Gente amada e “dolorida” da Tia Psica!
Sei quantos de vocês sofrem para além das dores físicas, quando esperam empatia, respeito, amor e acolhimento por parte da família e amigos em relação a “nossa doença física”.
Infelizmente eles não entendem e não entenderão da forma que gostaríamos, pois nunca sentiram os sintomas, tratamentos e toda a nossa dinâmica autoimune, assim é o funcionamento humano, por mais que “se esforcem” em compreender não tem a REAL dimensão pois nunca experienciou.
Por isso, vou deixar alguns lembretes:
1- Não tente convencer o outro sobre o seu sofrimento, de ao outro o direito de não entender.
2- Sempre que quiser ajuda, deixe o outro saber pedindo ajuda, fale de forma clara o que precisa.
3- Fale NÃO para os convites em dias de muita fadiga e sintomas, você não precisa da “aprovação” alheia, estando presente apenas para ser ACEITO. Você só precisa de repouso e quem te ama não deixará de te amar por isso!
4- Troque a vergonha e inseguranças sobre “ser doente” e ter limitações, por conversas claras sobre o assunto, por isso estude profundamente a sua doença. E aí não é o outro que diz o que você é ou tem e sim você! Esteja no comando!
5- Crie redes de apoio durante o diagnóstico e após também, busque pessoas nas redes sociais que compartilhem da mesma patologia e troquem experiências, motivações e piadas, sim a Tia Psica disse piadas! Liberar dopaminas enquanto “ri” é importantíssimo para a qualidade de vida, “pense que nós autoimunes somos tão irresistíveis que até os nossos anticorpos nos querem!”Já dizia minha amiga “esclerosada” Paula.
E aí fez sentido para você? Lembre-se como diz uma das minhas frases, Autoimunes ou não somos todos feitos de dores e amores e tudo bem quando não estiver tudo bem!
Beijo de batom vermelho!💋
Tia Psica – Thamiris Paes
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.