Em uma pessoa com artrite reumatoide, o sistema imunológico, que deveria combater infecções, ataca os tecidos das articulações, deixando-os inflamados. Existem diversas formas de tratar essa doença e uma delas é a terapia biológica, com medicamentos biológicos não sintéticos.
Os agentes imunobiológicos são produzidos através de biologia molecular, inibem o sistema imunológico, diminuem a inflamação e evitam danos às articulações. Esse novo tipo de tratamento possibilita controlar a doença nos casos mais resistentes aos tratamentos convencionais, como os corticosteróides e o metotrexato.
Alguns medicamentos são denominados antiTNF, por agirem no fator de necrose tumoral, importante mediador da inflamação, porém recentemente descobriu-se outros imunobiológicos que atuam em diferentes mediadores da inflamação. Entre os medicamentos mais utilizados, citam-se:
- Adalimumabe (ADA);
- Certolizumabe (CERT);
- Etanercepte (ETN);
- Golimumabe (GOL);
- Infliximabe (IFX).
O tratamento biológico pode ser aplicado por via subcutânea ou intravenosa, chamado de infusão. O procedimento deve ser feito em clínica ou centro especializado e não necessita de internação.
As infusões podem causar reações alérgicas, pois alguns medicamentos são anticorpos monoclonais, feitos a partir da fusão entre anticorpos humanos e outros fragmentos de moléculas. Normalmente, são leves e fáceis de controlar com antialérgicos simples.
As restrições quanto ao uso de agentes biológicos, bem como avaliação do paciente e exames prévios, devem ser realizadas pelo médico especializado.
Fonte: Ultrarticular
Gostaria de saber se os resultados são imediatos ou a longo prazo???? Quanto tempo de tratamento???? Ou é contínuo???
Olá Maria. Os resultados com o uso dos medicamentos biológicos só podem ser avaliados por sua equipe de saúde. Cada paciente reage de uma forma e nem todos os pacientes podem usar medicamentos biológicos. Por isso a importância de você buscar orientação médica. Minha sugestão também é para que você juntamente com seu médico discuta a possibilidade de usá-los. Todo tratamento medicamentoso, independente se em uso de biológicos ou não, requer uso contínuo e sobre supervisão médica. Bjs!