Diagnóstico da artrite psoriásica

O diagnóstico da artrite psoriásica é difícil e, muitas vezes, só ocorre após a manifestação de diversos sintomas da doença.

O diagnóstico da artrite psoriásica é difícil e, muitas vezes, só ocorre após a manifestação de diversos sintomas da doença. Apesar disso, o diagnóstico precoce é fundamental e pode ser o fator decisivo para a manutenção da qualidade de vida e, principalmente, da mobilidade dos pacientes. Isso porque, sem o diagnóstico e o tratamento adequados, a artrite psoriásica pode trazer danos irreversíveis às articulações dos pacientes, chegando a limitar sua capacidade de movimentação para sempre.

Como a maioria dos pacientes manifesta primeiramente os sintomas da psoríase e só depois os sintomas da artrite psoriásica, inicialmente, é importante que seja feito o correto diagnóstico da psoríase. As pessoas com psoríase devem sempre ficar atentas a eventuais dores, inchaço e rigidez nas articulações (popularmente chamadas de “juntas”). Caso notem alguma diferença, devem retornar ao médico que acompanha a psoríase e relatar o sintoma, ou buscar ajuda de um reumatologista, especialista que normalmente faz o diagnóstico e tratamento da artrite psoriásica.

Para o diagnóstico da artrite psoriásica, o reumatologista avalia o histórico do paciente e pode solicitar exames como raio-x, ressonâncias e ultrassonografias, que permitem avaliar os sinais da doença nas articulações.

Especialmente quando o paciente não apresenta os sintomas da psoríase na pele e nem nas unhas, o diagnóstico da artrite psoriásica pode ser confundido com outros tipos de artrite. Nestes casos, exames de sangue (hemogramas) podem ajudar a diferenciar o diagnóstico. A anemia, por exemplo, pode ser mais um indicativo da artrite psoriásica.

Fonte: Novartis Saúde

Referências
1. National Psoriasis Foundation. How is psoriatic arthritis diagnosed?
2. National Psoriasis Foundation.About psoriatic arthritis.
3. Site da National Library of Medicine.
4. Site do American College of Rheumatology.

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));