Joelhos, meus joelhos!

Minha vidinha, tah crescendo!

Desde julho 2011, apresento uma dor nos joelhos diferente da dor da Artrite Reumatoide. Derrepente meu joelho passou a doer de forma ardente e insistente, logo observei que não era uma dor da AR,  pois essa dor aliviava com o repouso, piorava quando subia escadas e de vez em quando era uma dor biliscante!

Em Agosto/2011, busquei auxílio médico, através do plano de saúde, o médico ortopedista solicitou, ressonância magnética de joelhos, que acusou “ruptura de ligamentos bilateral, estando o joelho direito com todos os ligamentos rompidos.

1º RNM 09/2011

Voltei no médico do plano de saúde, e logo, tive a noticia, você tem ruptura de ligamentos e precisamos operar urgente,  vamos marcar cirurgia para segunda-feira, não sei como você está andando sem apoio!. Era uma sexta-feira e na hora bateu um super medo, disse ao médico que tinha que consultar minha médica reumatologista e voltaria. Até hoje eu não voltei.

Voltei pra casa naquele dia, intrigada falei com minha mãe ao telefone “como pode, ruptura de ligamentos, eu estou andando sem apoio, me lembro que quando trabalhava no Pronto Socorro, os homens chegavam com lesão ligamentar sem andar, gritando de dor, e eu só tinha uma dor diferente da AR, e conseguia andar”.

1º RNM 09/2011

Em Outubro/2011, no SUS em consulta com minha médica reumatologista,  iniciamos medicamentos condroprotetores e fui encaminhada para a “Equipe do Joelho” em um hospital “SUS”, tive minha primeira consulta com a Equipe do Joelho na primeira semana de Janeiro/2012, e após extensa avaliação médica, fiz nova ressonância magnética em um outro laboratório de imagens, realizei inúmeras radiografias de joelho, até que após praticamente 2 meses (janeiro e fevereiro), indo toda quinta-feira neste ambulatório, a equipe médica comunicou que eu não tinha ruptura de ligamentos e sim, Joelho Valgo + “Síndrome Patelo Femural” que é o mesmo que, Condromalacia Patelar em Grau II no joelho esquerdo e grau IV no joelho direito, além de derrame articular bilateral.

2º RNM 01/2012

O joelho direito apresenta condromalacia em grau IV, a conduta médica seria 6 meses de medicamentos condroprotetores + fisioterapia para alinhamento e fortalecimento muscular, e após este período se não houver melhora clínica (sintomas) seria então indicado cirurgia para correção e alinhamento do joelho. Estou tomando medicamentos condroprotetores desde Outubro de 2011, ou seja, em Abril de 2012, já seria indicado cirurgia.

O joelho esquerdo apresenta condromalacia em grau II, a conduta médica é medicamentos condroprotetores + fisioterapia para alinhamento e fortalecimento muscular.

2º RNM 01/2012

E para ambos os joelhos, diminuição do peso para diminuir a sobrecarga articular. (coisa fácil pra quem usa corticoide, hoje estou com 15mg).

A conduta médica da Equipe do Joelho – SUS:

 Os médicos avaliaram que apesar do joelho direito estar em Grau IV,  não seria adequado, realizar procedimento cirúrgico, por conta da Artrite Reumatoide em atividade.  Pois segundo eles, o risco pode ser maior se operar, o professor explicou que, para operar o joelho direito seria preciso abrir o joelho cortar um pedacinho de ossinho, realinhar o joelho, deixando tudo no lugar, porém, não seria possível dar garantias de que a cirurgia seria um sucesso e que eu não teria nenhuma sequela após a cirurgia, a recuperação seria longa e a mobilidade poderia ficar prejudicada após a cirurgia. Diante dessa explicação, evidente que eu concordo com a decisão da Equipe do Joelho, pois ele dói, mas ele anda, com dor sempre, mas ainda assim está funcionando.

Radiografia Panorâmica de Joelhos 01/2012

Fico pensando,  se eu tivesse concordado com o médico do plano de saúde? Teria sido submetida a um procedimento cirúrgico errado?, com um diagnóstico errado?,  duvidei do que ouvi, não acreditei que mesmo com AR seria normal ter quase todos os ligamentos rompidos e ainda assim andar sem apoio, porque eu era a super Pri?, comuniquei minha médica e corri atrás de segunda opnião.

Quando o joelho começou a doer, com orientação do  médico ortopedista, comecei a fazer uso da Codeína para aliviar a dor, confesso que realmente alivia a dor, mas a longo prazo, após quase 7 meses tomando codeína de horário, cheguei a conclusão que não tomaria mais codeína, já que não posso operar, então vou estimular a minha resistência a dor, pois observei que a codeína estava interferindo na minha mente, estava muito agitada, esquecendo as coisas e pior me deixando perturbada.

A dor não é o pior, pois a dor, já nos acostumamos tanto, quando meus joelhos começaram a doer, nos primeiros meses foi muito difícil conviver com a dor nova, mas hoje acredito que estou criando resistência e já estou me acostumando com ela, porém, ela esta me limitando, limitando meus movimentos e isso está me deixando muito triste e irritada, por mais que eu queira voltar pra acadêmica, meus joelhos berram de dor, tem hora que parecem que vão desmontar, a dor do joelho arde, queima, fica quente, e belisca, e quando o joelho belisca ele não quer mais andar, fazendo com que eu pare meus movimentos até o efeito do joelho beliscante passar.

Demorei para escrever sobre isso, porque estava tomada por uma revolta que não tinha fim.

O primeiro diagnóstico do Joelho foi “ruptura ligamentar” onde a orientação médica foi diminuir a atividade física para poupar os ligamentos, pelo menos até a cirurgia. Já o diagnóstico definitivo “Síndrome Patelo Femural” a orientação médica imediata é Atividade Física para Fortalecimento muscular, ou seja, mesmo sem operar de Setembro/2011 à Fevereiro/2012 , foram 6 meses de orientação médica errada, por conta de uma ressonância magnética errada.

Sabe o que é isso? É Plano de Saúde que paga miséria aos serviços diagnósticos e as consultas médicas e isso é um fator estimulante ao erro, pois para ter lucros os serviços diagnósticos tem que atender uma demanda grande de pessoas e exames por dia e quem leva o prejuízo disso, somos nós pacientes. É por isso que a cada dia sou mais e mais, defensora do SUS!

Estou com AR ativa desde Agosto/2011, voltei a fazer febre de final de tarde em agosto, o biológico que estava tomando perdeu a eficácia, e estou usando o 2º medicamento biológico Anti-TNF, estou na 5º dose (2 injeção por semana) e sinceramente não vejo efeito sobre a AR.

Inicio tratamento médico multidisciplinar para perda de peso e melhor qualidade de vida e durabilidade dos meus joelhos, em breve escrevo sobre isso.

Obs: A Condromalacia Patelar é conhecida também por; Síndrome Patelo Femural e Joelhos de Corredor, muito irônico uma pessoa com AR ter Joelhos de Corredor!! Não corremos nem da chuva.

Para ler os laudos das ressonâncias magnéticas, basta clicar sobre as imagens.

Prirmãs ... minhas articulações acessórias!!

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

20 Comentários

  1. Pois é, Pri, ainda bem q/ vc é bem informada e correu atrás de 2a. opinião; já pensou quanta gente deixa de agir assim e é prejudicada? Sobre os planos não tem nem o q/ falar…estão péssimos mesmo! Deveriam se envergonhar de tamanho descaso para com o consumidor!
    Desejo melhoras a vc amiga guerreira! Bjs de carinho!

  2. Pois é, Pri, ainda bem que vc é bem informada e correu atrás de 2a. opinião; já pensou quanta gente deixa de agir assim e é prejudicada? Sobre os planos não tem nem o que falar…estão péssimos mesmo! Deveriam se envergonhar de tamanho descaso para com o consumidor!
    Desejo melhoras a você, amiga guerreira! Beijos de carinho!

  3. Priscila, eu tenho condromalacia a muito tempo mas não tem nada a ver com a AR, foi diagnósticado a muitos anos atrás, tenho 4 cirurgias sendo 2 abertas e 2 por artroscópia. Dentro os vários ortopedista que já passei Ricardo navarro que me operou 2 vezes e que não está mais aqui, José Hungria Neto, Osmar Camargo, Osmar Avanzi, Marcus Luzo tem um que atende no PS do convênio eu acredito que seja Antenor, ele é muito bom na época ele chegou a mesma conclusão que Dr. Ricardo Navarro. Procure ele, não espere muito para buscar tratamento, já tomei condroprotetores, infiltrações locais até chegar a cirurgias devido o agravamento onde acabou ocorrendo lateralização fermuro patelar. Uma dor intensa, realmente vc não consegue por o pé no chão.
    Até que veio a união com AR, e além de perder a musculatura, continuo com a condromálacia grau IV, cisto de backer, derrame articular e artrite reumatóide no joelho E do qual também não dobra mais e no direito condromálacia grau III, artrite reumatóide e aparecimento de cisto de backer sem tratamento cirúrgico no momento, no entanto os dois agrardam para próteses futuras.
    Procure um ortopedista e inicie o tratamento imediatamente, não fique prolongando, bjssssssss

    • Fabi..

      Eu estou com a equipe da escola, os professores pediram para esperar até Outubro de 2012, quando tenho retorno. A minha patela do joelho direito esta lateralizando, e ela sai do lugar e forma uma bola grande na lateral, isso acontece quando ela belisca, por isso está ficando muito dificil esperar. Mas eles estão com receito de operar com doença ativa e minha AR ta em atividade, e pelo que vejo, não vão operar rápido não. O quesito DOR para eles não é urgência de cirurgia.. Enfim.. estou esperando !!!

  4. Priscila, eles estão certos com doença ativa eles não vão te operar pois pode complicar ainda mais sua situação eu já passei por 4 cirurgias de joelho e elas são bem doloridas no pós operatório e pode ter complicações na AR posteriormente a cirurgia. No meu caso na época a AR não estava em atividade e mesmo atrofiou meu joelho. O nome do ortopedista que atende no PS do convênio ele também é do grupo de joelho Dr. Antonio Antenor Bessa Queiroz, ele chegou no mesmo conceito que Dr. Ricardo Navarro que foi quem me operou as 2 últimas vezes. Tenta ligar no PS é ver o dia que ele atende lá, ele é muito bom.

  5. Pri, reforço as palavras da Ana Maria Laitano, ainda bem que você é uma pessoa bem informada e correu atrás de outra opinião! Quantas pessoas apenas seguem à risca o que seus médicos indicam e acabam sendo prejudicadas?! Cirurgia, no nosso caso, que somos imunodeprimidas é muito complicado! Como pode correr super bem, pode dar complicações! É uma faca de de dois gumes! Minha filha de 16 anos, tem Síndrome Patelo Femural!
    Quando ela tinha uns 10 anos, começou a reclamar de dores nos joelhos, levei-a a um Ortopedista que disse que isso desapareceria com o avanço da idade! Desapareceu?! Não! Ela sofre dores horríveis, está com encurtamento dos tendões das pernas. Devido a forçar o joelho direito refletiu no quadril esquerdo e ela teve uma bursite no quadril.Forçando o quadril esquerdo refletiu no outro quadril. Está complicado! Agora ela está fazendo hidroterapia, porque tem menos impacto. Ela adora dançar. E, infelizmente aumentou um pouco de peso devido ao uso de alguma injeções de corticódes para esses problemas! E o aumento de peso prejudica mais os joelhos, sei por mim mesma!
    Mas, voltando ao assunto dos laudos dos Radiologistas, não gosto quando pedem exames anteriores! Sei que eles têm que ter um parâmetro para verificar se houve melhora ou piora do problema, mas fico com o pé meio atrás!
    Melhoras amiga, guerreira e batalhadora!
    Temos que nos superar dia a dia, porque se nos entregarmos, daí sim que as coisas pioram!
    Um grande abraço e força amiga!
    Beijos com carinho!
    P.S.: Deixe-me somente fazer um relato, tive que ir em outro Reumatogista por falta de R$250,00 que o meu médico cobra pelas consutas, ele somente atende particular! Ele nunca me indicou cirurgia para as minhas deformidades nas mãos! Já está Reumatologista que começou a atender recentemente pelo meu convênio me indicou! Fico sem saber o que fazer! Tenho medo de ficar com o movimento das mãos mais limitados! mas confesso, que ficaria muito feliz se pudesse deixar meus dedos esticadinhos rs..rs…!
    Outra coisa que eu sempre me questionava e acabava esquecendo nas consultadas com meu antigo Reumato, por que ele não me receitava Ácido Fólico se eu faço uso de Metotrexate? A Reumatologista, já me disse que eu não posso ficar sem ele!
    Infelizmente nossos Reumatologistas não falam a mesma língua!
    Mais uma vez beijos Pri!
    Forças e melhora para ti!

    • Alessandra querida, converse com seu medico, o meu relacionamento com a minha medica sempre foi ótimo, ela qdo tem que chamar a atenção chama, sempre me ouve, e sempre me da broncas qdo precisa e sempre cuidou bem de mim. Não e legal, ficarmos com duvidas, anote tudo no papel para não esquecer de nada e converse com ele direitinho, se ainda assim, não ficar legal, vale a pena negar fazer acompanhamento com outro medico.

      Super forcas para tua filhota e os joelhos, diga a ela que sou solidaria a dor dela.

      Beja

  6. PRI nossa lendo a sua hoistoria as vezes penso q o meu joelho pode ter sido um diagnostico errado e uma cirurgiao sem precisao pq depois q operei so piorei ate hj nao vi melhora em nada paquei 2.500,00 reais dinheiro q sofremos para arrumar e nada adiantou agora fui para bh ortopedista me tratou na maior friesa dizendo q so perdi 10 porcento do movimento da perna q ´por ter ar a tanto tempo q estou ate q bem . mas a dor q sinto constantemente nao conta ele disse qtenho q controlar a ar. viajei 400km para trazer uma carta para meu reumato e nem um comprimido agora o meu reumato quer me mandar para sao paulo mas estou pensando em ir pq nao aquento mais sofrer dor e ver tantas limitaçoes dianta ate de 2 degraus para subir.

    • Venina, lembra que te falei, Pq vai pagar? Vamos lutar pelo SUS.
      Olha se o seu reumato indica vir para SP, venha através do SUS, não vai fazer sacrifícios viu?!
      Temos um procedimento no Ministério da Saude, chamado TFD que que dizer tratamento fora de domicilio,onde todas as despesas e agendamentos são de obrigatoriedade do SUS, ou seja, vc tem tratamento garantido e tem tb continuidade garantida, converse com seu medico.
      Pergunte a ele, se ele conhece o INTO, que fica no RJ e e especialista em tratar casos como os nossos.

      Boa sorte e cuide-se Bem!!

  7. Oi Pri, boa tarde. Eu tive um diagnóstico de cisto no joelho, sei que nem de perto é do tamanho do seu problema, mas eu também tinha dores horríveis, não podia ficar em pé que aí o joelho inchava e eu não podia mais andar. Passei por diversas infiltrações, medicamentos e nada deu resultado, até que me encaminharam para a capital do Estado. Lá passei por uma videoartroscopia e "foi retirado o cisto". Tudo balela, ele cortou o ligamento do meu joelho e fiquei um ano com a perna mais curta, passei a fazer fisioterapia e o meu fisioterapeuta me dizia para buscar auxilio em outro médico, pois o tratamento não estava dando resultado. Foi aí que procurei um outro médico de minha cidade mesmo e ele de posse dos exames começou um tratamento de aplicação de injeções em quase toda a perna e redor do joelho (na época era lançamento no mercado), e me encaminhou para nova cirurgia. Da qual graças a Deus estou andando novamente. Esta minha história é só com o proposito de ilustrar que infelizmente em qualquer lugar do país estamos sujeitos a cair nas mãos destes carniceiros que fazem da medicina uma forma de ganhar dinheiro.

    • Olá, Iolanda, que bom que vc encontrou um medico e conseguiu te ajudar, isso e muito importante. Fico feliz em saber que superou e deu tudo certo.

      Obrigada por compartilhar sua história conosco.

      Beijos!

  8. Oi Priii, olha eu gostaria muito que vc conhecesse meu médio, Dr. Roberto de Toledo Acayaba, ele com certeza não indicaria nenhuma cirurgia e nem fisioterapia, pelo menos neste momento, e indicaria um tratamento que com certeza seria eficaz.
    Sabe Pri, todo diagnóstico feito quando o paciente tem AR é praticamente errado, pq essa doença provoca diversos problemas que somente o Dr. Acayaba seria capaz de lhe explixar melhor. Eu já fiz tratamento em São Paulo e com outros vários reumátos, já passei por cirurgias e infelizmente só piorei, foi um sofrimento a mais, e tudo isso o Dr. Acayaba é contra, a não ser nos últimos dos últimos casos. tenho muitas sequelas inculsive nos joelhos, os movimentos realmente ficaram prejudicados e se fosse por outros médicos reumátos que inclusive são de renomes, hoje eu seria chei de próteses e talvez nem andasse mais… querida o que posse te dizer por experiência própria é que esse seu preoblema no joelho infelizmente é AR. Desculpa não sou médica e nem quero fazer diagnóstico, mas já passei por isso, tenho AR desde 5anos e hoje tenho 40anos, aprendi um pouco the doença… Um super beijo e fique com Deus.

    • Regina,querida, me perdoa, + não entendi o que seu medico quer dizer ou o que ele faz de tão extraordinário e diferente, eu sei que a AR e um agravante dessa história dos joelhos + e fato que além da AR infelizmente eu tenho outra doenca nos joelhos, e uma coisa não leva a outra.

      beijos!

    • Olá, Clayton.

      A primeira e grande dica é praticar atividade fisica sem sobrecarga articular, a longo prazo fortalece nossos músculos e aumenta a nossa resistência a dor.
      Uso de pomas antiinflamatória também é ajuda muito, converse com seu médico.

      Bjs

  9. Tenho condromalácia nos dois joelhos, trabalho como enfermeiro na rede pública de saúde de Chapecó – SC. Estou vivendo a pior fase da minha vida quanto a dor, meus joelhos não aguentam mais. E pior, tenho um bebê de 1 ano e 3 meses.
    Choro todos os dias, tomo codeína e tramadol tipo balinha de hortelã, comprei um aparelho de tens e fes para analgesia via choques. Mas parei de fazer fisioterapia que me deixava muito doente, com dores, parei de tentar, de procurar. Tenho uma perícia amanhã que provavelmente vai dar coisas ruins, tipo sair do meu local de trabalho.
    Não sei mais o que fazer pois não consigo desempenhar minhas funções, não consigo ser um bom pai, não faço as coisas simples que tem que fazer em casa, dirijo com muita dor, e choro muito, reclamo muito, fico ranzinza que nem um velho. E minha esposa paga o pato disso tudo. Se alguém tiver uma palavra de apoio, ficarei muito feliz.

    • Tiago, sinto muito por tudo isso!! + doe o seu Tens para uma associação de paciente, pois o Tens é um perigo na mão de um paciente (mesmo você sendo um enfermeiro), pois usado em excesso só tende a piorar as dores, por estimulação das células inflamatórias, é preciso saber a dose certa de tens para usar e não abusar. A condromalacia é uma doença responsiva à atividade física fortalecedora da musculatura do joelho, por isso, sugiro que converse com o seu médico para analisar a necessidade de uma intervenção por via de infiltração para tentar diminuir a sua dor de forma rápida e te orientar a melhor pratica esportiva nesse momento, eu tenho condromalacia bilateral em grau 4 e 5 e melhorei muito com musculação.

Olá, deixe um comentário!