Uma nova esperança para quem sofre de fibromialgia

Dor Fantasma

A fibromialgia é uma síndrome de dor crônica que pode ser acompanhada por fadiga, comprometimento cognitivo, síndrome do intestino irritável e distúrbios do sono. Mais de 90% dos casos são em mulheres.

Esta síndrome ainda não tem causa conhecida, embora algumas vezes apareça depois de uma lesão cerebral, e seu tratamento é muito difícil. A dor na fibromialgia aparece em mais de um local no corpo ao mesmo tempo e, frequentemente, esses locais mudam de posição.

Essa característica contribuiu para se acreditar que a fibromialgia fosse uma dor psicológica. Por isso, muitos que a têm, inclusive alguns médicos, não admitem que é uma doença real. Qualquer que seja a causa, porém, um novo estudo publicado no jornal Plos One mostra que a oxigenoterapia hiperbárica pode ajudar a tratar a fibromialgia.

Alta Pressão

Câmaras de oxigênio hiperbáricas expõem os pacientes ao oxigênio puro em pressões mais elevadas do que a atmosférica e são usadas para tratar pacientes com embolia,queimaduras, envenenamento por monóxido de carbono, doença dos mergulhadores, entre outras condições.
camara
Essa exposição força mais oxigênio para a corrente sanguínea do paciente e, por sua vez, para o cérebro. Estudos anteriores mostraram que a oxigenoterapia hiperbárica (OHB) leva à reparação das funções cerebrais prejudicadas em quem sofreu um acidente vascular cerebral ou lesão cerebral traumática leve, mesmo anos após a lesão inicial.

Neste estudo, 48 mulheres com fibromialgia, há pelo menos dois anos, receberam 90 minutos por dia de exposição ao oxigênio puro, a duas vezes a pressão atmosférica, 5 dias por semana, durante dois meses.

Finalmente a Cura?

Esse tratamento permitiu reduzir drasticamente, ou mesmo eliminar, o uso de medicamentos para a dor. O consumo de drogas pode aliviar a dor na fibromialgia, mas não cura a doença.

Porém, a OHB parece curar. Quando a fibromialgia é iniciada por uma lesão cerebral traumática, os cientistas acham que a cura será completa. No entanto, quando a síndrome é atribuída a outras causas, os pacientes provavelmente precisarão de terapia de manutenção periódica.

A incrível melhora obtida com a OHB sugere que o reparo do cérebro, e até mesmo a regeneração neural, é possível. E esta descoberta pode abrir caminho para o tratamento de outros tipos de dor crônica.

 Lembrando que o equipamento e seus efeitos ainda estão em estudos de eficiência no tratamento para fibromialgia e outras doenças crônicas.

Fonte: Hora de Santa Catarina

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

44 Comentários

  1. Gostaria muito de passar por este tratamento(oxigenoterapia) sera que pelo SUS consigo? Camaras de oxigenio hiperbaricas.

  2. Eu fiz 135 sessões de câmara hiperbárica

    (oxigenoterapia) é simplesmente o milagre de vida

    Portugal hospital Pedro Hispano – Matosinhos.

    Paula Sousa – Valença

  3. Nossa que notícia maravilhosa… tenho essa doença fibromialgia e artrite reumatoide,,,quase moro de DOR insuportável adorei saber que TEMOS mais recursos agora,,, e uma grande esperança….gostaria muito de fazer como FAÇO

  4. Comigo as dores sao horriveis, tenho fibrofialgia e tenho o nervo ciatico e artrose na coluna. Estou vivendo porque Deus quer que eu vivo. A Fibromialgia faz uns 3 anos, e a artrose e o nervo ciatico faz 3 meses. Nao e facil viver nao.

  5. Sou de Portugal tenho fibromialgia e artrite sofro imensovcom dores e cansaço já procurei varios tratamentos. Será que me podem informar qual cidade com aeroporto posso fazer esse tratamento e quanto me pode custar? Muito grata Arminda Oliveira

    • Tenho essa doença a mais de 20 anos alem de artrose hérnia de coluna cervical e lombar desgastes das articulações todas inclusive desgates,inflação e derrame de menisco sinto dores no ciático e escápulas. Sao dores diárias e tem dias que fica insuportável aguentar. Moro em salvador – Bahia gostaria de saber qual o local de tratamento mais próximo pra mim.

      • Anabel, este tratamento foi uma pesquisa e ainda não está disponível no SUS, existem clínicas privadas que realizam este tratamento, porém, não sabemos indicar. Desculpe não poder ajudar!

  6. Eu também gostaria muito de poder fazzer esse tratamento é um sonho viver sem dor.

  7. Em SP tem algum local que faz esse tratamento? Tenho fibromialgia há 15 anos, estou com artrose na coluna e com hérnia de disco.
    Realmente o exercício físico é sempre bom para todas as pessoas, mas infelizmente não tira a dor, ajuda na qualidade de vida.

    • Adriana, procure no google por “câmara hiperbárica”, existém várias clinicas que fazem esse tratamento, porém, não sei se realizam para fibromialgia, pois a matéria fala de uma pesquisa realizada, que não está disponível no SUS.

      • Bom dia.

        Em São Paulo tem sim, mas você pode ligar para a Sociedade de Medicina Hiperbárica no telefone 11-3263-0611 e se informar quais os locais mais próximos de você.
        abraço

  8. Tenho artrose e artrite em quase todas as articulações, em Cuiabá-MT tem alguma clinica que faz esse tratamento?

  9. Que maravilha saber que pode existir uma LUZ !!! Sofro com FIBROMIALGIA ha mais de 20 anos, e ha uns 10 com a dor ciatica. Nao sei o que e viver sem dor. Mas, Deus e PAI, e me da forcas. Por favor, onde posso encontrar esse tipo de tratamento??? Irei ao fim do mundo a procura ! Tem em Salvador, Bahia ??? Fora do pais ??? ONDE ??????????????????????????

Olá, deixe um comentário!