Tuberculose e Doenças Reumáticas

O dia 24 de março é o dia mundial de combate à tuberculose. Você sabia que os portadores de doenças reumáticas tem um risco maior de desenvolver esta doença? É ela que procuramos com o exame do PPD e raio-x do pulmão, que são solicitados antes de iniciar o tratamento com medicamentos biológicos. Saiba mais sobre esta importante doença.

O que é a Tuberculose?

A tuberculose é uma infecção causada pelo Mycobacterium tuberculosis, um tipo de micobactéria, que se espalha pelo ar através de gotículas de saliva de uma pessoa com infecção ativa no pulmão. Qualquer pessoa próxima ao portador (membro da família, amigo, colega de trabalho) é chamada de contato, e pode não desenvolver a doença ativa imediatamente. Em alguns casos, o sistema de defesa consegue conter a infecção. Isso é o que chamamos de tuberculose latente (inativa, dormente). Durante esse estágio a pessoa está bem e não transmite a doença.

A tuberculose ativa ocorre quando o sistema de defesa está mais fraco e não é mais capaz de conter a micobactéria. Neste estágio é que a pessoa apresenta os sintomas da doença, que são: emagrecimento, cansaço, febre ao final do dia, suor à noite e tosse com expectoração.

Quem tem Mais Risco de Contrair a Doença?

A tuberculose acontece principalmente dos 18 aos 55 anos, e o risco de desenvolver a doença ativa é maior nos primeiros 2 anos do contato. O risco de adquirir a tuberculose mediante contato com um doente é aumentado por condições como dividir a mesma casa e, especialmente entre os que compartilham do mesmo quarto; maior tempo de exposição, e locais com pouca ventilação.

Alguns grupos são mais suscetíveis à doença, como pessoas em situação de rua, moradores de albergues ou asilos, usuários de drogas, profissionais de saúde, portadores de algumas doenças como HIV, diabetes e doenças autoimunes, como artrite reumatoideespondilite anquilosante e artrite psoriásica. O risco é ainda maior com o uso de medicamentos biológicos para essas doenças. Por isso que o seu reumatologista pede exames antes de iniciar o tratamento.

Como são os Exames Feitos Antes de Começar um Biológico?

PPD: é um exame no qual é injetada embaixo da pele do antebraço uma pequena quantidade de uma solução derivada de uma porção inativa da micobactéria. Se a pessoa teve contato com a tuberculose, o local vai ficar redondo e vermelho, e isso deverá ser medido dois dias depois no laboratório ou unidade de saúde. Esse teste não é capaz de diferenciar a forma latente da forma ativa.

Radiografia de tórax: é um exame simples realizado para saber se há uma lesão no pulmão.

Como é o Tratamento?

No caso dos portadores de tuberculose latente que precisarão de medicamentos biológicos, fazemos a quimioprofilaxia, ou seja, é prescrito um medicamento chamado isoniazida para prevenir o aparecimento da doença ativa, por um período de 6 meses. A quimioprofilaxia deve ser iniciada 1 mês antes do início do biológico.

Mesmo na doença ativa, existe cura, e o tratamento está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde. Os medicamentos devem ser ingeridos diariamente, sem interrupção e por um período mínimo de seis meses. São utilizados quatro fármacos para o tratamento dos casos que utilizam o esquema básico: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.

É importante salientar que nunca se deve iniciar um tratamento por conta própria, ou seja, sem a orientação de um médico.

Como se Faz a Prevenção?

  • Vacina BCG em crianças
  • Investigar e tratar os contatos da pessoas doentes, e os portadores de tuberculose latente
  • Manter ambientes bem ventilados e com entrada da luz solar

Artigo originalmente postado por ReumatoCare

https://www.reumatocare.com.br/tuberculose.html

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: