A Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil, Artrite Psoriásica, Espondilite Anquilosante, Lúpus e outras doenças reumáticas, são doenças crônicas, que modificam toda a vida das pessoas acometidas.
Com essas mudanças, logo vem os $ “custos socioeconômicos da doença reumática”, afinal, ter uma doença crônica no Brasil significa ter um alto custo de vida, infelizmente as políticas públicas de atenção a pessoa com doença crônica não são capazes de suprir todas as nossas necessidades. Por razões como essa, eu acho extremamente justo que a pessoa com Artrite Reumatoide e a pessoa com qualquer outra doença reumática, buscar a efetivação de seus direitos.
É importante, ressaltar que para alguns direitos, o fato de ter a doença, não é determinante para direito adquirido, ou seja, ter artrite reumatoide, não é determinante para aposentadoria por invalidez, pois não é a doença que determina o direito e sim as condições clínicas e as limitações impostas pela doença que darão o direito efetivo à alguns direitos.
Vou citar os principais direitos que podemos pleitear:
- Isenção Tarifária, para transporte público municipal e intermunicipal;
- Passe Livre (para viagens interestaduais);
- Compra de Veículo Zero KM com isenção de Impostos Estaduais e Federais;
- Auxílio-Doença ou Licença para Tratamento de Saúde;
- Aposentadoria por Invalidez;
- LOAS – Benefício Assistencial (BPC);
- Isenção de Imposto de Renda;
- Andamento jurídico prioritário;
- Saque do FGTS e PIS/PASEP;
- Lei de Cotas
- Inscrever-se em Concurso Público como Pessoa com Deficiência ou PNE.
- Vagas nas universidades pela lei de cotas destinada a Pessoa com Deficiência ou PNE.
Isenção Tarifária para transporte público municipal e intermunicipal: Compreende a isenção de pagamento das tarifas de transporte público, cada estado e município brasileiro, tem a sua regulamentação sobre a isenção tarifária, em São Paulo, a isenção tarifária acontece através do Bilhete Único (SPTRANS) e Bilhete BOM Especial (EMTU). Existe uma portaria que regulamenta esse direito, estabelecendo quem tem direito ou não a gratuidade. Cada município tem suas empresas de ônibus, por isso, a concessão deste direito pode diferenciar de cidade para cidade, dentro de um mesmo Estado, por isso, é importante, consultar sempre a orientação junto ao Serviço Social da sua cidade.O acesso a gratuidade acontece quase sempre através do Serviço Social de cada cidade, geralmente nas UBS “Unidades Básicas de Saúde”, AMA, AMEs e Centros de Saúde. Informe-se na sua cidade sobre onde serviço social atua.
Para solicitar a isenção tarifária é necessário apresentar Laudo Médico, de preferência de um médico do SUS “Sistema Único de Saúde”, contendo as informações que identificam o paciente, a descrição do estado clínico e o CID-10 (código internacional da doença).
Como laudo médico em mãos, compareça ao local de atendimento do Serviço Social (UBS, AMA), será solicitado uma relação de documentos e agendado uma avaliação com a Assistente Social, após é agendado uma perícia com o médico perito da isenção tarifária, onde “se aprovado” será fornecido um laudo oficial, com o símbolo internacional da PcD (cadeira de rodas), após a emissão deste laudo, basta comparecer nas unidades de emissão da carteirinha da gratuidade, em SP na SPTRANS e EMTU.
Passe Livre (para viagens interestaduais)
O passe livre é um benefício social do Ministério do Transporte que permite a gratuidade no transporte público interestadual (exemplo de MG para RJ), porém por ser um benefício social, não basta ter a doença, tem que ser carente, o Ministério do Transporte realiza uma avaliação social para fornecer o Passe Livre Interestadual. Quem recebe auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez pode ir ao INSS e solicitar uma declaração para transporte gratuito, apresentando essa declaração nos guichês das companhias de ônibus é possível agendar a viagem.
Importante lembrar que a Gratuidade no Transporte Público é um direito reservado para as pessoas que se encontram afastadas do trabalho.
Compra de Veículo Zero KM com isenção de Impostos Estaduais e Federais
Descontos de Impostos
· IPI
· ICMS
· IOF
· IPVA
O desconto completo, acontece quando a pessoa é a condutora do veículo, o primeiro passo para quem tem é requerer à “carteira de motorista especial”. Para quem não é condutor, o desconto é parcial, devendo ser determinado um condutor responsável pelo paciente.
A solicitação de desconto, pode ser facilitada pelas montadoras e revendas, geralmente, toda concessionária tem um setor especial para isso, chamado de “mobilidade”, porém a pessoa pode fazer tudo sozinha, primeiro solicitando o desconto na Receita Estadual e posteriormente na Receita Federal.
Auxílio-Doença ou Licença para Tratamento de Saúde
O auxílio-doença, é um direito da pessoa que está em dia com as contribuições previdenciárias, que contribui há mais de 12 meses, como contribuinte individual ou empregado de empresa/governo. O auxílio doença paga a média de 91% do salário do empregado que necessita de afastamento do trabalho por doença ou acidente.
Ter a doença não basta, a doença em si não é determinante para obrigatoriedade do INSS em conceder o auxílio-doença, é necessário à aprovação após a avaliação médica pericial. O atestado do médico assistente sugeri o afastamento do trabalho pela quantidade de dias, ou até mesmo por tempo indeterminado, no entanto, é o médico perito do INSS que tem autonomia para determinar se autoriza o afastamento e quanto tempo orienta ou não este afastamento do trabalho, cabendo ao paciente/segurado, as alternativas de prorrogação, reconsideração e recurso.
O auxílio-doença, pode ser solicitado a partir do 15º de afastamento do trabalho, sendo os primeiros 15 dias pagos pela empresa e a partir do 16º dia, fica sob a responsabilidade do INSS.
Aposentadoria por Invalidez
A aposentadoria por invalidez é um direito do segurado do INSS, que está incapacitado para o trabalho permanentemente, porém, o INSS pode conceder a aposentadoria por invalidez e periodicamente solicitar avaliação pericial para constatar a permanência da invalidez para o trabalho, podendo retornar o segurado para o mercado de trabalho.
Existe uma lenda que após 2 anos interruptos de auxílio-doença, acontece a aposentadoria por invalidez, porém, nos últimos anos isso tem acontecido cada vez menos.
Quem decide pela aposentadoria por invalidez é o médico perito do INSS, após o período de tentativa de reabilitação profissional, os segurados encaminhados para à reabilitação profissional que não se enquadrarem, podem ser aposentados por invalidez pelo próprio INSS ao fim da tentativa frustrada de reabilitação. Ou ainda, o perito do INSS pode encaminhar o segurado direto para aposentadoria por invalidez, neste caso, acontece quase sempre, após um longo período em auxílio-doença.
O médico reumatologista pode orientar o afastamento do trabalho por tempo indeterminado, porém é o perito do INSS que avaliará essa decisão. O segurado tem o direito de solicitar a aposentadoria por invalidez através de ação judicial, nos Fóruns Federais Especiais..
LOAS ou BPC – Benefício de Prestação Continuada
O LOAS é um benefício assistencial pago a todo brasileiro que não pode trabalhar por consequência de doença ou deficiência, comprovados por avaliação social e exame médico pericial.
Não é preciso advogado para solicitar o LOAS, basta comparecer a uma unidade do INSS e solicitar o LOAS, será então agendado um horário com a Assistente Social, que irá avaliar o caso e solicitar uma série de documentos, após a entrega dos documentos é agendado uma avaliação médica pericial, que irá avaliar a incapacidade para o trabalho por doença ou deficiência, se concedido, o período de concessão do LOAS é de até 2 anos interruptos, com o valor de um salário mínimo. O LOAS não tem 13º salário e na residência não pode ter outra pessoa recebendo auxílio-doença, pensão por morte ou aposentadoria por invalidez pelo INSS.
Toda pessoa que nunca contribuiu ao INSS ou descobriu a doença no prazo de carência, pode utilizar o LOAS, no entanto, é necessário passar pela avaliação social, pois para receber o LOAS não basta comprovar a doença, é necessário comprovar a carência social. Quando o LOAS é negado, é possível solicita-lo via justiça, através da Justiça Federal Especial.
Isenção de Imposto de Renda
Somente tem isenção de pagamento de imposto de renda, a pessoa com doença reumática que estiver recebendo auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, automaticamente a Declaração Anual do INSS vem como Rendimentos Isentos e Não-Tributáveis.
Pessoas com doenças reumáticas, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, lúpus, ou qualquer outra doença que estejam aposentadas por tempo de serviço/idade, não tem direito a isenção de pagamento de imposto de renda, logo, para terem direito a essa isenção podem solicitar a interpretação da lei a seu favor, através da Justiça Federal Especial, pois somente um Juiz pode conceder ou não este direito, existe vários projetos de lei tramitando no Congresso Nacional, porém, nenhum foi aprovado.
Maiores informações: Auxílio Doença é Tributável?
Saque do FGTS e PIS/PASEP
Pessoas aposentada por invalidez automaticamente já tem o direito de sacar o FGTS e PIS/PASEP. Porém, podemos pedir através da Justiça Federal Especial o Saque do FGTS e PIS/PASEP, o juiz tem concedido este direito a pessoa com doença reumática, em 2009 eu saquei meu FGTS com pedido através da Justiça Federal Especial, o juiz concedeu este saque em 30 dias.
Lei de Cotas
Pessoas com alguns tipos de doenças reumáticas podem ser considerados pessoas com “deficiências por – mobilidade reduzida”, algumas doenças pela própria característica de acometimento articular e motor, e mais fácil comprovar a deficiência por mobilidade reduzida, a exemplo, temos a Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil, Espondilite Anquilosante, Osteoartrose (Artrose de quadril e joelhos) e Lúpus Eritematoso Sistêmica, algumas doenças como Fibromialgia a comprovação da mobilidade reduzida fica complicada pela característica da doença, pois, basicamente, não é apenas a doença que confere o direito e sim o estado clínico e comprometimento causado por essa doença
Para concorrer a uma vaga pela lei de cotas, tanto para emprego ou para estudos é preciso que no ato da inscrição, seja declarado à deficiência, todos os formulários de inscrições constam apenas “Deficiência Física”, então deve-se escolher essa opção e se houver outros, declarar a “Mobilidade Reduzida”, em alguns editais já consta a opção “Pessoa com Mobilidade Reduzida.
Relatório Médico para concorrer a Vaga pela Lei de Cotas
O relatório médico deve ser preenchido pelo médico assistente (o seu médico), que deve ser especialista na sua doença de base – o médico reumatologista, este relatório deve conter:
Doença de base com CID (código internacional da doença) e de preferência a citação do índice de atividade da sua doença e a citação do CIF (Código Internacional da Funcionalidade).
Descrição do quadro clínico atual, importante constar que a doença está controlada (em remissão), em acompanhamento médico contínuo;
Descrição de todas as coomorbidades apresentadas após o diagnóstico, de preferência aquelas que justifiquem a “mobilidade reduzida”, como comprometimento de joelhos, quadril, tornozelos, etc.
Finalização do relatório médico declarando que o paciente está apto para o trabalho readaptado em regime da lei de cotas por conviver com mobilidade reduzida imposta pela doença;
Essa orientação é baseada na experiência de várias pessoas que conquistaram empregos e vagas de estudos pela lei de cotas, cada médico tem sua forma de fazer o relatório, mas cada item citado é de extrema importância no relatório médico.
Não desista, ao primeiro não, diga, porque não?
Nem sempre a conquista de todos esses direitos será fácil, passamos por vários e várias situações, algumas muito chatas, outras vexatórias, mas não desista, pois nós somente nós, pessoas com doenças crônicas sabemos o quanto custa ter uma doença no Brasil, nosso custo de vida se eleva, enquanto nossos rendimentos caí.
Atualizado em 07 de janeiro de 2016.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Olá! Boa tarde!
Tudo bem?
Minha filhinha foi diagnosticada com Artrite Idiopática Juvenil em 2019. Ela tem 5 anos.
Eu, como mãe, consigo os Direitos para usar em benefício a ela?
Por exemplo, eu conseguiria comprar um carro com as isenções tarifárias, pois ela faz ratamento em outra cidade?… e a isenção no transporte público também?
Ana, sim, vc consegue comprar um carro PCD no nome da sua filha, como ela é menor é importante que vc saiba que o valor da compra do carro nào poderá ser financiado.
Oi. Boa tarde!
Fui diagnosticada com espondilite anquilosante. Junto a isto, fibromialgia e, agora, hernia de disco.
Às vezes, preciso ir a médicos em Belo Horizonte, MG. Nestas ocasiões, vou de transporte da prefeitura., junto com outras pessoas. Sempre nas condições deles: hora de ir, hora de voltar. Entretanto, agora, minha condição não permite mais isto. Não consigo ficar fora de casa por muito tempo. Não consigo ficar sentada. Tenho que alternar entre ficar em pé e deitar (fico deitada na maior parte do tempo). Tenho direito ao transporte, pela prefeitura, que me leve para consulta e retorne comigo logo após o atendimento? A secretaria informa que se puder me atender assim, atenderá. Se não puder, não o fará.
Obrigada.
Aparecida, sim vc tem direito ao transporte da prefeitura, solicite um relatório ao seu médico e procure o serviço social da sua cidade.
Bom dia
Fui diagnosticada com esclerose sistêmica (Fan reagente 1/640 e anti centromeros 1/640)
Não apresento realmente nenhum problema de pele somente condropatia patelar e tenossivite tibial posterior nos dois tornozelos.
Nos joelhos, tenho erosão óssea, lesão condral e fissuras profundas, edema e alteração fibrocística. A médica disse que a esclerose não potencializa essa condição, mas são lesões graves e sinto muitas dores e tenho dificuldade para fazer atividades normais como: andar longas distâncias ou curtas, ficar em pé por muito tempo ou sentada, abaixar e levantar, subir e descer escadas, ter que apertar o passo caso esteja atrasada para algo e outras. Nunca tive traumas nos joelhos e só torci em duas ocasiões o tornozelo esquerdo, na última foi justo pela dor no joelho e que ele falhou perdi o equilíbrio e cai numa escada.
Estou tomando remédio para fibromialgia, e tenho deficiência de vitamina D(tenho menos vitamina que um idoso saudável). Estou pre diabética e sou hipertensa.
Tenho direito a algum benefício seja no trabalho ou na sociedade?
Fernanda o que concede acesso a direitos, são as limitações trazidas pela doença, comprovadas em relatórios médicos e exames, e reconhecidas pelos médicos peritos do INSS ou de qualquer outra instância de supervisão. Converse com o seu médico para entender se vc se enquadra nestes critérios.
Olá consigo fazer troca de convênio médico que tenho a 11 anos e garantir atendimento para doença em tratamento (artrite psoriasica e psoríase) utilizando a súmula 21?
Mariluce consegue sim, é garantido a toda pessoa que tem plano de saúde há mais de 3 anos, fazer a troca por outro plano com compra total de carência, para isso, a troca deve ser feita com os plano ativo e somente depois da troca, deve ser cancelado da operadora que você quer mudar.
Boa noite, gostaria de ter maiores informações sobre os benefícios concedidos aos portadores de AR, laudos quem deve fornecer, precisa reconhecer firma?
Todos os direitos estão explicados neste post e quem fornece os documentos é o médico que cuida do paciente.
Olá, me chamo Nara tenho 50 anos há 15 anos sinto muita dor na lombar fui diagnosticada com hérnia de disco, porém atualmente de uma 3 anos pra cá sinto dores intensa por todo o corpo um dos ortopedista e uma reumatologista que fui disse que essa dor é fibromialgia doe muito todas as juntas principalmente quadril, joelhos e mão direita dormente e formigando. Gostaria de saber consigo me aposentar? Desde obrigada.
Nara, infelizmente o processo de aposentadoria é bastante complexo e, precisamos te dizer que bem dificil de ser conquistado, veja:
A aposentadoria por invalidez é um direito do segurado do INSS, que está incapacitado para o trabalho permanentemente, porém, o INSS pode conceder a aposentadoria por invalidez e periodicamente solicitar avaliação pericial para constatar a permanência da invalidez para o trabalho, podendo retornar o segurado para o mercado de trabalho.
Existe uma lenda que após 2 anos ininterruptos de auxílio-doença, acontece a aposentadoria por invalidez, porém, nos últimos anos isso tem acontecido cada vez menos.
Quem decide pela aposentadoria por invalidez é o médico perito do INSS, após o período de tentativa de reabilitação profissional, os segurados encaminhados para à reabilitação profissional que não se enquadrarem, podem ser aposentados por invalidez pelo próprio INSS ao fim da tentativa frustrada de reabilitação. Ou ainda, o perito do INSS pode encaminhar o segurado direto para aposentadoria por invalidez, neste caso, acontece quase sempre, após um longo período em auxílio-doença.
O médico reumatologista pode orientar o afastamento do trabalho por tempo indeterminado, porém é o perito do INSS que avaliará essa decisão. O segurado tem o direito de solicitar a aposentadoria por invalidez através de ação judicial, nos Fóruns Federais Especiais.
A aposentadoria por invalidez é um direito do cidadão que contribui com a previdência social, ou seja, é preciso ter a qualidade de segurado com registro em carteira (situação de empregado), ou desempregado (dentro do período de carência) ou contribuinte do carnê individual (autônomo, MEI ou sócio de empresa).
Ressaltamos que, a aposentadoria por invalidez pode ser solicitada pelo médico reumatologista através de relatório, perante a lei previdenciária a solicitação do médico assistente (reumatologista), é apenas uma sugestão que será avaliada pelo médico perito do INSS.
Posso pedir aposentadoria por invalidez diretamente no INSS? Sim, porém, a solicitação será submetida a avaliação pericial, que determinará se será concedido ou não.
Como acontece a aposentadoria por invalidez no INSS? Quase sempre o segurado (paciente) encontra-se afastado por longos anos e durante uma avaliação pericial, o médico perito solicita ao sistema do INSS a aposentadoria por invalidez que será então submetido a análise do INSS (em Brasília), o sistema avalia e o segurado recebe a decisão por carta.
Ou, após longo período em auxílio doença, o segurado é encaminhado para a reabilitação profissional, após todo o processo de tentativa de reintegrar o segurado ao mercado de trabalho, o serviço de reabilitação tem autonomia através de seu perito, de solicitar a aposentadoria por invalidez.
Nas duas situações, enquanto aguarda a resposta de Brasília ou enquanto faz o processo de reabilitação, o pagamento do benefício é mantido.
Posso solicitar a aposentadoria por invalidez na Justiça? Sim, é possível solicitar a aposentadoria por invalidez na Justiça Federal Especial, que irá submeter o paciente à uma perícia judicial, onde o médico perito quase sempre é especialista. Na Justiça Federal o paciente não recebe nenhum tipo de auxílio financeiro, o pagamento é realizado no final do processo, após decisão judicial e ordem de pagamento judicial enviada ao INSS.
O único problema da Justiça Federal é que tanto para auxílio doença, quanto para pedidos de aposentadoria por invalidez, se o processo for negado, o paciente não recebe nada.
A pessoa que nunca trabalhou pode solicitar a aposentadoria por invalidez ?
Pessoas com doenças reumáticas que não são segurados, têm direito a receber o LOAS – BPC (Benefício de Prestação Contínuada), para saber mais sobre o LOAS leia este post: Benefício Assistencial ao Idoso ou Deficiente LOAS – Lei 8.742/93; https://artritereumatoide.blog.br/2007/10/03/beneficio-assistencial-ao-idoso-ou-deficiente-loas-%E2%80%93-lei-8-74293/
https://artritereumatoide.blog.br/aposentadoria-por-invalidez-para-pessoas-com-doencas-reumaticas/
Tem hj artrite reumatoide há 6 anos faço o tratamento com leofonomida e predinozona apresentei uma alergia ao predinozona fui afastada agora tenho que voltar ao trabalho mas minha mão direito devido a alergia fiquei sem encher agora mal consigo mexer parece que quebrou estou impossibilitada ao voltar ao trabalho vo tomar uma infeccao no punho sou cozinheira posso pedir outro auxilio doença como faço?
Jane, vc pode sim solicitar auxílio doença, mas somente após a perícia será possível saber a decisão do INSS.
Bom dia trabalhava em uma empresa , A 3 anos fui demitida a q semana , estou em tratamento atrite reumatoide, centro de infusao biologica poderia ser demitida
Olá, Maria Lucia
Infelizmente vivendo uma jornada tão complicada, a pessoa com doença reumática não tem garantia de estabilidade de emprego. Se vc considera que sua demissão foi motivada por preconceito, é possível entrar com processo judicial na vara do trabalho.
Boa noite, preciso muito de ajuda, passei na minha consulta no reumato faz 10 dias e ele confirmou que tenho Les, estou desde junho em investigação (tive derrame pleural) nesse meio tempo os médicos me deram alguns atestados, mas não chegou a me darem afastamento, retornei 7 dias depois de ter passado na minha primeira consulta do reumato para empresa que trabalho com uma carta (atestado) que não posso tomar sol e no final do mesmo dia me mandaram embora alegando que peguei muitos atestados e que já que não posso trabalhar no Sol não poderia fazer parte da empresa pois é um Parque Aquático, só que trabalho como auxiliar de escritório, o que devo fazer?
Magna, a sua única alternativa é processar a empresa por assédio, preconceito e discriminação. Você deve utilizar a vara do trabalho e informe ao advogado que você tem direito a julgamento prioritário. A empresa pode ser condenada a te contratar novamente e ainda te pagar indenização. Se você tiver mais de 1 ano de carteira assinada, pode tentar auxílio doença, no entanto, somente após avaliação pericial, você ficará sabendo se o perito concede ou nega o benefício. Não desista de seus direitos. Boa sorte.
Tenho lupus descobri a menos de um mês, comecei com a medicação logo que passei no hospital da Puc, tenho retorno e vários exames para fazer ainda. Nesse intervalo os médicos me deram atestados pois devido ao lupus estou com um pouco de Água no pulmão o que me causou dores. Voltei a trabalhar e no mesmo dia no final do dia me mandaram embora alegando que já que eu não posso ficar exposta ao sol por conta da minha doença que tenho, entreguei hoje atestado da Reumatologista explicando isso e que como então a onde eu trabalho é um Parque Aquático que não da então para eu continuar trabalhando lá, sendo que trabalho como auxiliar de escritório, tinha uma função única antes de ter essa doença e no dia que voltei já me passaram para o atendimento alegando que eu iria ter que ficar em um serviço mais puxado para poder alegar para o INSS para me darem afastamento. Eu sempre fiz de tudo lá, desde ficar no atendimento na piscina, vendendo sorvete, no restaurante, já fui viajar pela empresa sempre fiz o que me pediram, agora no meu retorno já me mandaram embora, ainda não fiz demissional e amanhã vou levar minha carteira para eles, não quiseram nem que eu compra aviso. Gostaria de saber como devo proceder? Tenho 25 anos trabalhei lá 2 meses sem registro antes de me registraram. Obrigada
Magna, infelizmente a doença não gera estabilidade no emprego.
Como a empresa declarou que esta te mandando embora pq não pode trabalhar no sol, isso configura assédio, preconceito e sugiro que procure um advogado e entre com processo trabalhista e por danos morais.
Oi tenho artrite reumatóide e psiorise gostaria de saber se tenho direito do auxílio doença pedi as contas no trabalho e ainda estou dentro do prazo pedi as contas em dezembro de 2018
Andreia, o auxílio doença deve ser solicitado na ocorrência de incapacidade para o trabalho e não desemprego. Se um perito tem ideia disso, vc receberá a negativa na hora.
Já considerou, retornar ao trabalho, usando uma vaga da lei de cotas?
Boa noite Priscila, estou afastada há mas de 7 anos com auxilio doença por tendinite de ombros, epcodelite de cotovelo túnel do carpo,e agora o meu reumatologista descobriu que tenho febre reumática e preciso um tratamento, sera que tenho direitos, pois vou fazer nova pericia medica?
Olá Isabel, no caso os direitos dependem muito das suas limitações e quadro geral de saúde, se você consegue comprovar que não tem condições de trabalhar, seu beneficio é mantido, se você não consegue comprovar infelizmente está sujeita a suspensão do beneficio caso haja revisão.
Olá, tenho artrite reumatóide e gostaria de saber se tenho direito a algum benefício do INSS e como pode ser solicitado?
Se você não tem condições de trabalhar, pode solicitar o beneficio do auxilio doença, porém deve comprovar a necessidade do mesmo.
tenho essa doença chamada artrite reumatóide. é terrível.
Olá! minha tia ( 74 amos) tem artrite reumatóide e em virtude da doença desenvolveu artrose no joelho, a qual sente fortes dores ( insuportavel) a qual grita de dor no joelho. Foi indicado artroplastia do joelho, sendo que ela não tem previsão de realizar o procedimento pelo SUS em virtude da imensa fila. Ela tem prioridade na realização da cirurgia em virtude de ser portadora de artrite reumatóide.??
Infelizmente não temos prioridade para procedimentos pela doença, porém sua tia é idosa e você pode entrar com pedido de urgência via judicial.
Olá! minha tia ( 74 amos) tem artrite reumatóide e em virtude da doença desenvolveu artrose no joelho, a qual sente fortes dores ( insuportavel) a qual grita de dor. Foi indicado artroplastia do joelho, sendo que ela não tem previsão de realizar o procedimento pelo SUS em virtude da imensa fila. Ela tem prioridade na realização da cirurgia em virtude de ser portadora de artrite reumatóide.??
Fernanda, infelizmente o diagnóstico de artrite reumatoide não confere esse direito, no entanto, a fila da artroplastia de joelho no SUS é bastante grande, por isso, indicamos que seja solicitado informações na secretaria de saude local sobre a ordem de espera e a previsão, posteriormente deve ser solicitado ajuda da Defensoria Pública Estadual onde um juiz pode solicitar o andamento prioritário desse agendamento.
Gostaria de saber quais os estados podem fazer o pagamento do FGTS para pessoas com lupus eritematoso sistêmico
O pagamento é em todos os estados do Brasil, porém é necessário entrar com ação judicial para conseguir pelo lúpus.
ola meu nome é silvana tenho 46 anos tenho edema linfático meus pés incham muito e sinto muito dificuldades para caminhar tenho muita dor nas pernas os médicos ja disseram que não que devido ao edema meus pés e pernas nunca mais vai voltar ao normal sempre estão bem enchados as vezes nem consigo colocar determinados sapatos devido ao enchaço sinto muita dor gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença
Se você não tem condições de trabalhar deve solicitar ao médico um atestado especificando os motivos, vc deve estar dentro da carencia de 12 meses de contribuição do INSS para ter direito.
Tenho lúpus, e essas informações foram de extrema importância para mim. Muito obrigada!!!!
Muito bom me ajudou bastante ,apesar das dores sentindo aliviada pelas ricas informações
Tenho Artrite Psoriatica a mais de 10 Anos e não sabia dessas informações,até hoje não consigo arrumar emprego,agora vou correr atrás dos meus direitos. Obrigado!
Diego, torcemos para que você conquiste seus direitos. Estamos felizes em saber que nosso conteúdo te ajudou a entender seus direitos. Lute e não desista.
Como consigo a isenção de imposto de renda, pois falei com um advogado e ele disse que não tenho direito, já sou aposentada.
Se você é aposentada por invalidez tem direito sim a isenção de imposto de renda, agora se você é aposentada por tempo de serviço não tem direito, mas ainda sim você pode solicitar judicialmente a isenção do imposto com a alegação de que adquiriu a condição de invalidez após a aposentadoria.
Eu posso sacar o meu PIS ? Tenho artrite reumatóide grave , e hoje fui ao banco e só consegui sacar o juros de apenas 1 firma que trabalhei , e tenho lá caixa 3 mil e 800 reais isso iria me ajudar muito mais o atendente de lá da caixa disse que só quando eu fizesse 70 anos ou se eu tivesse HIV aí sim poderia sacar , como devo agir e por onde começar , obrigado
Não temos direito ao saque do PIS, e sim o do FGTS, você deve ir na defensoria pública e solicitar um advogado para entrar com o pedido judicial de saque do beneficio.
ola! tenho notado há muito tempo, que existe muita abrangencia em torno ar. No meu caso tenho espondiloartrite indiferenciada, tendo rompido dois tornozelos, dois ombros, perdi 5 discos e fiquei cego de um olho. Não trabalho mais. Encaixo-me nos direitos da AR? obrigado
Sim você tem todos os direitos de um paciente com doença reumática.
Bom dia Priscila, tenho artrite reumatoide a mais de 22 anos, gostaria de saber se tenho direiro a adquirir veiculo com desconto e se consigo sacar meu fgts. Obrigada
Sim nós possuímos esses direitos.
boa noite!
Sou 16 anos carteiro e tenho artrite e já sou operado de artroscopia, sinto fortes dores vou medicado para trabalhar. Quais são os meus direitos? aposentadoria por invalides, desvio de função ou outros que não sei?
Aguardo sua ajuda dando-me informações.obrigado!!!!
Bom dia, você pode entrar na vaga de pessoa com deficiência na sua empresa, se estiver incapaz para o trabalho pode solicitar afastamento, tudo depende da sua necessidade e condição atual.
Tenho incurtamento de membro inferior com artrose na articulação entre a quadril e o fêmur ultimamente muitas dores será que teria direito ao auxilio doença ou ao loas obrigado
Rafael, se vc tem dificuldade para o trabalho e tem laudo para isso, vc pode tentar o auxílio doença. Para vc pedir o auxilio doença, vc deve estar com a situação de segurado em dia, ou seja, precisa ser empregado ha mais de 1 ano ou estar pagando carnê de contribuinte individual. Mas saber se terá concedido, somente saberá depois da pericia. Super boa sorte!!
boa noite….estou 47 anos fui bancaria estou sem trabalhar ha 5 anos, fui diagnosticada por fibromialgia, ja no banco fiquei de licenca medica varias vezes por tentinite, hj pago meu inss pq nao consigo mais trabalhar, como faco pra ter direito ao cartao de onibus gratis ja q me trato em outro municipio?
me diga se tenho direito ao loas…..
ao ipva tb? isencao?
e qto a remedios caros q nao posso pagar
to perdida, dores todos dias……e nao tenho dinheiro pra bancar isso td………..
me orienter por favor!!!!!!!!!!!!!!!
obrigada aguardo
Se você realiza o seu tratamento em outro município através do SUS, a secretária de saúde tem a obrigação de lhe fornecer transporte e hospedagem caso necessário gratuitamente, através do programa “Tratamento fora do domicilio”, se você paga o INSS você tem direito ao auxilio doença como desempregada.
Boa noite eu tenho 23 anos trabalhei um ano como carteira assinada estou doente dos ossos há um ano não posso trabalhar Será que eu tenho direito de mim encostar auxílio-doença
Dany, é preciso avaliar seu você está dentro do prazo para status de segurado, consulte o INSS através do 135.
Ola tenho artrite reumatóide, gostaria de saber se tenho desconto em faculdade??
Francielle, não existe nenhuma lei que garanta desconto na mensalidade de faculdade 🙁
Tenho artrite reumatóide,posso trabalhar de carteira assinada ou não ,gostaria de saber se perco beneficio??
Francielle, nada impede que você tenha um trabalho de carteira assinada.
Olá sou Edisson tenho 36 anos. Tenho artrose no joelho e gostaria de saber se tenho direito aos benefícios de impostos de veículos e se posso ser afastado da minha função do trabalho que exerço como encanador de água e esgoto, meu trabalho e na rua fazendo manutenção . Obrigado
Edilson
Sobre o INSS- vc pode sim, solicitar o auxílio doença, porém a artrose, deve ser comprovada por exames e quem vai decidir se você está incapacitado para o trabalho é o médico perito do INSS e isso é bem preocupante, pois o numero de negativa de benefícios está bem alto. Recomendamos sempre as pessoas a pensarem na possibilidade de solicitar a readaptação da atividade profissional na empresa, isso, você pode fazer com um pedido do seu médico e leva-lo na medicina do trabalho da empresa que você trabalha.
Sobre o desconto na compra de veículos, a resposta é Sim, artrose concede este direito. Leia o artigo aqui no blog e siga as orientações.
Boa Sorte
Boa tarde,Tenho artrite reumatoide ha dois anos,assim que descobri a doença fiquei afastada do serviço por 13 dias,quando voltei a empresa me demitiu desde então não consigo mais um emprego,não posso mentir,e pelo fato de ter a doença as empresas não dão oportunidade tenho direito a concorrer as vagas de pne a minha mobilidade reduziu não consigo ficar muito tempo em pé dores sinto todos os dias mais ja me acostumei só quero um trabalho que me aceite com minhas condições aonde possa ter que ir em uma consulta medica se que fiquem de cara feia,pedi um laudo para o meu reumatologista ele falou que depois vi e toda vez e alguma coisa estou com a minha vida toda atrasada depois dessa doença
Rosângela
Sim, vc pode buscar um emprego pelo Lei de Cotas, para isso deve ter documentos médicos (laudos e exames) + um relatório médico, descrevendo sua limitação motora, que pode ser considerada como “mobilidade reduzida devido a artrite reumatoide”.
Nao desista dos seus sonhos. Boa Sorte
Olá Rosângela!
A empresa onde a sra. trabalhava te demitiu, como assim?. Eles não podem fazer isso!
Aconselho a sra. a ir à procura de um bom advogado, causa ganha, na certa. Pacientes em tratamento não podem ser dispensados do serviço, se você não tem condições de trabalhar, fala para o seu médico e ele irá pedir seu afastamento. Também pode pedir o LOAS, é um direito seu, não abra mão disso.
Juliana Carvalho.
Posso aposentar por lupus? Pois tenho 32anos de idade e o medico diz que estou com atrosidade lupica e ja tive varias conseguencia por conta da doenca.
Sim é possivel
estou aposentada por invalides por dor neuropática crônica a 10 anos e ganhei a aposentadoria judicialmente será que seriei convocada a nova pericia estou com 51 anos de idade.
Sim, a grande maioria das aposentadorias há mais de 2 anos sem revisão podem ser convocadas.
Eu tenho gota ela e um reumatismo eu tenho direto ao auxílio doença ou me aposentar e a todos os benefícios faladod acima
Giuliano, para ter direito aos direitos da pessoa com doença reumática, você precisa ter a definição do tipo de “reumatismo” que você tem, pois reumatismo é um nome popular para mais de 100 tipos de doenças reumáticas. Converse com o seu médico e solicite a ele o CID (código da doença). A Gota por si só, não garante acesso a esses direitos.
Dayane recentemente fui diagnosticada com miopatia inflamatória foi descoberto pelas dores, fraqueza e alteração no exame CPK e fiquei sabendo que se trata de doença auto imune, embora seja mais branda tenho dificuldade de utilizar transporte coletivo, tenho dores e não consigo me equilibrar muito bem se precisar comprar um veiculo precisa a doença estar em estado mais elevado ou independe? Miopatia Inflamatória é um tipo de artrite? Agradeço se puder responder e aguardo.
A compra de veículos com isenção você não precisa ter sequelas, você precisa ter o laudo comprovando o diagnóstico, só precisa ter sequelas para ter direito à CNH especial.
Boa Tarde!
Possuo um laudo médico onde consta, meu CID 10 M191 e M256 no tornozelo direito pós trauma, passei por uma exame admissional dia 05 agora, para uma vaga PCD de uma determinada empresa e no ato deste exame clinico o médico na ocasião, desconsiderou meu laudo feito por um especialista e negou o meu ingresso a esta vaga, alegando que meu tornozelo possui movimentos superiores a porcentagem estipulada para cotas PCD. Tenho limitações de movimentos, dificuldades para certas tarefas simples, como subir uma escada e caminhar em longas distâncias, sem contar que se eu ficar de pé por mais de 1 hora, o tornozelo incha e dói muito, juntamente com dores constante que sinto. Qual a melhor atitude a tomar neste caso? E já estou pleiteando outra possível vaga daqui a alguns dias.
Desde já agradeço a atenção
ola meu nome é Edson , fui diagnosticado com uma doenca reumatica ,que me reduziu meus movimentos e sinto muitas dores nos pés ao caminhar , e não posso ficar muito tempo em pé,e acabou me impossibilitando de fazer varias funçoes que eu fazia antes normalmente na empresa.por motivo dessa doenca faltei varias vezes , todas com atestado medico.Mesmo assim a empresa me demitiu ,agora tenhu que fazer o exame demissional , oque devo fazer ? eles podem me demitir mesmo eu tendo essa doença ? mesmo eu tendo todos os exames em mãos ? porque se eu for demitido qual empresa vai me aceitar depois ? eu trabalho como auxiliar de estoque ,servico no qual tenho que caminhar bastante. obrigado pela atençao !! e me responda por favor …
Edson, no exame demissional, você deve levar o seu último relatório médico e os exames, o médico do trabalho tem poder de barrar essa demissão, pois se ele fornecer um atestado demissional com “inapto”, a empresa não poderá te demitir. Por conta da doença não existe nenhum tipo de estabilidade, a empresa pode te demitir alegando qualquer outro motivo, no entanto, se vc observa ou sente que a demissão foi impulsionada pela sua doença, vc pode mover um processo trabalhista. Super boa sorte!
Bom dia.sou paciente lupica a 7 anos por quatro anos passei dores extremas e nunca recebi nenhum benefício ,aí em determinado tempo fui diagnosticada osteonecrose da cabeça femural bilateral, foi necessária uma cirurgia de descompressão da cabeça do fêmur aí apos a cirurgia fiquei afastada por 9meses aí pediram a perícia novamente então me afastaram por 6meses mas o perito disse que seria por 2 anos então novamente bloquearam meu benefício aí a justiça me devolveu 6 meses que terminaram agora dia 1e por fim ficarei sem benefícios em janeiro e fevereiro minha perícia é em fevereiro, porém sou autônoma contribuinte individual cabeleireira não consigo ficar 1hora em pé e se ficar muito sentada travo ,ja tentei trabalhar mais está impossível, e na última perícia o perito foi grosseiro me disse que não tenho direito de pedir aposentadoria ele é quem decide.sou de Limeira interior Sp não sei mais o que faço
Entre com um recurso judicial.
Bom dia !Primeiramente obrigada pelo esclarecimentos ,minha quaidade de vida é muito ruim devido as doenças crônicas que tenho : Rinite Alérgica ,Endometriose ,Fibromialgia ,Artrite Reumatóide e S de Sojgren .Simplesmente não tenho dinheiro pra tratar todas ,normalmente eu trato a que estiver mais incomodando e assim vou tocando a vida ,sinto muitas dores uns dias bons e outros horríveis cuja a morte parece ser a melhor soluçao .Atualmente não treabalho mas sou contibuinte do INSS, cheguei a conclusão que eu teria direito a aposentadoria ou outro benefício apesar de ter só 39 anos. Mas não sei nem por onde começar queria fazer o pedido eu mesma junto ao INSS ou seria melhor procurar logo um advogado ?
Se você contribui com o INSS pode ligar diretamente no 135 e agendar a pericia médica, deve solicitar ao médico exames e atestado que comprovem sua incapacidade para o trabalho.
Bom dia
Trabalhei por 15 anos em um empresa e recentemente fui demitido dela.
A 5 anos atras eu fui diagnosticado com tenossinovite (trabalhando com computador das 8:30h as 18:30h) e as dores vem e vão. Agora a dois meses em casa procurando emprego as dores continuam da mesma forma. Procurei um medico especialista que, após exames, diagnosticou Epicondilite também.
Quais os meus direitos? A empresa pode manter o meu plano de saúde para os tratamentos que preciso conforme diagnóstico e solicitação do médico? Posso negociar isso com a empresa? Se sim, por quanto tempo eles manteriam o plano de saúde?
Li acima também que há isenções para compra de algumas coisas, como carro 0KM? Eu me enquadro nisso também? (se bem que não é o caso para mim agora pois desempregado eu não comprarei carro 0KM nesse momento).
Obrigado
Existe uma carencia de 12 meses para solicitar o auxilio doença mesmo estando desempregado, voc~e pode solicitar agendando uma pericia no INSS.
Faz um ano e três meses que entrei na Justiça Federal para sacar meu Fgts. Só que até agora não foi liberado. Passei na perícia deu tudo certo. Foi comprovada a doenças pois tenho muitas deformação. E até agora nada. O que devo fazer ainda faz 3 anos que tou no auxílio doença.
Se você entrou na justiça tem que conversar com o seu advogado para verificar essa situação, como anda o processo, se foi estipulado prazo para pagamento, etc.
Priscila, tenho AR há mais de 10 anos. descobri a questão do benefício há poucos meses. Estou tentando o benefício da habilitação especial e compra do carro. Não tenho conseguido porque (graças a Deus) minha doença está controlada e estou “bem” (leia-se sem limitação de movimento). No laudo consta detalhadamente a doença, CID, tratamento e tudo mais. Mais o médico do Detran não aceita. No meu caso tenho direito ao benefício ou tenho que estar “mal” para conseguir?
Obrigado!!
Mesmo sem dor, mas se você tem limitações de direção, tem direito sim.
BOA NOTE TENHO LUPUS A 10 ANOS ESTOU RECEBENDO AUXILIO DOENCA A 2 PASSO PELA PERICI A CADA4 MESES GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A DESCONTO NA COMPRA DE UM CARO E QUAL EM QUE MAIS POSSO TER DIREITOS OBRIGADO
Tem direito a compra de carro com desconto somente para veiculo 0km.
Oi bom dia fui diagnosticada com doenças reumatologia e trabalho de auxiliar de limpeza e estou comprindo aviso a empresa pode me mandar embora sabendo do meu problema de saúde
A doença não dá estabilidade no trabalho, porém se o motivo da demissão for a doença, isso caracteriza descriminação e a empresa pode ser penalizada a pagar multa para você caso você entre com recurso judicial. Procure um advogado.
Querida boa noite!
To me sentindo um lixo e gostaria de compartilhar… Ontem passei por um exame medico para concorrer a uma vaga de estagiaria PCD/PNE,porem NUNCA fui tao humilhada!! Disse que eu nao me enquadrava na classe ( tenho pes e maos deformados e ja ate fiz cirurgia de correçao em um dos pes e hoje uso bengala) . Enfim… disse que era pra eu arrumar trabalho como uma pessoa normal ao inves de ficar atoa em casa o dia todo, fazendo o que afinal de contas??? To pessima… o que devo fazer??? Obrigada!!
Nara, sacode, levanta a poeira, ergue a cabeça e abre um processo contra essa médico do trabalho! Continue a sua busca por um emprego pela lei de cotas, vc tem direito sim, não desista de seus direitos, em um emprego sem ser pela lei de cotas suas dificuldades podem ser maiores, por isso, busque sua vaga pela lei de cotas, é seu direito e vc não está pedindo favor, vc esta exigindo o que é seu de direito e esse médico, é um pobre coitado, desatualizado que sofre de falta de informação.
Muito obrigada por responder querida! Vou precisar de um senhor relatório e estomago para encarar isso de novo… É o caso, pouco deformada para cotas e doente demais ara uma função normal… Deus t abençoe e obg mais uma vez
E médicos do trabalhos arrogantes, desinformados, prepotentes e se sentindo donos do mundo. Esquece eles e lembre-se das suas necessidades e dos seus direitos. Vc pode e tem este direito, não desista!!
Meu nome é Irene, tenho fibromialgia e busite nos dois ombros ,me sinto sem força nas mãos, uma dor imensa em todas juntas ou ossos quero saber porque o fan da positivo, um médico me disse que eu tinha lúpus, só que a minha réu reumatologista me trata como fibromialgia, um dos remédios que tomo é o prebictal, aceito o diagnóstico ou procuro outro reumatologista?
Irene, sempre em caso de dúvidas, recomendamos que o paciente busque uma terceira opinião, vc pode consultar outro médico para se sentir segura quando ao seu diagnóstico e tratamento. Pense com carinho.
tenho 39anos,.me.chamo.Tatiana vai fazer 4anos descobri Artrite Reumatoide,.ja.tomei.Cloroquina e
metrexato, leflunomida ,.passou para.Humira,.que.ja.tem 1ano.e 1 mês que faço.uso Meu.quadro.os.exames mostran bastante grave bem.degenerado.VHS chegou a 90, não estamos comseguindo controlar quadro,.tenho dores.24hs, dei.derrame.tornozelos,..mãos ,punhos travam perco.movimento,.não tenho.forças
.os.pés travam.ja cheguei.ficar cadeira rodas,.horas ando,.hrs não .em,fim.vou.começar novo medicação Infliximabe c Metrexato que.ja.tomo.injetável,.passei.pericia
ano.passado.INSS negou.benefício,.entrei c recurso Justiça.ganhei.durante.4meses, sexta-feira dia.08 junho passei perícia .renovação benefícios c 3laudos ,mais.exames ressonância,ultrassom,.exames sangue, receita de todos.remedios.que.tomo,porque adquiri.depressão devido.o.quadro, em,fim ate receita nova Infliximabe levei,.pois.perito.relatou.dia seguinte pelo.135 qie.eu.estava.ótima.para trabalhar,.isso.porque não é mãe dele que.está em,meu.lugar é uma.humilhação passar por pericias,.cambada safados ganham.60,00 por cada laudo.negado,.isso.é vergonhoso e muito.humilhante,.agente.não pode.trabalhar no.meu caso.fico.as vz.sem.andar perco.movimentos das mãos e.um.safado.diz.estou.ótima para trabalhar.
E não arrumo,emprego.porque não aguento ninguém emprega.pessoas.doentes , trato com.duas Reumatos, um pisiquiatra,.além de.tudo tomo.rivotril,.amitripilina,.pregabalina,.prometazina,.codeina,.miosan, tenho Fibromialgia também,.e tomo Imense.pela.manhã,limidor , Humira,.Metrexato injetável, e morfina quando.nada.mais.me.da alívio.só Morfina,.e.ainda.passo.por esta humilhação com.toda comprovação.
Ola tenho 45 anos e tenho artrite reumátóide ,quando fui diagnosticada estava desempregada depois disso não consegui mais emprego pois não passo no exame médico de admissão ,estou desempregada a 4 anos e tenho uns 12 anos de contribuição antes disso ,sera que tenho direito a algum beneficio ? Não esta nada facil viver apenas com o salario de meu marido que ganha pouco e ainda pagamos aluguel.
Você pode solicitar o LOAS, que é um beneficio que não exige carência de contribuição.
Priscila, não entendi a parte sobre o FGTS, PIS.meu PIS é pra abril de 2017, posso receber antes?
Patricia boa tarde ! meu nome e( Emilne Oliveira) sou especialista em Isenções Tributarias no Rn. Fazemos Isenções para aquisições de carro novos e eu lhe digo que AR com perda de forças e mobilidade dar direito a isenção. por favor qualquer informação estarei a sua disposição de todos . Também tenho uma pagina no facebook RN ISENCOES
Bacana, Emilne, nós trabalhamos com essa informação e temos um grande número de pessoa que tem conquistado esse direito, muito obrigado por divulgar a sua página conosco.
OI, amiga.Tenho AR desde 2011, faço tratamento e estou entrando com leflunomida,manipulada.Gostaria de saber como adquirir no SUS e se é verdade que tem uma injeção de leflunomida que custa cerca de seis mil reais.
Lucidea, infelizmente essa informação está equivocada, não existe injeção de leflunomida. Tome cuidado com a Leflunomida manipulada, pois não é prática adequada manipular Leflunomida, pois é um medicamento genérico complicado de ser manipulado, no Brasil apenas algumas empresas tem registro de fabricação. O Leflunomida é fornecido pelo SUS, solicite ao seu médico os papeis para solicitar na farmácia de alto custo o leflunomida, assim vc não precisa compra-lo.
Boa noite Priscila!!
É bem esquisito esse direito do portador de AR quanto a compra de veículo. Ontem enquanto fazia minha infusão pedi ao meu médico que preenchesse o formulário da Receita Federal para a compra de um veículo e o mesmo disse que quase todos os formulários que preencheu não foram aprovados em perícia, que no meu caso tenho que fazer em BH, pois moro no interior. Ele disse que pra conseguir passar a pessoa tem que estar em cadeira de rodas, ou usar muletas, ou estar toda deformada. Disse que o simples fato de ter a doença em atividade, com perda de forças (como é o meu caso), estar com uso contínuo de medicamentos farmacológicos e biológicos não dá esse direito. Fiquei tão frustrada, por isso vim aqui tirar a limpo esse direito que consta da reportagem, porque se não procede então deveria estar escrito lá em que situação o portador deve estar para se enquadrar no tal direito. Peço desculpas se fui grossa, mas é que tenho passado tantas dores e quando vou procurar o meu direito pela primeira vez já sou barrada…aff.
Obrigada por me escutar amiga.
Beijos e fique com Deus,
Marlene
Marlene, sinto muito pela falta de disponibilidade do seu médico em te ajudar. Infelizmente se o médico se recusa a preencher os relatórios e se ao preencher, preenche de qualquer jeito, o paciente é prejudicado.
Se os pacientes deste médico tem os beneficios da isenção tarifária negado, algum problema está acontecendo com a qualidade dos relatórios que ele anda fornecendo para os pacientes dele. Pois os laudos que meu médico preenche, raramente algum paciente deixa de conquistar o seu direito e assim acontece com o maioria das pessoas que seguem as orientações do blog.
O paciente somente não consegue o direito, quando os documentos médicos estão incompletos ou insatisfatórios. Raros são os casos que são negados. Com bom relatório a maioria das pessoas consegue tirar a carteira de motorista especial e comprar o carro.
Agora quando é INSS (auxilio doença e aposentadoria), aí é complicado + carro e carteira de motorista, as pessoas conseguem sem maiores complicações.
Sugiro trocar de médico.
Marlene Pires .. olha esse seu médico com certeza não sabe preencher os laudos como deve ser, pois trabalho com isenções e nunca um processo nosso foi indeferido por isso amiga procure sim que vc tem direito.Tenho uma pagina no facebook que tem bastante informações RN ISENÇOES
Olá!
Achei muito interessante o texto pois sou portador de ar.
Sou funcionário público, desempenho serviço geral em um colégio à cinco anos tenho artrite a quase quinze anos nos últimos meses tenho enfrentado muitas dificuldades para desempenhar minha função.
Gostaria de saber se posso solicitar um desvio de função para fazer um serviço mais leve? Se sim o q eu devo fazer para conseguir
Obrigado pelas informações!
Espero um retorno muito obrigado.
Att Ademir Nascimento
Ademir
Sim, você pode solicitar “readaptação profissional” através de um relatório médico feito pelo seu médico, junto ao médico do trabalho do seu cargo público. Geralmente nos serviços públicos tem um laudo e formulário especifico para solicitar a readaptação profissional, este formulário deve ser levado para o seu médico preencher, depois com este formulário preenchido + o laudo do seu médico e exames que comprovam a doença, é marcado uma perícia médica, onde é determinado a readaptação de cargo e restrição determinada pelo perito.
Boa sorte e não desista dos seus direitos.
Muito obrigado Priscila!
Vou sim luta pelos meus direitos!
Olá!!! Postagem muito boa. É bom ficarmos ciente dos nossos direitos! Sou portadora de artrite reumatoide, fui diagnosticada em março de 2016, tenho 28 anos, desde os 16 ja sentia algumas dores…. Ignorava, agora estou vendo as consequências… Dores todos os dias mesmo usando a medicação. Sei que minha vida mudou muito… Graças a Deus meu marido mim ajuda, esta sempre comigo… Minha mãe também, o apoio da família é essencial. No momento estou trabalhando… Bastante limitação, falto muito… Chego tarde, tem dias que para levantar é uma tortura.
Sofri maus tratos pelo meu marido e sogra na época que descobri a artrite reumatoide mt triste td q passei mas superei td e estou fazendo tratamento c biologicos e me divorciei depois de 18anos.
Gostaria de saber qual são os exames de sangue que são pra pra saber se tem artrite e como são os resultados
Maria, os exames são:
✔️Exame físico detalhado feito pelo médico
✔️ Exames de sangue diversos (tipo muitos mesmo), pois o médico precisa fazer a busca por outras doenças que podem ser causadoras de dor articular, por isso é solicitado exames de doenças infecto contagiosas e provas de atividade inflamatória (VHs – Pcr) e exames chamados de marcadores imunológicos, como o AntiCCP, Fator reumatoide e outros.
✔️ Exames de radiografias e de imagem (raio X, tomografia, ressonâncias magnéticas).
No entanto, Maria não existe uma lista de exames padrões, pois a solicitação de exames e condução do diagnóstico, dependerá exclusivamente do médico que está atendendo, pois ele fará a análise com base no que achou no exame físico e no que o paciente reclama, então, a única forma de chegar ao diagnóstico é fazendo acompanhamento médico e aguardar a análise dos exames solicitados, pois nas doenças reumáticas não existe exames positivos ou negativos, pessoas com exames negativos podem ter a doença e pessoas com exames positivos podem não ter a doença.
Busque agendar a consulta e aguarde a avaliação do médico.
Boa Sorte, depois nos conte como ficou sua situação com o diagnóstico.
Abraços
ola tenho 23 anos meu nome francisca maria gostaria de sabe sim posso recebe beneficil tenho artrite ha 5 anos vivo com dores todo santo dia ja terei a gua do meu joelho
, tei dia que tou de cama quando a dor tar muito forte pucho de uma perna e meu joelho dereito fica enchado ja terei um liquido dele ,poresso fica dereto creado liquido
Sim desde que você consiga comprovar incapacidade para o trabalho, você tem direito ao beneficio, basta solicitar ao seu médico um atestado de afastamento e laudo especificando o porque você está incapacitada para o trabalho.