O bom funcionamento do sistema músculo-esquelético depende de seus componentes: os ossos, músculos, tendões, articulações, bursas e ligamentos. As alterações decorrentes do reumatismo de partes moles do ombro, ocorre devido a lesões ou inflamações de estruturas ao redor da articulação, como os tendões e as bursas.
Esse tipo de complicação é comum em atletas, por conta da repetição de movimentos inadequados. As dores são sentidas na área quando os tendões são afetados por inflamações, a chamada tendinite, que pode ser causada por um desgaste natural, devido ao envelhecimento, atividades esportivas que precisem de fortes movimentos, como tênis, natação e beisebol, atividades de trabalho diário que necessite levantar o ombro ou trauma/queda diretamente no ombro.
A dor em si é o primeiro sintoma a surgir, é o sinal de qualquer tipo de problema, e pode ser consequência de diversas alterações inflamatórias ou degenerativas. Se o paciente sentir qualquer tipo de dor é recomendado buscar um especialista para então receber o diagnóstico.
A Ultrarticular está capacitada para realizar a infiltração guiada por ultrassom no próprio consultório. Este procedimento é realizado a fim de aliviar a dor e reduzir o processo inflamatório. Trata-se uma intervenção na qual são introduzidos medicamentos anti-inflamatórios no local da inflamação (tendões, bursas) através de uma injeção, o ultrassom é utilizado para que o profissional encontre o local exato da lesão.
Se você sente algum tipo de dor no ombro, consulte um ortopedista especialista de ombro ou um médico reumatologista, para que seja realizado o diagnóstico e prescrito o melhor tratamento.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.