As articulações das mãos podem, frequentemente, ser afetadas por uma doença crônica inflamatória chamada artrite reumatoide. O revestimento dessas articulações é lesionado e, por vezes, resulta em erosão óssea e deformidade.
Se manifesta com mais frequência no público feminino e, além das juntas, pode afetar órgãos do corpo como pele, olhos, pulmões e vasos sanguíneos. Não existe uma causa específica, o fator genético e algumas infecções virais ou bacterianas podem estar associadas ao desenvolvimento da doença.
As manifestações clínicas da artrite nas mãos podem variar de acordo com a gravidade. Em alguns casos, os momentos de crise podem se alternar com períodos de remissão relativa, quando os sintomas desaparecem ou ficam menos frequentes.
Os principais sintomas são:
- Dor e inchaço;
- Aumento da temperatura na articulação afetada;
- Rigidez matinal e fraqueza muscular, que dificultam atividades normais como digitar, abrir frascos e mover maçaneta;
- Nódulos firmes sob a pele;
- Fadiga;
- Febre;
- Dificuldade de movimentar as mãos, principalmente de manhã.
A artrite não tem cura, mas pode ser controlada. O tipo de tratamento varia de acordo com o paciente: pode ser por meio de medicamentos, que impedem o avanço da doença; fisioterapia, importante para manter as articulações flexíveis; ou cirurgia, que pode reparar as articulações afetadas, reduzir a dor e as deformidades.
Fonte: Ultrarticular
N tenho ainda o diagnostico ,mas as minhas maos e bracos adormecem d manha,tenho dores e fisgadas nos ante bracos e maos,uns dias leve outros piora, rebentam m veias nas maos e bracos… tem sido doloroso e pior q ainda n s sabe o q é!…É mt desanimador…
Maria não desanime. Busque ajuda médica e principalmente um bom especialista. Se cuide e tenha certeza de que tudo vai melhorar. A medicação é um caminho para essa melhora das dores. Por isso, corra atrás de um reumatologista o quanto antes e faça o diagnóstico assertivo. Fique bem. Bjs!