Colunas da Pri Coronavirus Depoimento Minha Vida com AR

Por que o corticoide causa insônia?

Quem nunca tomou corticoide, não sabe o que é insônia de verdade

Há exatos 7 dias, estou usando dexametasona (8mg/dia), desde 2017 não utilizo mais corticoide, logo estou sentindo seus efeitos colaterais com força, tão forte quanto nos sentimos na semana que fazemos pulsoterapia.

Sinto uma mialgia absurda que já não sei, se é do coronavírus ou se é causada pelo corticoide, recordo-me que durante as pulsoterapia eu sentia sentia isso. Já foram cumpridos 7 dias deste esquema de dexametasona, compartilhamos a decisão de diminuir a dose para suspender, até o fim desta semana, eu já virei zumbi e a minha família vai me isolar, trancada no quarto para espantar o vírus da chatice que chegou com essa insônia. Temos que assumir, os rompantes trazidos pelo corticoide nos tornam insuportáveis, implicantes e sensíveis. Mas nada se compara a tomar um indutor de sono e chegar as 05:40 da manhã sem conseguir se quer cochilar um cadinho.

E, no meio disso, pela primeira vez, percebi que existe uma equivalência de doses entre dexametasona e prednisona, onde a dose de dexametasona de 8 mg que estou usando, equivale a 50mg de prednisona, ou seja, é uma dose fortinha, boa para controlar a tempestade inflamatória do covid e nos deixar com a chatice insone. De verdade, estou bem insuportável.

Explicando sobre a insônia do corticoide

As pessoas frequentemente perguntam por que um medicamento que reduz a inflamação os manteria acordados. A resposta está nas glândulas supra-renais, responsáveis por regular a resposta de luta ou fuga do corpo. Muito estresse pode manter o corpo acordado e a mente estimulada ao esgotar as glândulas supra-renais; os corticosteróides podem fazer a mesma coisa, causando estragos em todos os sistemas que permitem relaxar e dormir, causando insônia e sonhos desagradáveis.

Alternativas: pergunte ao seu médico ou farmacêutico se você pode tomar seu medicamento em uma dose única no início do dia.

Sabemos que a insônia poder ter causas orgânicas e psíquicas. Pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pelo desgaste cotidiano ou por situações-limite como causas mais importantes.

O estresse é um dos gatilhos para ativar a insônia que dormia nas pessoas que não utilizam corticoide, os pacientes usuários de corticoide ativam todo o o seu estresse, retirando a paz e harmonia de nosso sono..

A insônia  trazida pelo uso de corticoide, é caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono, se tornando frequente em todo o ciclo do sono, impedindo o sono reparador. E, assim inicia a jornada insone do usuário de corticoide.

O Corticoide é chamado de hormônio do estresse, logo em doses altas ou em pessoas mais sensíveis, o estresse trazido pelo corticoide, que causa a insônia, começa uma cascata de problemas, logo vem os problemas cotidianos nas atividades diárias.

Sobre a prescrição do corticoide para Pneumonia Viral por COVID19

A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing.

A dexametasona é um medicamento do grupo dos glicocorticoides. Sua aplicação clínica é frequente, principalmente pelos efeitos anti-inflamatórios. Porém, além destes, sua ação glicocorticoide pode provocar vários efeitos colaterais, sendo os mais comuns a elevação da glicose do sangue (“diabetes”), elevação da pressão arterial, ganho de peso, edema (“inchaço”) e, com uso prolongado, osteoporose e insuficiência adrenal.

Trecho retirado da nota da SBEM sobre uso da dexametasona

Alertam ainda que nesse estudo, pacientes com quadros leves não se beneficiaram do uso da dexametasona para o tratamento do covid-19.

Os dados também demonstraram que a mesma terapia com dexametasona não se mostrou eficaz em reduzir a mortalidade em pacientes que não necessitaram de terapia com oxigênio. Portanto, não há qualquer indicação para uso preventivo ou ambulatorial da dexametasona em pessoas assintomáticas ou com quadros leves da Covid-19.

Dessa forma, não utilize nenhum corticoide sem indicação médica (com receita, logicamente). Não use dexametasona para o tratamento do covid-19! Essa decisão certamente não será sua, certamente, mas da equipe médica que está acompanhando os casos graves. Mas sabemos que não custa alertar.

Acompanhe em nosso Instagram @artritereumatoide

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por BlogAR por Priscila Torres (@artritereumatoide) em

 

Fonte:


comunicado_sbem_dexametasona_e_covid_19Baixar

https://drasuzanavieira.med.br/2020/06/22/dexametasona-para-tratamento-da-covid-19/
https://drasuzanavieira.med.br/wp-content/uploads/2020/06/comunicado_sbem_dexametasona_e_covid_19.pdf

https://www.aarp.org/health/drugs-supplements/info-04-2013/medications-that-can-cause-insomnia.html

Anúncios

Related posts

Hoje fui ao psiquiatra …

Priscila Torres

Entenda como os médicos reumatologistas definem o tratamento da artrite reumatoide no Brasil

Priscila Torres

Ampliando o acesso ao trabalho para as pessoas com doenças reumáticas

Priscila Torres
Loading...