Comunicado urgente para pacientes que usam medicamentos biológicos

Hoje é o último dia para participar da enquete pública sobre fornecimento de medicamentos biológicos no SUS

Comunicado urgente para pacientes que usam medicamentos biológicos

Hoje é o último dia para participar da enquete pública sobre fornecimento de medicamentos biológicos no SUS

Pacientes e médicos respondam a enquete sobre fornecimento de medicamentos biológicos no SUS. O prazo termina neste domingo, dia 09 de setembro de 2018. É importante que todos os pacientes com doenças reumatológicas participem, pois essa enquete servirá de apoio para a implementação da política nacional de medicamentos biológicos no #SUS.

Preencha a enquete hoje ou cale-se para sempre! siga as orientações abaixo e ajude o Ministério da Saude a entender o que de fato é importante para o paciente.

✍️ As contribuições devem ser enviadas por meio do formulário eletrônico do Ministério da Saúde, disponível no link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php

Click no link acima, selecione SIM e em seguida, preencha suas informações de contato, no item II – Contribuição:
No primeiro campo, conte a sua história e compartilhe a sua experiência com o uso de medicamentos biológicos, depois selecione, os próximos campos:

Em Acesso e uso racional, compartilhe nesse campo sua experiência com a farmácia de alto custo, explique como o atendente orienta o uso do medicamentos, conte suas barreiras para armazenar, transportar e aplicar ou infundir o medicamento e informe o Ministério da Saúde segundo a sua experiência se você considerar seguro, as múltiplas trocas de medicamentos realizadas pelo SUS ou se você considera segura o seu medicamentos ser trocado apenas com orientação e prescrição de seu médico.

Em outros: conte as suas principais dificuldades de acesso aos medicamentos biológicos.

São exemplos de medicamentos biológicos:

🔅 Adalimumabe
🔅 Abatacepte
🔅 Belimumabe
🔅 Canaquinumabe
🔅 Etanercepte
🔅 Infliximabe
🔅 Rituximabe
🔅 Tocilizumabe
🔅 Certolizumabe
🔅 Ustequinumabe
🔅 Secuquinumabe
🔅 Golimumabe

O momento de contribuir é agora, as consequências da não participação de pacientes nessa enquete, poderá influenciar nas diretrizes de acesso aos biológicos e troca automática de biológico po biossimilar no #SUS.

🗣Ministério da Saúde quer ouvir sua experiência sobre o uso de medicamentos biológicos e biossimilares no SUS

O Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério da Saúde, está recebendo contribuições da sociedade civil para apoiar o desenvolvimento da Política Nacional de Medicamentos Biológicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme estabelece a Portaria GM/MS nº 1.160/2018, informações disponíveis neste link:
http://portalms.saude.gov.br/gt-de-biologicos

participacaosocia,GT,políticaspublicas,biologicos,biossimialares,SUS, acesso, regulamentação,diretrizes

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));