Saiba o que é aderência e como é importante na vida da pessoa com doença reumática

Tudo de mais precioso que a pessoa que convive com artrite reumatoide quer é acordar sem AR, ser curado e, muitas vezes, a busca pela cura nos leva a acreditar em promessas milagrosas a um preço acessível. Muito se fala no desejo da cura, porém, pouco se fala no grande sucesso do tratamento medicamentoso das artrites: a aderência!

O que é aderência? Aderência na AR é quando a pessoa toma decisões assertivas e disciplinadas quanto ao seu tratamento medicamentoso. A aderência compreende aceitar as orientações médicas e segui-las direitinho, sem adaptações ou ajustes por conta própria.

A aderência não é somente ao tratamento medicamentoso, é preciso também aceitar as orientações de mudanças de hábitos de vida (tipo de deixar de fumar ou buscar ter alimentação saudável, por exemplo).

A aderência envolve também aceitar e praticar o tratamento com a equipe multidisciplinar. Quando temos artrite devemos olhar para nós como uma máquina que precisa de médico reumatologista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, etc.

Seguindo as orientações e prescrições de todos os atores da equipe multidisciplinar, vamos domando a artrite e logo passamos a experimentar dias de doença em remissão. Por isso, devemos nos educar para praticarmos com êxito a aderência ao tratamento da AR.

Texto originalmente publica na minha coluna no Site Viva Bem com AR

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));