O joelho é uma das maiores articulações do corpo, formado por ossos, ligamentos que estabilizam a articulação, meniscos que estabilizam o joelho e amortecem os impactos sobre a cartilagem e os músculos. Sua principal função é permitir flexões e extensões da perna relacionado a coxa.
As dores são comuns nessa área do corpo e geralmente estão ligadas à sobrecarga, falta de estabilidade e desalinhamentos.
⦁ Sobrecarga: Pode estar relacionado ao peso ou à prática de exercícios com carga excessiva;
⦁ Falta de estabilidade: Ligada à fraqueza muscular ou falta de funcionamento dos mesmos. Com o passar do tempo, a força muscular diminui, também causando lesões e dores nos joelhos;
⦁ Desalinhamentos: Há um desvio na estrutura, causando sobrecarga. São dois tipos de desalinhamento; no varo, os joelhos ficam posicionados abertos para fora e a descarga de peso é maior na parte em que há compressão e a lateral fica com as estruturas estiradas. Já no valgo, os joelhos ficam posicionados para dentro e os pés para fora, havendo maior descarga de peso na lateral e estirando as estruturas do joelho.
Outro fator que influencia as dores são traumas e lesões, inclusive quando não há o tratamento correto. Doenças como tendinites e bursites estão ligadas à dores no joelho.
Se as dores vêm acompanhadas de febre, cansaço e dor em outras articulações há possibilidade de ser uma doença reumatológica.
Caso sinta algum tipo de dor ou desconforto nos joelhos, consulte um médico.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.