Depoimentos de Usuários de Biológicos

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Escrevi este post, no blog antigo em Novembro de 2007, tinha aproximadamente 1 ano e 5 meses de sintomas, e 2 meses de “Diagnóstico Clínico de Artrite Reumatoide”, quando confirmado que tinha AR, comecei a estudar o que era padrão no tratamento da Artrite Reumatoide, conheci então, o que era o Protocolo e Diretrizes Clínica e Terapêutica no Tratamento da Artrite Reumatoide, vi que há alguns anos estava sendo utilizado medicamento biológico para o tratamento da AR. Ao ler os estudos criei uma ansiedade para usar esse medicamento que promete “qualidade de vida”, “estabilização da doença”. Fui correndo na minha reumato e pedi para fazer uso de medicamento biológico. Voltei frustada, pois ela disse que cada medicação tem a hora certa de ser introduzida. Hoje temos estudos no Brasil comprovando a eficácia e eficiência do Medicamento Biológico no inicio da doença, porém, essa é uma conduta individual de cada médico e para conseguir medicamento biológico no Brasil é preciso preencher critérios do Protocolos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde  Os anos foram passando e iniciei terapia biológica em Abril/2011, 3 anos e 5 meses após publicar este post e 4 anos e 10 meses após a manifestação da AR. Hoje atualizo esse post e compartilho, como foi a chegada do biológico pra mim.

Tive indicação médica para terapia biológica em Janeiro de 2011, como sabemos é preconizado alguns cuidados pré-biológico, tais como, realizar o Teste de PPD (anti-tuberculínico), e como era profissional de saude (enfermagem), meu PPD deu Forte-Reagente, algo impeditivo para uso de biológico. Realizei radiografia de tórax, ressonância de pulmão, fiz o teste de BAAR (escarro), passei com médico infectologista e pneumonologista, para após criteriosa avaliação multidisciplinar, ter o medicamento biológico liberado com segurança. No final de Março/2011, tive liberação para usar o biológico, ao dar entrada na farmácia de alto custo, fui informada que deveria aguardar 2 meses até o governo comprar o medicamento para mim, fiz uma denuncia na Defensoria Publica e tive a medicação liberada em 15 dias.

Abril/2011

Tomei a primeira dose em Abril/2011,  na aplicação senti a dorzinha da picada e arde um pouco, depois senti um soninho, uma moleza, no outro dia uma dor muscular chatinha, sabe quando fazemos a pulsoterapia, me senti pós-pulso. Mas o efeito colateral mais chato, foi a taquicardia (batimentos do coração acelerado), tive taquicardia e uma discreta dor no peito, o meu coração fazia tica tica bumm, acompanhado de fadiga, me senti muito fadigada, por uns 5 dias.
Maio/2011

Observo discreta melhora sobre as dores, a febre que faço no final de tarde, diminuiu o espaço, fiz febre apenas 2 vezes na segunda quinzena de Maio.

Junho de 2011

Três meses de medicamento biológico, os efeitos colaterais já estão discretos, uma coisa que ficou foi a fadiga, sinto-me fadigada, cansada, como se tivesse feito uma atividade física intensa. Tive a primeira gripe pós-biológico, más foi uma gripe ranquila. O medicamento biológico é um verdadeiro alívio, muito bom não ter que tomar vários comprimidos por dia, na 4º e 5º aplicação tive reação no local da aplicação, ficou hiperemiado (vermelho) coçando e quente, + já melhorou.

Julho e Agosto de 2011

Ainda sinto fadiga, pós-aplicação do biológico, a fadiga fica por uns 4 dias, no dia seguinte da aplicação observo uma melhora importante sobre a dor da AR, porém, esse efeito de analgesia (diminuir a dor) está durando apenas 07 dias, no 8º dia já acordo com muita rigidez matinal e dor. Isso tem incomodado bastante, trazia muitas espectativas com este novo tratamento, porém, observo que falta algo, os estudos dizem que o biológico que estou usando tem melhor eficácia se usado junto com Metrothexate, porém, não consigo mais usar MTX, usei MTX em 2007, 2008 e 2009, e foi uma excelente medicação, mas agora tenho efeito colateral importante, quando uso MTX tenho muita tosse, uma tosse que atrapalha o sono e até mesmo para comer, fico tossindo sem parar.

Setembro/2011

Seis meses de biológico, não sinto melhora no controle da AR. Minha AR está ativa, várias articulações com artrite, fadiga, rigidez matinal superior a 2 horas, acompanhada por dor intensa em articulações das mãos, punhos, quadril, tornozelos, joelhos, a dor que mais chama atenção é a dos joelhos. Minha reumato introduziu uma dose pequena de corticóide, realizei Ressonância de Joelho e mostrou Ruptura de ligamentos total no joelho direito e parcial no joelho esquerdo, além de derrame articular. O biológico parece não estar controlando a AR, mas é ruim queimar medicação, minha reumato aposta na dose de corticoide, e volto em outubro para reavaliação. Alguns estudos mostram e eficácia dos medicamentos biológicos por volta de 6 meses a 1 ano. E como nosso nome é paciente, nosso sobrenome é paciência.

Os efeitos colaterais em mim:
  • Taquicárdia: + intensa na primeira aplicação e hoje apenas no dia da aplicação.
  • Dor no Peito: uma dor tipo compressão, aperto no peito, desconforto, apenas na primeira aplicação, hoje essa dor é discreta e não incomoda tanto.
  • Dor de Cabeça: sinto por uns 2 dias
  • FADIGA: Sinto muita fadiga, no dia da aplicação e por uns 4 dias, depois a fadiga só se torna intensa ao realizar atividade física intensa.
  • Náuseas, nas primeira 4 doses foi intensa, hoje são discretas
  • Diminuição da Imunidade: em 6 meses de biológico eu tive 2 gripes, a primeira em junho e a segunda agora em Outubro, a última tive febre por 4 dias e não pude tomar a dose do biológico, aguardo melhorar a próxima dose.
  • Desconforto gástrico (diarréia) apenas no dia da aplicação e no dia seguinte.
  • Sonolência: sinto muito sono no dia da aplicação e nos 2 dias seguintes.

Apesar dos efeitos colaterais, confesso que é um verdadeiro alívio não ter que tomar 4/6 comprimidos por dia, porém é preciso ter cuidado, para não contrair infecções e diminuir o ritmo de vida, pois a fadiga que sinto no dia e nos dias seguintes a aplicação incomoda bastante. Ainda é cedo para avaliar se este biológico é eficaz para a minha AR, aguardo orientação e conduta da minha médica para o final deste mês, se vamos ou não mudar de medicamento.

Deixo esse espaço aberto, para vocês usuarios de medicamentos biológicos, registrarem seus depoimentos e experiencia pessoal sobre os medicamentos biológicos usados na artrite reumatoide.Nossas esperanças estão nos estudos, na tecnologia e em primeiro lugar em Deus.

Medicamentos Biológicos, não configuram um risco + sim uma Oportundiade de chega a Estabilização da Doença!

Leia também: Medicamento Biológico para Todos

Meu Biológico Chegou

Plano de Saúde Fornece Medicamento Biológico

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

  1. ANA PAULA BORGES Diz

    Boa tarde, meu nome é Ana Paula, tenho 41 anos e tenho AR desde os 2011, mas no inicio somente tomava prednisona de 20mg pra controlar a dor, em 2013 comecei meu tratamento na reumato, 1 comprimido de Leflunomida, 8 comp de metotrexato por sem, 20 mg de prednisona + acido fólico+vitamina d+ calcio… em 2014 tive uma crise de sinusite, fui no médico, ele me passou Decadron na veia, tirou todas as minhas dores com a mão, que alivio….daí o que eu fiz? troquei a prednisona por Decadron 4mg. Que arrependimento, aquele remedio me inchou de tal forma que apareceram uma porção de estrias vermelhas enormes nos meus braços, seios. barriga e pernas, blusinha regata nunca mais pude usar, pq as estrias chegaram até proximo do cotovelo na parte interior dos meus braços. Hoje faço uso do Humira, prednisona 5mg, mettrexato 4 comp por sem (a reumato diminuiu pq estava crescendo calombos nas articulaçães dos dedos da mão). Mesmo tomando tudo isso a dor as vezes é insuportável. minhas mãos estão inchadas e doendo, meus pés doem todos os dias, mas não deixo me abater, vou trabalhar, limpar a casa, lavar roupa e cozinhar assim mesmo, fazer o quê, além de saber que estou ficando assim por causa de meu ecesso de peso e falta de exercícios, mas vou começar a cuidar disso também, pq quero melhorar minha qualidade de vida e amenizar as dores e inchaços.

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: