Meu filho tem artrite idiopática juvenil e agora?

Sociedade de Reumatologia de Brasília dedica editoria especial que conta com participação de pacientes

Meu filho tem artrite idiopática juvenil e agora? Quais são as etapas do tratamento que toda família deve seguir?

  1. Avaliação oftalmológica, que deverá ser periódica, para se detectar acometimento também
    dos olhos (uveíte).
  2. Aliviar a dor e os sintomas inflamatórios com uso de anti-inflamatórios ou até corticoide intra articular ou sistêmico dependo da intensidade da atividade inflamatória, do quadro clínico da criança, e da forma de apresentação da doença.
  3. Atualizar o calendário vacinal, pois após o início do tratamento pode ser contraindicado o uso de vacinas com vírus vivo.
  4. Iniciar droga que definitivamente vai tratar a doença e levar a remissão do quadro clínico, são drogas chamadas modificadoras da doença. A principal droga utilizada é o metotrexato, um
    imunomodulador que é eficaz e causa poucos efeitos adversos.
  5. Iniciar tratamento com terapia física e ocupacional que ajudam a restaurar, manter e desenvolver os movimentos articulares e a musculatura.
  6. Alimentação adequada para a idade com uma quantidade adequada de cálcio e vitamina D.
  7. Atividades físicas devem ser encorajadas dentro dos limites da dor e da limitação da
    criança.

O que os pacientes querem saber – Sociedade de Reumatologia de Brasília, dedica um espaço especial para esclarecer dúvidas dos pacientes em sua revista “Capital Reumato”, por duas edições o BlogAR colaborou com o envio das perguntas mais frequentes. Confira os esclarecimentos sobre reumatologia pediátrica, explicados pela Dra. Maria Custódia e Dra. Cristina Magalhães.

Baixe essa edição da Revista Capital Reumato gratuitamente no link: https://reumatodf.com.br/images/REVISTA_REUMATO_WEB2_1_compressed.pdf

Edições anteriores podem ser baixadas em: www.reumatodf.com.br.

Em nome dos pacientes e famílias brasileiras que convivem com doenças reumáticas, o BlogAR agradece à Sociedade de Reumatologia de Brasília, em especial a editora Dra Luciana Muniz e a presidente Dra Isadora Jochims pela oportunidade de acesso à informação de qualidade e em linguagem acessível.

REVISTA_REUMATO_WEB2_1_compressed
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: