Atitude Positiva e o Sucesso do Tratamento da Artrite Reumatoide

 tratamento da artrite reumatoide depende muito da atitude do paciente. Saiba como obter mais do seu tratamento.
O sucesso do tratamento da artrite reumatoide depende de conseguirmos atingir a remissão da doença após alguns meses de tratamento. Para atingir essa remissão, é necessário tomar corretamente as medicações, o que chamamos de aderência.

​ Pode parecer uma coisa óbvia, mas pacientes que seguem seus tratamentos corretamente, ou seja, que possuem boa aderência a seus tratamentos, conseguem resultados melhores do que pacientes que não tomam corretamente seus medicamentos e outros tratamentos. A grande questão é o que leva alguns pacientes a se cuidarem melhor, e seguirem corretamente seus tratamentos? Os fatores psicológicos que levam pacientes a seguirem de forma correta, ou não, seus tratamentos, tem sido objeto de estudos no mundo todo.

Em entrevista no Congresso Europeu de Reumatologia, a Dra Mieke Hazes, do Erasmus Medical Center, em Rotterdam, Holanda, afirma o que muitos estudos já observaram: pacientes com um pensamento positivo e uma atitude empoderada sobre a doença tem uma evolução melhor. Quem procura se informar sobre a doença, entende melhor seu tratamento, e por que deve segui-lo, e compartilha as decisões com os médicos. Deste modo, a aderência ao tratamento aumenta, ocorre um melhor alívio da dor, com consequente melhoria da qualidade de vida  e menor progressão da doença.

É muito importante conversar com seu médico, discutir as opções de tratamento, avaliar os medicamentos em uso, quais são seus efeitos colaterais, quais os benefícios. Antigamente, esse diálogo não tinha tanto espaço nas consultas, uma vez que as opções de tratamento eram poucas. Felizmente, hoje temos inúmeras opções de tratamento, então é possível encontrar uma que seja mais adequada a cada pessoa, mas para isso o diálogo entre o paciente e o médico deve ser franco.

Se você não está tomando o medicamento, por qualquer que seja o motivo, explique para seu médico, ele será capaz de orientá-lo quanto a outras possibilidades de tratamento. Muitas vezes os pacientes se revoltam com a doença, ou até mesmo com os medicamentos, por sintomas que não são eles que estão causando.

Busque informações sérias a respeito da sua doença, como ela se desenvolve, o que afeta no seu organismo, quais as possibilidades de tratamento com e sem medicamentos e o que você pode fazer par se sentir melhor. Você verá que o principal beneficiado será você, sua saúde e sua qualidade de vida!

ReumatoCare acredita que informação também é tratamento, e por isso busca constantemente informação confiável e atualizada sobre as doenças reumáticas, para fazer com que os pacientes entendam mais de suas doenças, tratamentos e como obter uma melhor qualidade de vida.

Acesse aqui nossos Guias de Doenças Reumáticas, e nossos Guias de Como Conviver com sua Doença.

Originalmente postado em www.reumatocare.com.br

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: