Depoimentos de Usuários de Biológicos

Escrevi este post, no blog antigo em Novembro de 2007, tinha aproximadamente 1 ano e 5 meses de sintomas, e 2 meses de “Diagnóstico Clínico de Artrite Reumatoide”, quando confirmado que tinha AR, comecei a estudar o que era padrão no tratamento da Artrite Reumatoide, conheci então, o que era o Protocolo e Diretrizes Clínica e Terapêutica no Tratamento da Artrite Reumatoide, vi que há alguns anos estava sendo utilizado medicamento biológico para o tratamento da AR. Ao ler os estudos criei uma ansiedade para usar esse medicamento que promete “qualidade de vida”, “estabilização da doença”. Fui correndo na minha reumato e pedi para fazer uso de medicamento biológico. Voltei frustada, pois ela disse que cada medicação tem a hora certa de ser introduzida. Hoje temos estudos no Brasil comprovando a eficácia e eficiência do Medicamento Biológico no inicio da doença, porém, essa é uma conduta individual de cada médico e para conseguir medicamento biológico no Brasil é preciso preencher critérios do Protocolos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde  Os anos foram passando e iniciei terapia biológica em Abril/2011, 3 anos e 5 meses após publicar este post e 4 anos e 10 meses após a manifestação da AR. Hoje atualizo esse post e compartilho, como foi a chegada do biológico pra mim.

Tive indicação médica para terapia biológica em Janeiro de 2011, como sabemos é preconizado alguns cuidados pré-biológico, tais como, realizar o Teste de PPD (anti-tuberculínico), e como era profissional de saude (enfermagem), meu PPD deu Forte-Reagente, algo impeditivo para uso de biológico. Realizei radiografia de tórax, ressonância de pulmão, fiz o teste de BAAR (escarro), passei com médico infectologista e pneumonologista, para após criteriosa avaliação multidisciplinar, ter o medicamento biológico liberado com segurança. No final de Março/2011, tive liberação para usar o biológico, ao dar entrada na farmácia de alto custo, fui informada que deveria aguardar 2 meses até o governo comprar o medicamento para mim, fiz uma denuncia na Defensoria Publica e tive a medicação liberada em 15 dias.

Abril/2011

Tomei a primeira dose em Abril/2011,  na aplicação senti a dorzinha da picada e arde um pouco, depois senti um soninho, uma moleza, no outro dia uma dor muscular chatinha, sabe quando fazemos a pulsoterapia, me senti pós-pulso. Mas o efeito colateral mais chato, foi a taquicardia (batimentos do coração acelerado), tive taquicardia e uma discreta dor no peito, o meu coração fazia tica tica bumm, acompanhado de fadiga, me senti muito fadigada, por uns 5 dias.
Maio/2011

Observo discreta melhora sobre as dores, a febre que faço no final de tarde, diminuiu o espaço, fiz febre apenas 2 vezes na segunda quinzena de Maio.

Junho de 2011

Três meses de medicamento biológico, os efeitos colaterais já estão discretos, uma coisa que ficou foi a fadiga, sinto-me fadigada, cansada, como se tivesse feito uma atividade física intensa. Tive a primeira gripe pós-biológico, más foi uma gripe ranquila. O medicamento biológico é um verdadeiro alívio, muito bom não ter que tomar vários comprimidos por dia, na 4º e 5º aplicação tive reação no local da aplicação, ficou hiperemiado (vermelho) coçando e quente, + já melhorou.

Julho e Agosto de 2011

Ainda sinto fadiga, pós-aplicação do biológico, a fadiga fica por uns 4 dias, no dia seguinte da aplicação observo uma melhora importante sobre a dor da AR, porém, esse efeito de analgesia (diminuir a dor) está durando apenas 07 dias, no 8º dia já acordo com muita rigidez matinal e dor. Isso tem incomodado bastante, trazia muitas espectativas com este novo tratamento, porém, observo que falta algo, os estudos dizem que o biológico que estou usando tem melhor eficácia se usado junto com Metrothexate, porém, não consigo mais usar MTX, usei MTX em 2007, 2008 e 2009, e foi uma excelente medicação, mas agora tenho efeito colateral importante, quando uso MTX tenho muita tosse, uma tosse que atrapalha o sono e até mesmo para comer, fico tossindo sem parar.

Setembro/2011

Seis meses de biológico, não sinto melhora no controle da AR. Minha AR está ativa, várias articulações com artrite, fadiga, rigidez matinal superior a 2 horas, acompanhada por dor intensa em articulações das mãos, punhos, quadril, tornozelos, joelhos, a dor que mais chama atenção é a dos joelhos. Minha reumato introduziu uma dose pequena de corticóide, realizei Ressonância de Joelho e mostrou Ruptura de ligamentos total no joelho direito e parcial no joelho esquerdo, além de derrame articular. O biológico parece não estar controlando a AR, mas é ruim queimar medicação, minha reumato aposta na dose de corticoide, e volto em outubro para reavaliação. Alguns estudos mostram e eficácia dos medicamentos biológicos por volta de 6 meses a 1 ano. E como nosso nome é paciente, nosso sobrenome é paciência.

Os efeitos colaterais em mim:
  • Taquicárdia: + intensa na primeira aplicação e hoje apenas no dia da aplicação.
  • Dor no Peito: uma dor tipo compressão, aperto no peito, desconforto, apenas na primeira aplicação, hoje essa dor é discreta e não incomoda tanto.
  • Dor de Cabeça: sinto por uns 2 dias
  • FADIGA: Sinto muita fadiga, no dia da aplicação e por uns 4 dias, depois a fadiga só se torna intensa ao realizar atividade física intensa.
  • Náuseas, nas primeira 4 doses foi intensa, hoje são discretas
  • Diminuição da Imunidade: em 6 meses de biológico eu tive 2 gripes, a primeira em junho e a segunda agora em Outubro, a última tive febre por 4 dias e não pude tomar a dose do biológico, aguardo melhorar a próxima dose.
  • Desconforto gástrico (diarréia) apenas no dia da aplicação e no dia seguinte.
  • Sonolência: sinto muito sono no dia da aplicação e nos 2 dias seguintes.

Apesar dos efeitos colaterais, confesso que é um verdadeiro alívio não ter que tomar 4/6 comprimidos por dia, porém é preciso ter cuidado, para não contrair infecções e diminuir o ritmo de vida, pois a fadiga que sinto no dia e nos dias seguintes a aplicação incomoda bastante. Ainda é cedo para avaliar se este biológico é eficaz para a minha AR, aguardo orientação e conduta da minha médica para o final deste mês, se vamos ou não mudar de medicamento.

Deixo esse espaço aberto, para vocês usuarios de medicamentos biológicos, registrarem seus depoimentos e experiencia pessoal sobre os medicamentos biológicos usados na artrite reumatoide.Nossas esperanças estão nos estudos, na tecnologia e em primeiro lugar em Deus.

Medicamentos Biológicos, não configuram um risco + sim uma Oportundiade de chega a Estabilização da Doença!

Leia também: Medicamento Biológico para Todos

Meu Biológico Chegou

Plano de Saúde Fornece Medicamento Biológico

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));