Colunas da Pri Video

Live: Quais desafios enfrentam os pacientes reumáticos na pandemia e como seus direitos trabalhistas e previdenciários são afetados?

Quais desafios enfrentam os pacientes reumáticos na pandemia e como seus direitos trabalhistas e previdenciários são afetados?

O Arraes & Centeno Convida a psicopedagoga Ana Lúcia Silva Marçal Paduello e a jornalista Priscila Torres, duas ativistas sociais da saúde que estão a frente do Grupo EncontrAR e do Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto e Região. Elas movimentam uma rede de pacientes reumáticos, familiares, médicos reumatologistas e outros profissionais para promover informações, divulgar tratamentos e orientar pacientes.

Estimativas do Ministério da saúde apontam que 15 milhões de pessoas têm alguma doença reumática.
O Arraes & Centeno se dedica a estudar os impactos previdenciários e trabalhistas dessas doenças e informar as pessoas para que possam conhecer seus direitos.

Universo do paciente reumático – Cerca de 200 diferentes tipos de doenças, das mais comuns as mais raras, afetam articulações, tendões, ossos e músculos, comprometendo muitas vezes a locomoção das pessoas. Com frequência, essa condição também gera reflexos em direitos. Do ponto de vista previdenciário, as doenças reumáticas respondem por cerca de 7,5% dos afastamentos e 6,2% das aposentadorias, segundo a Previdência Social.

Já sob o enfoque trabalhista esses pacientes têm dificuldade de se manter no mercado de trabalho pois muitas vezes precisam de se afastar constantemente. Por conta dessa situação, muitos direitos também são violados.
➤Quais as perspectivas do mercado de trabalho dos pacientes reumáticos?
➤Como as lei amparam esses trabalhadores?
➤Existe a garantia de vagas específicas?

Assista a live que será apresentada na próxima quarta-feira, dia 12 de agosto às 19 horas. Para assistir basta clicar no vídeo abaixo e selecionar a opção lembrete.

Conheça nossas entrevistadas:
Ana Lucia Silva Marçal Paduello é psicopedagoga, presidente do Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto e Região e do Grupo EncontrAR. Conselheira Nacional de Saúde representando a Associação Brasileira Superando Lúpus, membro da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde de Pessoas com Patologias (CIASPP), Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar do Conselho Nacional de Saúde (CISS), Fórum de Usuários e Comitê Nacional para o Uso Racional de Medicamentos do Conselho Nacional de Saúde.

Priscila Torres
é jornalista, autora do Blog Artrite Reumatoide e ativista na luta por melhores oportunidades de acesso aos direitos fundamentais das pessoas com doenças crônica não transmissíveis no Brasil, em especial dos pacientes reumáticos. Idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde, Coordenadora de Advocacy e Comunicação no Grupar/EncontrAR e Biored Brasil, Membro da Comissão de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF) no Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Câmara de Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), representando a Associação Brasileira Superando o Lúpus.

Related posts

Exercícios fisioterápicos podem ajudar na remissão da dor e prevenir complicações nas articulações #SBR2018

Beatriz Libonati

Importância da atividade física para pacientes com doenças osteomusculares

Priscila Torres

Alimentação e nutrição

Priscila Torres
Loading...