Importância da resiliência na Artrite Reumatoide

Ser resiliente! Buscar a resiliência quando se tem artrite reumatoide, ou qualquer outra doença crônica de grande impacto, é fundamental para ajudar a si mesmo a enfrentar a adversidade e se sentir melhor.

Você sabe o que é resiliência? Resiliência é a capacidade de aprender a se recuperar de situações de adversidades, dificuldades, estresse.

Quando nos mostramos resistente a aceitar a doença, encontramos facilmente o caminho da revolta, passamos a viver apenas as consequências da doença, mas quando procuramos enfrentar as dificuldades, nos adaptar às novas condições de vida, passamos, então, a trilhar o caminho da resiliência.

A resiliência é importante para gerenciar a vida com artrite, composta de momentos de crises, estabilização e, quando pensamos que estamos bem, vem uma nova crise. Cada vez que isso acontece, nos sentimos imensamente tristes. Mas quando estamos resilientes, somos capazes de continuar, apesar da dor, da raiva, da angústia que vem com cada nova crise, podemos olhar para trás e lembrar que superamos outras dificuldades, resgatamos então as lembranças de superação e, com isso, agimos de forma otimista, acreditando que podemos melhorar, que vamos recuperar a autonomia e a qualidade de vida.

É preciso, sobretudo, acreditar que até as piores crises passam, mas como elas passam? Vai depender do seu enfrentamento positivo ou negativo sobre essa situação.

Faça da artrite uma parte da sua história e não permita que a ela determine a sua trajetória de vida, domine-a!!!

Texto originalmente publica na minha coluna no Site Viva Bem com AR

Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: