terça-feira, junho 17, 2025
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas da Pri

Leflunomida: Ministério da Saúde informa que o fornecimento será regularizado até o final de fevereiro de 2021

por Priscila Torres
17/03/2021
em Colunas da Pri, Falta de Medicamentos
Leflunomida: Ministério da Saúde informa que o fornecimento será regularizado até o final de fevereiro de 2021

Falta de leflunomida no SUS atinge pacientes reumáticos dos 27 estados brasileiro. Ministério da Saúde informa que a leflunomida será enviada à todos os estados, até o final do mês de fevereiro.  Até que a leflunomida seja recebida em  todas as unidades das farmácias de alto custo, estima-se  que o prazo de regularização no fornecimento ao paciente, deve estender-se até o mês de março de 2021.

Questionamos ao Ministério da Saúde por meio da Lei de Acesso à Informação (protocolo: 25072.001381/2021-64), e no dia 19 de fevereiro fomos informados que, houve um período de desabastecimento e as secretarias de saúde estaduais, devem receber o leflunomida até a última quinzena do mês de fevereiro, devendo ser restabelecido o fornecimento aos pacientes.

Orientações aos pacientes que estão sem receber leflunomida do SUS:

  1. Entrem em contato com a farmácia de alto custo, pergunte sobre a regularização do fornecimento;
  2. Caso o lelunomida não esteja disponível, faça uma denúncia na Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde (discando 136), e também na ouvidoria da secretaria de saúde de seu estado.

Questionamos às Secretarias Estaduais de Saúde e até a data de 21/02/2021, recebemos resposta dos seguintes estados:

Maranhão: declara que têm ocorrido atrasos nas entregas dos medicamentos do grupo 1 A, de responsabilidade do Ministério da Saúde. O abastecimento da leflunomida no estado do Maranhão foi  regularizado e os pacientes podem comparecer nas farmácias em que estão cadastrados para retirarem seu medicamento.

Rio Grande do Norte: O estoque de leflunomida 20mg encontra-se regularizado e esta sendo dispensado a todos os pacientes cadastrados.

Seguimos aguardando resposta dos demais estados.


Se você está sem receber o seu medicamento na farmácia de alto custo, pedimos que preencham o formulário de denúncia de falta de medicamentos neste link:  https://pt.surveymonkey.com/r/faltademedicamentos


Segue na íntegra a resposta do Ministério da Saúde

O medicamento leflunomida 20 mg comprimido faz parte do elenco do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), estando alocada no grupo 1A, com responsabilidade de financiamento e aquisição pelo Ministério da Saúde. Este medicamento é disponibilizado aos usuários conforme os critérios de elegibilidade definidos no Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil e Artrite Psoriásica.

Atualmente, está vigente o Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 53/2020, para aquisição e distribuição de leflunomida 20 mg comprimido, cujo quantitativo pactuado constitui-se em 17.966.790 unidades. Dessa forma, com o TED nº 53/20, estima-se que a Rede SUS permaneça abastecida até 30/09/2021, considerando o consumo médio mensal do 1º trimestre de 2021. Adicionalmente, é importante esclarecer que a Coordenação-Geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CGCEAF) procura sempre abrir processos aquisitivos com cerca de 10 meses de antecedência à cobertura na Rede SUS.

No que tange ao abastecimento durante o ano de 2020, este se manteve regular até o 3º trimestre de 2020. Entretando, ocorreu atraso na distribuição para atendimento do 4º trimestre de 2020 e do 1º trimestre de 2021, segundo o LFM, em função das dificuldades logísticas que foram enfrentadas, decorrentes da crise sanitária mundial relacionada à pandemia Covid-19. Todavia, o atendimento foi regularizado a partir da segunda quinzena de dezembro de 2020 e as entregas referentes ao 1º trimestre de 2021 já estão ocorrendo, com previsão de conclusão até o fim de fevereiro de 2021. Informa-se, ainda, que as entregas usualmente são efetuadas às SES pelas empresas contratadas pelo Ministério da Saúde.

O quantitativo distribuído para as Unidades Federativas (UF) ao longo de 2020 e 1º trimestre de 2021 está detalhado no Quadro 1. Consulte a planilha da distribuição de leflunomida 20mg (comprimido) às Unidades Federativas ao longo de 2020 e 1º trimestre de 2021: Leflunomida- remessa do Ministério da Saúde aos Estados – fevereiro de 2021

Cabe destacar que a Coordenação-Geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CGCEAF/DAF/SCTIE/MS) tem envidado esforços para manter regular o abastecimento da Rede, de modo a garantir o atendimento de todos os pacientes, sobretudo diante do cenário atual da pandemia do novo coronavírus, Sars-Cov-2.


Em sua resposta o Ministério da Saúde não enviou a nota de remessa do leflunomida para as secretarias estaduais de saúde. Documento que comprova o envio dos medicamentos de responsabilidade do Ministério da Saúde. 


Histórico da falta de leflunomida durante o ano de 2020

Falta de leflunomida no SUS 

Dezembro de 2020: 252 pacientes enfrentaram irregularidades no fornecimento de leflunomida nas farmácias de alto custo de todas as regiões do Brasil 

Durante os meses de junho a dezembro de 2020, recebemos 252 denúncias de irregularidades no fornecimento do medicamento leflunomida nas farmácias de alto custo, em alguns estados o desabastecimento de leflunomida foi superior há 4 meses. Com  base nestes dados questionamos ao Ministério da Saúde via Portal de Acesso a Informação, por meio do protocolo nº 25072.018359/2020-72 e recebemos os seguintes esclarecimentos:

A leflunomida 20 mg comprimido faz parte do elenco do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica  (CEAF), estando alocada no grupo 1A, com responsabilidade de financiamento e aquisição pelo Ministério da Saúde.  Este medicamento é disponibilizado aos usuários conforme os critérios de elegibilidade definidos no Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil e Artrite Psoríaca.

Atualmente, há um Termo de Execução Descentralizada (TED nº 53/20) vigente para aquisição e distribuição de leflunomida 20 mg comprimido, cujo quantitativo contratado constitui 17.966.790 unidades. Dessa forma, o TED nº 53/20 visa manter a Rede SUS abastecida até o prazo de 30/09/2021, considerando o consumo médio mensal do 4º trimestre de 2020. Adicionalmente, importante esclarecer que a Coordenação-geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CGCEAF) abre processos com 10 meses de antecedência à cobertura na Rede SUS.

No que tange ao abastecimento do ano de 2020, informa-se que a distribuição para atendimento ao 4º trimestre de 2020 está em atraso, uma vez que o fornecedor LFM alega dificuldades logísticas em virtude da crise sanitária mundial relacionada à Covid-19. O laboratório sinalizou a capacidade de entregar o medicamento ainda na 1º quinzena de dezembro/2020, sendo assim haverá regularização do atendimento da programação para o 4º trimestre de 2020. Informa-se, ainda, que as entregas usualmente são efetuadas às SES pelas empresas contratadas pelo Ministério da Saúde. O quantitativo distribuído para as Unidades Federativas (UF) ao longo de 2020 está detalhado no Quadro 1.

Quadro 1 ANEXO. Distribuição de leflunomida 20mg (comprimido) às Unidades Federativas ao longo de 2020.

Cabe destacar que a Coordenação-Geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CGCEAF/DAF/SCTIE/MS) tem envidado esforços para manter regular o abastecimento da Rede, de modo a garantir o atendimento de todos os pacientes, sobretudo diante do cenário atual da pandemia do novo coronavírus, Sars-Cov-2.

[better-wp-embedder width=”100%” height=”700px” download=”all” download-text=”” url=”https://artritereumatoide.blog.br/wp-content/uploads/2020/12/Leflunomida-SEI_25000.153443_2020_85.pdf” /]

Cenário do desabastecimento de medicamentos no SUS é revelado por pesquisa da Biored Brasil 

O cenário do desabastecimento de medicamentos de alto custo, no último semestre de 2020, é relevado pelo resultado da pesquisa realizada com 3.600 pacientes voluntários que conviviam com as seguintes doenças: dermatologia (68) , doenças raras (218), doenças reumáticas (2308), doença inflamatória intestinal (828), doenças neurológicas (177)  e oncologia (126).

Falta de Medicamento SUS (3)

Os dados apurados indicam que 39 medicamentos de uso contínuo tiveram irregularidades no fornecimento, 88% dos pacientes chegaram a ficar sem nenhuma dose do medicamento, 32% ficaram sem medicamento por mais de 2 meses, 28% esperaram mais de 30 dias pela regularização no fornecimento. Na avaliação geral, 78% dos pacientes declaram que a pandemia teve impacto negativo sobre a manutenção do tratamento de sua doença crônica não transmissíveis. Confira o resumo dos dados coletados:

A Biored Brasil, o Grupo EncontrAR e o Grupar-RP,  desde abril de 2020, vem solicitando esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre as dificuldades enfrentadas pelos pacientes, porém, infelizmente o Ministério da Saúde somente tem nos respondido por meio dos questionamentos enviados no Portal de Acesso à Informação.

A pesquisa sobre a falta de medicamentos tem o objetivo de receber a denúncia da falta de medicamentos e dialogar com o Ministério da Saúde e demais órgãos competentes sobre os desafios enfrentados pelos pacientes, no entanto a Biored Brasil, o Grupo EncontrAR e o Grupar-RP,  desde abril de 2020 não estão recebendo respostas do Ministério da Saúde, desta forma elaboramos questionamentos por meio do Portal de Acesso a Informação, que podem ser consultados por meio dos protocolos abaixo:

O formulário de denúncia sobre a falta de medicamentos, encontra-se disponível para preenchimento no link: https://pt.surveymonkey.com/r/medicamentonotempocerto

Print Friendly, PDF & Email
Postagem anterior

Dia sim… dia não!!! Eu tenho artrite reumatoide

Próxima postagem

Tocilizumabe: pacientes relatam falta nas farmácias do SUS e Ministério da Saúde informa que o fornecimento encontra-se regular

Relacionado Postagens

Tomo medicamentos: posso beber álcool?

Tomo medicamentos: posso beber álcool?

por Beatriz Libonati
24/12/2024

Reza a lenda que bebidas alcoólicas cortam o efeito dos medicamentos, será verdade? Tomo medicamentos, posso beber uma cerveja, vinho...

Participe! Live sobre novidades no tratamento do lúpus

Participe! Live sobre novidades no tratamento do lúpus

por Beatriz Libonati
18/10/2024

Na próxima quarta-feira (23/10), às 19h, temos um encontro marcado para falarmos sobre novidades no tratamento do lúpus com a...

É amanhã! Palestra Redução de Danos: Relato de Vida Real com Priscila Torres

É amanhã! Palestra Redução de Danos: Relato de Vida Real com Priscila Torres

por Beatriz Libonati
16/10/2024

Amanhã, 17 de outubro, às 9h, Priscila Torres, atual Conselheira Nacional de Saúde e autora do Blog Artrite Reumatoide participará...

Informe sobre a falta de medicamentos em julho e agosto de 2024 I Movimento Medicamento no Tempo Certo

Informe sobre a falta de medicamentos em julho e agosto de 2024 I Movimento Medicamento no Tempo Certo

por Beatriz Libonati
05/09/2024

Entre os dias 1º de julho e 1º de setembro de 2024, o Movimento Medicamento no Tempo Certo, recebeu 8.656...

Convite para participar de pesquisa acadêmica sobre artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil, doença reumatoide do pulmão e vasculite reumatoide

Convite para participar de pesquisa acadêmica sobre artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil, doença reumatoide do pulmão e vasculite reumatoide

por Beatriz Libonati
18/07/2024

💁🏻‍♀️Sua experiência com o tratamento da artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil, doença reumatoide do pulmão e vasculite reumatoide pode ajudar...

Informe sobre a falta de medicamentos em junho de 2024 I Movimento Medicamento no Tempo Certo

Informe sobre a falta de medicamentos em junho de 2024 I Movimento Medicamento no Tempo Certo

por Priscila Torres
15/07/2024

Entre os dias 01 de Junho à 01 de julho de 2024, o Movimento Medicamento no Tempo Certo, recebeu 5791...

Próxima postagem
Tocilizumabe: pacientes relatam falta nas farmácias do SUS e Ministério da Saúde informa que o fornecimento encontra-se regular

Tocilizumabe: pacientes relatam falta nas farmácias do SUS e Ministério da Saúde informa que o fornecimento encontra-se regular

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Blog oficial das ONGs

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Acessar
  • Apoio
  • ArtriteGuia
  • Blogs do usuário
  • Cadastro
  • Cadastro
  • Carrinho
  • Carrinho
  • Chat Room
  • Colaboradores no BlogAR
  • Contato
  • Conte a sua história
    • Sobre Mim
  • EncontrAR
    • Objetivo do EncontrAR
  • Entrevistas
  • Enviar nova postagem no blog
  • Esqueci minha senha
  • Finalização de compra
  • Finalizar compra
  • Grupo de usuários padrão
  • Home 1
  • Home 1
  • Home 2
  • Loja
  • Meu perfil
  • Minha conta
  • Minha vida com AR
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Onde encontrar Centros de Terapia Assistida no SUS
  • Pesquisar usuários
  • Política de Privacidade
  • Todos os grupos

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco