O Sol faz bem à saúde?

Tomar sol com consciência traz benefícios à saúde !

Aproveitar os dias de sol para praticar exercícios ou apenas fazer alguma atividade ao ar livre para relaxar é uma ótima ideia.

O sol é o responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D no organismo, além de alguns alimentos, que correspondem aos 10% restantes.

O indicado é que a exposição ao sol seja de no mínimo 3 vezes por semana, por volta de 15 a 20 minutos, sempre na parte da manhã, antes das 10 horas. Camisetas sem manga e shorts são o mais indicado e o uso de filtro solar não é necessário, justamente por ser um curto tempo ao sol.

Pessoas com a pele mais clara, devem tomar sol por menos tempo, cerca de 5 minutos, já quem possui mais melanina, pode ficar um pouco mais de 15 minutos.

Os raios do sol entram pela pele e seguem até os rins e fígado, se transformando em vitamina D, que por sua vez mantém o equilíbrio, evita quedas e dá mais força aos músculos, além de auxiliar na fixação do cálcio nos ossos.

Sua falta pode ser diagnosticada através de testes em laboratórios, análise de cálcio na urina ou exame de sangue. A vitamina D também pode ajudar no tratamento de doenças reumáticas, autoimunes, diabetes e alguns tipos de câncer.

Importante ter em mente que, para a saúde dos ossos, além de tomar sol, em alguns casos suplementos vitamínicos de cálcio são necessários. Praticar exercícios físicos também são essenciais.

Fonte: Ultrarticular

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));