Atividades físicas ajudam na prevenção e no tratamento de osteoporose

Exercícios aumentam a força muscular e melhoram a densidade óssea.

Apesar de, geralmente, estar associada à idade e afetar mais pessoas idosas, a osteoporose pode se apresentar em qualquer um que tenha algum distúrbio no metabolismo ósseo.

Trata-se de uma doença degenerativa que representa uma diminuição da densidade óssea. A doença está associada a perda de massa nos ossos e é responsável por uma alta incidência de fraturas, especialmente nas mulheres.

O tratamento para essa condição inclui suplementação de cálcio, diretamente ligado à resistência dos ossos, e, principalmente atividade física, que também é importante para prevenção. O aumento da força muscular está associado à melhora da densidade óssea.

Os exercícios devem incluir as seguintes características: serem específicos para os músculos, cujas inserções cruzem as articulações nas quais se pretende ganhar massa óssea, de curta duração e alta intensidade, dinâmicos e rápidos, com estímulos em várias direções diferentes.

As atividades que provocam mais estímulo para melhora da osteoporose são:

  • Treinamento resistido: como, por exemplo, musculação e treino funcional. Resultam em redução do risco de quedas, pois melhora o equilíbrio, força, mobilidade, coordenação e marcha;
  • Esportes de impacto: trazem benefícios, principalmente, nos locais mais estimulados. Entre eles, voleibol, para coluna e fêmur, e tênis, para o rádio;
  • Corridas: de preferência de curta ou média duração. Traz benefícios para o colo do fêmur e coluna;
  • Caminhada: apenas para manutenção da densidade óssea;
  • Dança: trabalha diretamente sobre os ossos das pernas, quadril e coluna, de forma que retarda a perda óssea. Além disso, melhora a circulação sanguínea e faz bem para o coração.

Se interessou pelo assunto? Entre em contato com a Ultrarticular e agende sua consulta.

Fonte: Ultrarticular

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: