Colunas da Pri

Cloroquina desaparece dos balcões das farmácias de todo o Brasil e o programa do fabricante não tem auxiliado os pacientes

Como cumprir o distanciamento social, se o paciente reumática precisa ficar circulando de farmácia em farmácia em busca de um medicamento essencial para o seu tratamento ? Essa tem sido a jornada de milhares de pacientes reumáticos,  por meio das nossas redes sociais  recebemos centenas de mensagens como esta: 

Sou de Belém PA, minha mãe tem 77 anos é portadora de Artrite Reumatoide, em tratamento com alguns medicamentos dentre eles o reuquinol, e aqui na cidade está em falta, nem as farmácias de manipulação estão vendendo, acho que somente para pacientes com COVID,, alguém mais com dificuldade por aí?” (Leila Suniga)

O desabastecimento da cloroquina e hidroxicloroquina na rede privada de farmácias tem ameaçado o tratamento de inúmeros brasileiros que convivem com doenças reumáticas, para muitos pacientes, a cloroquina é essencial para o tratamento, diante da impossibilidade de dar continuidade ao tratamento, passa a ser prescrito medicamentos de custos maiores, sem contar o impacto sobre a qualidade de vida dos pacientes que deixarão de realizar o seu tratamento adequado.
Conforme divulgamos, à pedido da Apsen Farmacêutica o  Programa Sou Mais Vida tem cadastrado pacientes por meio do Call Center 0800- 16-5678 ou do site: www.soumaisvida.com.br, o objetivo deste programa segundo a Apsen Farmacêutica seria oferecer um desconto de 20% para os pacientes com prescrição médica cadastrados no programa e que estes pacientes seriam informados sobre a farmácia mais  próxima de sua residência com estoque disponível para compra. Porém, infelizmente segundo o relato de centenas de pacientes como este: “Este telefone não resolve. Informam qual rede da cidade fez compra do medicamento,  mas este não chega até nós que já comprávamos e que inclusive tem cadastro no site do laboratório. (Adila Damiani)”. Infelizmente a Apsen Farmacêutica não está conseguindo cumprir seu compromisso com os objetivos do programa e a jornada do paciente tem sido cada dia mais complicada, pois é impossível cumprir isolamento social, tendo que percorrer diversas farmácias todos os dias em busca da Cloroquina. 

Algumas desculpas infundamentadas que estão sendo informadas por algumas farmácias:

  • ANVISA mandou recolher  todas as unidades de cloroquina: Conforme divulgado pela própria  ANVISA, não foi solicitado o recolhimento destes medicamento, desta forma se ouvirem essa justificativa, sugerimos conversar com o farmacêutico responsável. 
  • Sua receita médica está vencida: Em atenção a uma solicitação da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a ANVISA passou a exigir uma receita branca em duas vidas,  para comprar a Cloroquina/Hidroxicloroquina, porém considerando os pacientes em uso, durante o período da pandemia a apresentação de receita comum com data retroativa está válida e deve ser aceita em todo o Brasil. 

Solicitamos aos pacientes que conseguiram comprar a Cloroquina, que façam a gentileza de comentar este post indicando o nome da farmácia, cidade e estado onde conseguiram fazer a compra.

Related posts

Alcançar objetos no chão, nos cantinhos, no alto, um desáfio diário!

Priscila Torres

Tratamento das uveítes não infecciosas no plano de saúde será debatido hoje na Agência Nacional de Saúde Suplementar

Priscila Torres

Como doar o seu depoimento para o Blog Artrite Reumatoide?

Priscila Torres
Loading...