ReumaBlogs

Nem tudo que dói é reumatismo – Parte 2

Falado que nem tudo que dói é reumatismo…Um assunto delicado…Muitas vezes vejo pacientes com doença autoimune crônica que já estão em remissão – sem atividade da doença – mas que a qualquer dor ou sintoma “põe na conta da doença”. Por exemplo “Ai minha perna tá doendo, meu reumatismo tá atacado”.

Não gente, se a doença está em remissão (ou seja, dormindo) não tem nada “atacado” até porque se a doença agudizar, ou seja, abrir de novo, não é uma dor que vem e volta e em um local não específico que vai demonstrar isso.

Esses são conceitos que o paciente deve se libertar, até para não se tornar inseguro e refém da doença como já falei aqui. Como no caso anterior, sedentarismo, má postura, má qualidade do sono, sobrepeso, artrose secundária ou lesão da articulação, tudo pode gerar uma dor. Nem sempre será primária (ou seja, diretamente ligada a doença); ela pode ser secundária (causada por vários motivos que não a sua doença). Então não criem pânico, não queiram trocar sua medicação, nem achem que a doença reativou sem procurar seu reumatologista em consulta médica.⠀

#REPOST @reumatoana

Related posts

O Rim Lúpico – Como calar os seus rins?

Priscila Torres

Vacinas, quais Fazer?

Priscila Torres

Terapia de reposição hormonal (TRH) e pacientes reumáticas

Priscila Torres
Loading...