Colunas da Pri

#Panlar2018 – Terapia ocupacional é importante para a reabilitação do paciente com doença reumática

Exercícios simples e adaptadores para execução de tarefas empoderam o paciente e melhoram as articulações

Um dos destaques do segundo dia do Congresso de Pacientes foi o painel sobre como ajudá-los na reabilitação, no qual destacou a importância da terapia ocupacional (TO) para o tratamento de doenças reumáticas. A médica Dra. Nieves Capozzi defendeu que a terapia ocupacional define o ser humano como um ser ocupacional, ou seja, ativo e útil. “Levantamo-nos, nos cuidamos, estudamos e trabalhamos. Quando acontece algo com nossa capacidade de realizar algumas atividades, neste momento, precisamos da terapia ocupacional”, contou.

A especialista abordou que o propósito da TO é favorecer o desempenho do paciente, para que ele possa realizar as atividades com maior autonomia possível, evitando complicações. “Em reumatologia, a reabilitação é importante também para prevenir deformidades e manter a articulação estimulada”, contou. A médica apresentou um vídeo com sugestões de exercícios simples para estimular e prevenir possíveis problemas nas articulações das mãos.

Por fim, Dra. Nieves destacou o uso de tecnologias como impressoras 3D para desenvolvimento de produtos que facilitem o dia a dia dos pacientes, como, por exemplo, facilitador de abertura de botões de camisa, adaptadores diversos para abrir garrafas e potes, suporte para colocar com mais facilidade as meias, entre outros. Os produtos estão sendo trabalhados com pacientes na Argentina e são desenvolvidos por terapeutas ocupacionais, em geral, feitos de acordo com as necessidades ou deformidades dos pacientes.

Artigos Relacionados

Entenda a diferença entre artrose e artrite

Priscila Torres

Artrite Reumatoide e Osteoartrose são a mesma coisa?

Priscila Torres

Hoje, as mulheres com doenças reumáticas podem ser mãe #hoysipuedo

Priscila Torres
Loading...