Hoje, eu não vou tomar remédio porque vou beber!

Quem é que nunca ouviu ou falou isso?

Nessa época de festas, tenho recebido inúmeras perguntas sobre o consumo de bebida alcoólica e o uso de medicamentos para artrite reumatoide. Os riscos de tomar uns drinks e tomar os medicamentos para AR ou qualquer outra doença reumática, vão muito além de “cortar o efeito do medicamento”, porque na verdade, o menor risco de tomar medicamento e ingerir álcool é o de cortar o efeito dos medicamentos.

Alguns medicamentos usados na artrite reumatoide ou nas doenças reumáticas, são hepatotóxicos, ou seja, por terem sua metabolização no fígado, podem causar toxidade no fígado que é a famosa Hepatite Medicamentosa, um comprometimento hepática que pode levar a perda do fígado. O álcool também é metabolizado pelo fígado, quando uma pessoa ingeri bebida alcoólica e faz uso contínuo de medicamentos, aumenta em larga escala o risco de desenvolver uma hepatite medicamentosa.

Eu fiz 02 quadros importantes de hepatites medicamentosa, sem nunca ter ingerido bebida alcoólica, eu nunca gostei de beber e todas as vezes que cheguei no pronto socorro com as enzimas do fígado elevadas, tinha que responder repetidas vezes a pergunta “você bebe?, bebeu muito ontem?”, varias foram as vezes que os médicos perguntavam para minha mãe se eu não havia saído a noite para beber, e mesmo sem nunca saber o que é tomar um porre, eu quase morri por conta do figado. Logo, bebida alcoólica pra mim é algo proibido.

Muitas pessoas perguntam, se eu parar de tomar o remédio, posso beber? 

A resposta é não! a maioria dos medicamentos usados no tratamento da AR, são de uso contínuo, a eliminação do organismo não é imediata, ou seja, se você pensa que parar de tomar o medicamento no dia ou um dia antes de beber está fora de risco, esqueça, o risco é praticamente o mesmo.

Bebida alcoólica e medicamentos são uma bomba para o fígado! e pensem sempre, que um paciente hepático sofre muito, as vezes muito mais do que nós que temos AR, pois uma hepatite estimulada pelo uso de álcool e medicamentos pode levar a morte.

Não permita que o azar tenha sorte na sua vida, uma alteração hepática é realmente desconfortável.

Se você toma remédio, não beba, seu fígado agradece!

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));