Síndrome de Sjogren

A síndrome de sjogren é uma doença reumática que não tem cura. É crônica e autoimune e possui evolução de forma benigna, se desenvolvendo ao longo dos anos.

Ela é caracterizada pela inflamação de algumas glândulas do corpo, como as glândulas presentes nos olhos, responsáveis pelas lágrimas e na boca, responsáveis pela saliva. Os rins e os pulmões também podem ser afetados, causando maiores problemas.

Pode ser classificada em duas categorias:

  • Primária: Devido alterações na imunidade, surge de maneira isolada;
  • Secundária: Surge devido associação a outras doenças autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus, esclerodermia, vasculite ou hepatite crônica.

Os principais sintomas são boca seca e sensação de areia nos olhos, isso faz com que o risco de infecções aumente, como cáries e conjuntivites. Em casos mais raros, essa síndrome pode causar sintomas extra glandulares, causando dores nas articulações, cansaço e fraqueza, tosse seca e alterações na pele, como urticárias, machas roxas, feridas na pele e alterações da sensibilidade.

A maneira de aliviar os sintomas e controla-los é utilizando colírios lubrificantes e salivas artificiais, além de medicamentos como anti-inflamatório ou corticoides para reduzir a inflamação.

Fonte: Ultrarticular

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: