ReumaBlogs

Arterite de Takayasu

É um tipo raro de vasculite, um grupo de distúrbios que causam inflamação dos vasos sanguíneos. A inflamação danifica a aorta que é a grande artéria que transporta sangue do coração para o resto do corpo e seus principais ramos.

A doença pode levar ao estreitamento ou bloqueio das artérias bem como a formação de aneurismas. A arterite de Takayasu também pode causar dor no braço ou no peito, pressão alta e, eventualmente, insuficiência cardíaca ou derrame.

Os sinais e sintomas da arterite de Takayasu ocorrem frequentemente em dois estágios.

No primeiro estágio, é provável que você apresente: fadiga, perda de peso não intencional, dores musculares e articulares, febre às vezes acompanhada de suores noturnos. Nem todo mundo tem esses primeiros sinais e sintomas.Em alguns pacientes a doença vai lesando as artérias sem que você perceba que algo está errado.

Durante o segundo estágio, a inflamação faz com que as artérias se estreitem, diminuindo a quantidade de sangue e oxigênio, e menos nutrientes alcançam seus órgãos e tecidos. Os sinais e sintomas do podem incluir: fraqueza ou dor nos membros com o uso, tonturas ou desmaio, dores de cabeça ou alterações visuais, problemas de memória, dor no peito ou falta de ar, pressão alta, diarreia ou sangue nas fezes e anemia.

Ninguém sabe exatamente o que causa a inflamação inicial na arterite de Takayasu. A condição é provavelmente uma doença auto-imune na qual seu sistema imunológico ataca suas próprias artérias . A doença pode ser desencadeada por um vírus ou outra infecção.

Fatores de risco – A arterite de Takayasu afeta principalmente mulheres com idade inferior a 40 anos. A doença ocorre em todo o mundo, mas é mais comum na Ásia. Pode apresentar uma série de complicações como:

Pressão alta, inflamação do coração, que pode afetar o músculo cardíaco ou as válvulas, insuficiência cardíaca , acidente vascular cerebral, aneurisma de aorta e até ataque cardíaco.

O diagnóstico é clínico associado a exames de sangue e imagem.

#REPOST @reumatismoemfoco

Related posts

Infiltração – tratamento não cirúrgico para combater a dor

Priscila Torres

Covid19 – Uso de máscaras

Priscila Torres

Cisto Sinovial

Priscila Torres
Loading...