem tratamento e tem medicamentos modernos e através disso podemos ter qualidade de vida, mesmo tendo a doença. Quando a doença esta em atividade devemos buscar repouso e com isso afastamento do trabalho ou diminuição das atividades para dar ao organismo condições favoraveis para se recuperar. Porém, a artrite é uma doença que não nos permite parar, eu estou aposentada não somente porque tenho artrite + porque tenho complicações inerentes a artrite, mas procuro mesmo sem estar trabalhando me manter ativa porque se a gente parar a nossa vida para e a artrite não vai parar, quanto + parado + rigidos menos flexíveis, menor massa muscular e menor resistência.
O próximo passo, é aguarda todos os resultados de exames e seu médico reumatologista deve estabelecer qual o melhor tratamento para você. claro este passo é um passo médico.. vamos para o seu próximo passo:
– Procurar se exercitar, caminhada, musculação com baixo impacto articular;
– Buscar informações com outros pacientes sobre a doença e estilo de vida (tipo aqui no blog)
– Seguir com rigor e disciplina as orientações médicas, ñ deixando de tomar nenhum remédio…
Enfim.. como eu digo, a vida não termina aqui.. começa uma nova vida e construção de novos caminhos.
Juntos nossa caminhada se torna mais suave.
abç.
Oi..ALCIMAR
Obrigada por acompanhar o blog e por fazer dele parte da sua vida.
Abç.
Obrigado por publicar essa materia de extrema necessidade ao conhecimento dos portadores AR que estão sem nenhuma informação sobre a doença que nem EU,mais uma vez obrigado.Alcimar Torres
Oi..sou Amarildo de Cascavel,paraná. tenho muitas dores nas articulações. Fiz exames, inclusive de sangue, p´rém, a médica disse que não tenho nada. não sei se é má vontade por parte dela, já que aqui no Brasil a gente só consegue exercer nossos direitos com muita luta. não penso em me aposentar ou ficar sem trabalhar por causa disso, mas andei lendo e pelo que vi, esta doença não tem cura. to fazendo outros exames..mas não sei qual o próximo passo. sou funcionário público estadual. Abraços…
Oi, Sandra.
O grande segredo do blog é este .. responder aos seguidores.
Ficaremos feliz em tê-la conosco.
Bjs.
Olá Priscila,
Obrigada pelo retorno e pelo carinho!
Vc tem toda razão, quando retornamos aos que nos escreve, ainda que seja uma resposta breve, demonstra que nos importamos com o outro e que estamos à sua disposição. Faz com que se sintam acolhidos e amparados!rs
Recebi sua msg em relação ao encontro e farei o possível para participar.
Passarei por aqui, sempre que puder.
Um forte abraço e muita LUZ!
Sandra
Olá, Sandra.
Bem vinda ao blog, visitei seu blog, irei comenta-lo em breve, + localizei 2 blogs e irei comentar os 2. rsrs … O blog é meu projeto do coração, onde dedico meu tempo e procuro responder rapidamente a cada seguidor, para quem recebe a resposta é muito importante e isso tem feito a diferença em muitas vidas.
Passe sempre por aqui, e deixe um pouquinho de você.
Bjs.
Olá Priscila, boa tarde!
Passeando pela net, tomei conhecimento do seu Blog e achei muito interessante. Tmb tenho AR, diagnosticada há oito anos e desde então, venho tentando conviver com a doença e fazendo dos meus dias, o “menos dolorido” possível, em todos os aspectos!rs
Que tem AR sabe o qto esforçados e otimistas temos que ser, para "driblar" a dor e o sofrimento e não deixar que ele nos vença!
Iniciativas como a sua e a do GRUPASP, nos fazem sentir amparados e com isso, temos a certeza de que não estamos sozinhos, além de Deus, que é o nosso Maior Refúgio!
Parabéns pela iniciativa e pelo carinho, que tem tratado seus seguidores e pelas informações que disponibiliza.
Também tenho um Blog chamado Papel de Mulher, http://papeldemulher.spaceblog.com.br
onde procuro colocar artigos, vídeos, fotos e informações, que julgo importantes não só às mulheres, mas tmb aos homens, que em sua grande maioria, não vive sem nós! rs
Convido-a a visitá-lo e ficaria contente se deixasse seu comentário e, caso queira me mandar artigos, dicas e informações, que julgar pertinente, ficarei muito feliz em divulgá-lo.
Sou Psicóloga e AMO o que faço… Procuro ajudar meus pacientes a lidarem com suas dificuldades, a dor é uma delas, e a se fortalecerem, ganharem autonomia, motivação e confiança para enfrentarem os desafios da vida e valorizarem suas conquistas e a não desistirem de lutar por aquilo que acreditam! Assim como fiz, quando a doença estava quase me vencendo… Dei um “chega pra lá” nela e fui em busca dos meus direitos e minha independência e assim, venho “ensinando” meus pacientes a lutarem tmb! RS
Desejo que tenha muita Saúdee muita força!
Haja Luz e Boa Sorte!
Abraço,
Sandra Tonsa
[email protected]
cleuma foi aunica saida q achamos pois nao aguentoficar sentada para costurar estou comprindo aviso aminha perna esta muito inchada estou agora com uma dor imensa muito obrigado pelas suas palavras sei tambem q vc esta em um momento dificil vc tem msn vamos entrar em contato o meu e [email protected]
Para a amiga Anônima.
1º Você era registrada e recolhia INSS ?
Se sim, mesmo tendo sido demitida vc tem direito a entrar com pedido de auxílio doença.
2º Compreendo que vc possa entrar com um processo trabalhista, pedindo a reintegração do seu contrato de trabalho e ainda solicitar indenização por ter sido demitido durante o período em que investigava uma provavel doença, e que os sintomas desta doença começaram a se manifestar ainda quando vc era empregada da empresa. *** Conheço alguns casos semelhantes, e em um deles a empresa foi obrigada a contratar novamente a funcionaria por um período determinado pelo juiz, mas ao termina o prazo, a empresa voltou a demiti-la.
3º PLANO DE SAÚDE, depois de demitido a operadora do plano de saúde, tem um prazo para aceitar a continuidade de pagamento do convênio, ou seja, ligue para o plano de saúde com urgência e busque informações, pois se tiver dentro do prazo, vc pode continuar pagando e poderá utilizar o plano de saúde normalmente.
4º .. Portador de Artrite Reumatóide, no meu entender deve procurar emprego declarando sempre a doença, pois é algo que não tem como esconder e uma hora ou outra a empresa vai saber que vc já tinha a doença quando foi admitida, isso é falado aqui no blog no Post .. Concurso Público, onde discutimos .. prestar concurso na vaga normal ou como Portador de Necessidades Especiais.. leia o tópico.
Bem… que Deus te dê sabedoria para resolver essa situação da melhor forma possivel.. Estarei na torcida por vc e volte aqui para nos contar .. e diga seu nominho.. assim fica mais facil pra mim te responder.
Beijinhos..
Olá, Marilza.
Bem vinda a nosso cantinho.
Olha eu acho improvavel que vc tenha artrite desde os 12 anos, pois se tivesse e com o tratamento que relata, deveria ter seqüelas avançadas da doença. As doenças auto-imunes são de dificil diagnóstico e em sua maioria são composta de múltiplos sintomas, mas somente um médico reumatologista poderá te responder essa questão com precisão. Converse com seu médico, anota toda as suas dúvidas e pergunte sem ter vergonha, pois devemos ter uma relação de confiança com nossos médicos. Obrigada por compartilhar a sua história conosco.
Bjos.
olá Priscila! eu moro em Colatina-ES, TENHO ARTRITE REUMATOIDE, diagnosticada a 2 meses e também fibromialgia. as vezes fico confusa pois aos 12 anos eu já tinha problemas físicos no joelho direito que atrofiava e sempre me disseram que eu tinha reumatismo proveniente da amidalite que tinha desde os 5 anos de idade,. tomei muitas becetacis e sempre tinha dores. agora aos 27 anos resolvi procurar uma especialista particular pois no SUS da minha cidade só tem um que é o que me atendeu desde criança. demorei uns 6 meses para ela descobrir o que eu tinha e ainda assim não tenho certeza se é só isso, pois nunca estou totalmente sem dores. o interessante é que meus raios X não deram deformidades, mais meus pulsos com frequencia estão abertos e sinto dores na coluna. Gostaria de saber se é possível que eu tenha esta artrite desde os 12 anos?
também queria compartilhar contigo um novo problema recente; nas minhas coxas a mais ou menos 1 mes vem aparecendo manchas roxas que começam avermelhadas e vão roxeando e depois somem e aparecem outras, fico pensando se não é o medicamento! mais a medica fez exame de sangue a 1 mes atras e não constou alterações!
quero dizer que o que nos sustenta nesta dificil batalha é DEUS e eu sei que sem ele não suportariamo tantas dores. fique com Deus e é um grande prazer te conhecer!
Anônima…
Boa tarde,descobrir dia 10/09/10 que estou com AR, porém fui demitida dia 18/08/10, sendo que já estava com as dores como trabalhava em uma Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho como Assistente Comercial. Quando sentir as primeiras dores no ombro e no pé esquerdo fui oa ortopedista na clínica que fica na própria empresa, o mesmo mandou bater RX e disse que não estava com nenhum osso quebrado e que eram os tendões que estavão inflamados, ele passou remédio e disse que caso não melhorasse passou pra que eu fizesse natação três vezes por semana, logo em seguida tive que fazer exames periódicos e por já está com 43 anos tive que fazer vários exames inclusive teste ergométrico sendo que neste mesmo dia comecei a sentir uma dor na junta do meu anelar da mão direita e no dia seguinte estava sem condições de digitar ou mesmo ecrever, então fui falar com a médica que estava atendendo naquele dia ela examinou minha mão e passou Profenid. Na semana seguinte tive que passar pelo médico do trabalho para realizar o exame clínico, por coincidência quem fez o meu clínico foi a mesma Médica que eu havia falado sobre as dores do meu dedo.Durante o meu exame clínico ela falou que todos os meus exames estavam ótimos e então falei que o remédio que ela havia passado para as dores do meu dedo estava me causando dor no estômago ela aconselhou que eu tomasse um amortecedor gástrico e que não parasse de tomar o remédio.Depois desse dia não fui mais a nenhum Médico, porém a empresa havia feito um Plano de Saúde Empresarial. E como já havia feito muitas consultas a custo da empresa resolvi esperar um pouco para me consultar pelo plano até por que as dores haviam melhorado.
No mês de Agosto as dores começaram a aumentar e então resolvi procurar um especialista. Como a agenda da médica era muito cheia só consegui vaga para o dia 24/08/2010, sendo que no da 18/08/2010 fui demitida e nã fiz nenhuma objeção, pois até o momento eu não sabia qual era o meu problema e nem se era realmente um problema pois a médica passou uns onze exames e um deles tinha que ir par um laboratório em São Paulo e demoraria 15 dias.
Quando fiquei sabendo que setratava de Artrite Reumatóide fiquei sem saber o que fazer, pois a médica disse que eu não deveria ficar sem plano de saúde, porém não tenho condições de pagar por um plano, até porque agora estou desempregada e sem condições de trabalhar, pois pela manhã minha mão direita amanhece toda inchada, meu cotovelo dói muito, meu calcanhar esquerdo tem dia que não consigo nem andar direito.
Este foi um pequeno relato do que me aconteceu e os meus questionamentos são:
1- Tenho como entrar com uma ação de reintegração, junto a empresa em que eu trabalhava mesmo a AR não sendo uma doença ocupacional.
2- Posso tentar reaver o plano de saúde pagando o que a empresa pagava.
3- Coloquei currículo em algumas empresas antes de saber que estava com AR, caso seja chamada para uma entrevista terei que dizer que sou portadora de uma doença auto-imune e a mesma pode não querer me contratar.
Peço sua ajuda pois não sei o que fazer, só sei que não posso ficar desempregada, pois o que meu marido ganha não dá para cobrir todas as despesas ainda mais agora tendo que tomar tanto remédo,pois além da AR estou com Osteopenia.
Agradeço, desde de já pois esou perdida e não sei o que fazer.
Caroline..
A reabilitação do INSS, funciona +- desta forma, eles vão até o seu local de trabalho e avaliam onde vc poderia trabalhar de uma forma + tranquila e + adaptada a sua condição fisica … O pedido de aposentadoria no INSS é uma conduta do próprio médico perito, assim como ele pede a reabilitação ele tem poder de pedir a aposentadoria + caso isso não aconteça temos direito de pleitear isso no Fórum Federal Especial .. + senta que la vem história .. somos muito novas e é preciso provar que além de termos a doença, não temos condições de trabalhar.. + quem sabe em uma outra profissão .. Conheço pessoas que se deram bem com a readaptação do INSS.. depois nos conte como foi com vc.
Bjs
Olá!!!
Priscila, muito obrigada por compartilhar informações tão importantes, eu não sabia que tinha tantos direito. Bom… também tenho AR, desde os 17 anos hoje tenho 25, sou casada há 4 anos e apesar das dores sou muito, muito feliz. Minha família é tudo para mim sem eles não sei onde estaria agora. Estou afastada do meu emprego há 24 meses, agora o INSS me encaminhou para reabilitação profissional, vou comparecer nesta 2ª feira, estou com medo…Vai dar tudo certo!!! Tenho uma perguntinha tb… Foi diagnosticado M05.8, não tenho mais a articulação do punho direito e o ombro direito está indo pelo mesmo caminho, não tenho com fazer varias coisas na minha casa, meu vhs sempre aumentando… Mesmo com essa reabilitação tem como eu entrar com um pedido de aposentadoria???
Olá. Cleuma.
O CID M06 é da artrite reumatoide, a lei dos funcionarios públicos nos concede direito a licença para tratamento de saúde, e após 24 meses de licença, temos direito a aposentadoria por invalidez + somente após 24 meses direto de licença. Procure o recursos humanos da sua unidade e se informe, se vc não se sente bem, talvez seja hora de priorizar a sua saúde e melhorar sua qualidade de vida.
Bjão.
pri preciso saber dos meus direito meu cid é m06 sou servidora pública mas quase não aguento ir trabalhar quais são os meus direitos.cleuma
pri meu cid e m06 tenho direito
cleuma
Oi, Vanda.
Não recebi o seu e-mail. Obrigada pelos elogios.
Bjão
Só tenho a parabenizar por esse blog tão explicativo.
Obrigado por tratar esse assunto com tanta informação. Enviei um email para você para tirar algumas duvidas.
Agradeço sua resposta
Nádia, envie seu msn para o e-mail
[email protected]
que te add no msn..
Bjão ..
Pri!Mais o médico me trata como AR e coloca esse cid p/ eu pegar rémedio excepcional com LME e coloca esse cid M05.8.Bjuss vc tem msn?Obrigada
Olá, Nádia.
O CID ñ seria, M.05 que é da artrite reumatóide, o CID M 05.8 é da Espondilite Anquilosante, ambos os CIDs constam da lista da isenção e tem direito a gratuidade.
bjos.
Priscila,Nádia de VR, o cid da minha é M05.8, e quanto ao Pis, eu recebia mais depois que a empresa parou de depositar o fgts, foi cancelado! Será que consigo? Bjuss…
Nádia .. o cid b 18.2 não consta na lista de doenças com direito a isenção tarifária, busque orientação no serviço social da sua cidade.bjs.
Nadia, eu acredito que conforme a sua idade, a aposentadoria que você pode requerer é por invalidez, sendo neste caso indicado você entrar com pedido judicial através da Justiça Federal Especial, pois a aposentadoria por invalidez ou vc entra com pedido judicial ou o perito no ato da pericia indica a aposentadoria (o que é raro). O Pis/Pasep vc saca na caixa economica federal conforme a tabela de mês de aniversario. Precisando estarei sempre disponível. Bjos.
Priscila, boa tarde! Sou Nádia de Volta Redonda, mesmo estando encostada até dezembro já posso dar entrada na aposentadoria antes de acabar o benefício? E onde posso dar entrada p/ tentar receber o pis/pasep. Obrigada mais uma vez. Deus te abençoe! Bjuss
Geiza
Obrigada por compartilhar sua experiência.
Bjos.
Priscila, parabéns pela iniciativa do blog.
Já convivo com a AR desde os 24 anos e já estou com 39 agora.Não tem sido nada fácil. Consegui minha aposentadoria depois de 04 anos afastada pelo auxílio doença. Desejo muita força,ânimo e tudo de bom para todas as pessoas que sofrem com doenças crônicas.
Um abraço Geiza
Oi, Nádia
Direito de se aposentar por invalidez todos nós temos, o grande problema é conseguir a aposentadoria, na pratica todo segurado com mais de 24 meses de auxilio doença, deveria ser aposentado, mas Brasil é Br.. e isso não acontece, acredito ser ideal você entrar com pedido judicial da aposentadoria para então ser avaliada em pericia por um médico reumatologista. Vc deve solicitar a aposentadoria através do forum federal especial. bjos
Boa noite,Parabens! Sou de Volta Redonda, RJ. Gostaria, se vc pudesse tirar algumas dúvidas minha. Trabalhava de carteira assinada e agora estou encostada pelo Inss desde 2006, a 4 anos e meio, tenho 38 anos, sou portadora de AR e não consigo mais trabalhar por causa das dores constante, faço tratamento, tomo remédios caros,como: predinisona, metrotexato,acido folico, omeprazol, meloxicam esub cutânio o Adalimumabe, mas na verdade os remédios so aliviam as dores. Então gostaria de saber se tenho direito de me aposentar por invalidez? Obrigada, Deus te abençoe!
Boa noite;Pri! sou de montes claros mg,tambem sou portador AR.estou afastado do trabalho pela 3 vez,trabalho de motorista no trans/de passgeiros e não aguento mais trabalhar.o inss só me afasta por 60 dias.estou fazendo fisioterapia mas não estar ajudando muito pois tenho hérnia discal lombar.vc me ajudou bastante,vou procurar meus direitos.beijos!
Parabéns, as informações aqui contidas ajudaram muitas pessoas,
gostaria de saber, se você já fez alguns estudo referente a trabalhos que os portadores de AR poderiam efetuarem em casa quando desse é claro, tem alguma sugestão, porque no momento, estou incapacitado de andar,
e tendo muitas dores o joelho,pés,mão, faço uso de metrexato 7.5 mg semanal / 10 mg predinizona diario /colchicina 10 mg diarios, muito grato pela atenção, SAÚDE !!!!!!!
ADOREI O SEU BLOC. GOSTARIA QUE ME INFORMASSE SE TENS CONHECIMENTO DE ALGUMA AÇÃO GANHA POR PORTADOR DE ARTRITE REUMATOIDE PARA ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA?? SE TIVERES GOSTARIA SE POSSÍVEL QUE ME ENVIASSE POR E-MAIL, DESDE JÁ AGRADEÇO. ATENCIOSAMENTE
Boa tarde, Pri! sou do Rio de Janeiro, tambem Sou portadora AR, estou afastada do trabalho 15 dias, trabalho 16 anos em uma ONG, forcei ate onde eu pude, pois preciso muito do dinheiro para pagar dividas e aluguel mais o meu limite chegou, nao estou aguentando mais, pretendo ir na minha reumatologista na 2 feira e tentar me afastar pelo inss, pois preciso de um tempo p/mim estou debilitada, tipo muitas dores no corpo todo, mal estar, cansaço, pressao alta, colesterol alto e deprimida, vc me ajudou bastante ok, espero saber mais coisas sobre vc, me deseja boa sorte. Um beijo!!!!!!!!!!
Olá Pri…Parabens pelas instruções e orientações. Sou portador em potencial de artrose nos membros superiores, e em constante tratamento. Ha cinco anos fundamos a “APAVI” Assoc. dos Portadores de Artrite do Vale de Itajaí (Itajaí/SC)com mais de 300 associados cadastrados recebendo toda sorte de apoio e assistencia fisio-masso-psicoterapeuta, alem da social e juridica. Sou vice-presidente da ANAPAR Assoc. Nac. de Grupos de Pacientes Reumáticos, com séde em Brasilia. Vou divulgar este teu blog para todos que conheço. Abraços João José
[email protected]
GOSTEI DO SEU BLOG. SÓ GOSTARIA DE SABER SE É FACIL PROVAR PARA O INSS QUE A DOENÇA ESTÁ PREJUDICANDO O TRABALHO E TRABALHO AGRAVANDO A DOENÇA.TENHO ARTRITE E LER E TRAB. COMO SECRETARIA E DIGITADORA E TEM DIAS QUE ACORDO PESSIMA.MAS TENHO QUE TRABALHAR.BJOS!!
tenho 19 anos e sofro com fibromialgia e tendenite, estou trabalhando atualmente tem possibilidade de receber auxilio doença no periodo de tratamento, pelo fata de ser muito nova?
Oi…. obrigado pelo comentário.. mas a questão de licitação se enquadra:
6º – Se o medicamento é um medicamento que já está cadastrado no SUS, a compra é mais rápida (não precisa de licitação) e você recebe mais facilmente. Quando o medicamento é importado, excepcional ou não está cadastrado no SUS, ele precisa ser comprado por meio de licitação.
Essa parte se refere a medicação que não estão na lista do SUS.
Talvez tenha mudado, mas ainda não sei.. vou pesquisar..
Muito Obrigado
Priscila,
peço desculpas, não estou c/ tempo – hoje – p/ ler toda a parte jurídica. única que posso opinar- voltarei a ler
não é preciso nunca licitação p/ conseguir remédio c/ ordem judicial
um abraço
mariinha
EU TENHO REOMASTISMO NO SANGUE, O TRIPLO DO NORMAL, ALEM DE QUE TENHO NAS ARTICULAÇÃO, Á UNS DOIS ANOS ANTES DESSES RESULTADOS ENTREI COM UM PEDIDO DE AUXILIO, COM ADVOGADO MAS NÃO PAGUEI NADA, UM NUMERO 0800. MAS ME FOI NEGADO, QUANDO DESCOBRI AGORA Á UM MES ATRS FUI CM EXAMES DE RX, EU PROPRIA MARQUEI A PERICIA,ME FOI NEGADO. AGORA ESTOU COM OUTRO RECAMINHAMENTO, COM ESSE EXAME DE REUMATOIDE,53.5. ALTISSIMO”POIS NÃO TENHO RENDA Á SER DESSE MEU TRABALHO SOU dOMESTICA ,NÃO TENHO OUTRA RENDA ALGUMA,,REGISTRDA, SOU DOMESTICA, AGORA CHEGUEI AO LIMITE POIS SINTO MUITA DOR NA PERNA ESQUERDA ATE A SOLA DO PE, DESCOBRI Á POUCO TEMPO, SO QUE AGORA DEICHEI NA MÃO DO ADVOGADO, HOJE LIGUEI PRA ELE ELE DIZ QUE PRECISO DE + EXAMES, QUE SERÁ NEGADO, COMO FAÇO , PARA FAZER VALER MEUS ATESTADO,VOU PEDIR A cONTA, POIS SINTO MUITA DOR MESMO, ESTOU TOMANDO aNTI DEPRESIVO TAMBEM, ALEM DE QUE ESTOU NA FILA Á ESPERA DE UMA cIRURGIA DE HERNIA DE hIATO , ESOFAGO”/ ME AJUDE!
MEU EMAIL, É [email protected]
Solange.
Você precisa conversar com o seu médico reumatologista, realizar exames apenas para fins periciais não é uma coisa legal, isso traz custos e muitas vezes no SUS não será possível realizar esses exames. Converse com o seu médico e solicite um relatório médico detalhado, contando de forma clara e objetiva os seus problemas de saúde e citando o CID (código da doença). E para solicitar o afastamento através da justiça, não precisa pagar o advogado, você pode utilizar o serviço gratuito através da Justiça Federal Especial Gratuita, lá eles tem advogados e as atendentes te passarão todas as orientações.
Desejamos boa sorte!!!