Advocacy Articule Colunas da Pri Em destaque ReumatoNews

Comunicado importante sobre a participação de médicos e pacientes na consulta pública do tratamento da artrite no SUS

Ministério da Saúde recebe até esta segunda-feira, 6 de julhos, contribuições de médicos e pacientes para a proposta de atualização do protocolo de tratamento da artrite reumatoide e artrite psoriásica.

Para artrite reumatoide, está sendo incorporado o medicamento oral Baricitinibe, ficando pendente a incorporação do Upacitinibe que está na fila de tecnologias a serem analisadas pela Conitec.

O que não é diferente com artrite psoriásica, que recebe a inclusão do medicamento biológico Certolizumabe e aguarda a incorporação de Ixequizumabe e Tofacitinibe que serão discutidos na reunião da Conitec do mês de julho que acontecerá.

Para ambos os protocolos existe um grande problema, que é a desconsideração da prescrição médica quanto a troca de pacientes estáveis em tratamento com medicamento biológico originador, por biossimilar. Na proposta de artrite reumatoide o Ministério da Saúde declara que, “O uso de medicamentos biossimilares seguirá orientações do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica que informará por meio de Nota Técnica os medicamentos disponíveis para o tratamento da Artrite Reumatóide”.

Essa decisão certamente será seguida para todas as doenças que fazem uso de medicamentos biotecnológicos, ou seja vale para artrite psoriásica, espondilite anquilosante, psoríase, entre outras. Por isso é muito importante a participação de médicos e pacientes.

Sobre o preenchimento do formulário:

As questões de 1 a 5 são de informações de contato.

Na questão nº7: Você gostaria de alterar ou incluir alguma informação ao texto? responda que sim, e comente sobre o seu ponto de vista, se você considera correto a mudança de pacientes estáveis em tratamento com medicamento biológico originador para biossimilar, sem o consentimento do médico reumatologista. Conte como é difícil controlar a doença e todos os aspectos de sua vida que são impactados pela doença.

Na questão nº 8:  Gostaria de comentar sobre algum outro aspecto? registre a sua experiência de vida real, contando a sua jornada de convivência com a artrite reumatoide, contando todas as etapas de tratamento, ressaltando a importância de ter acesso a medicamentos que sejam prescritos pelo seu reumatologista e reforçando o quanto é importante que a prescrição de seu reumatologista seja respeitada pelo Gestor Público.

Fonte: http://conitec.gov.br/consultas-publicas

Anúncios

Related posts

#Panlar2018 – 20º Congresso Pan-Americano de Reumatologia

Beatriz Libonati

Quais são as principais metas de tratamento da artrite reumatoide? Reumatologista explica!

Priscila Torres

Oportunidade para participar de pesquisa (entrevista) remunerada para pacientes com Doença Pulmonar Intersticial Fibrosante associada a Artrite Reumatoide ou a Esclerose Sistêmica

Priscila Torres
Loading...