ReumaBlogs

Especial Corticoides – Tudo o que você precisa saber!

Venho abordando aqui no meu feed sobre corticoides, um tema muito frequente na vida de pacientes reumatológicos e que traz uma infinidade de dúvidas e insegurança. E que está dando o que falar…. Por isso, resolvi fazer um especial sobre o tema, procurando esclarecer alguns pontos importantes para quem depende tanto desse medicamento.

Para começar, quero explicar o que é e como funciona esse remédio. De ação anti-inflamatória e imunossupressora, é um derivado sintético de um dos principais hormônios produzidos pelo nosso corpo, o cortisol, cuja função é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial. O corticoide tem esse efeito potencializado e, por isso, é um grande aliado no controle da dor.

Existem em diversos formatos como cremes, loções, comprimidos, injetáveis, colírios e sprays.

Suas principais indicações são para o tratamento de processos inflamatórios agudos e doenças crônicas como asma, alergias, esclerose múltipla, lúpus, artrite reumatoide, vasculites, entre várias outras, e também é utilizado em pacientes transplantados e com câncer.

É um remédio muito útil, sem dúvida alguma, e sua descoberta revolucionou a vida de médicos e pacientes. Porém, nem tudo são flores na vida do nosso ´amigo´ corticoide. Mas isso é assunto para o próximo post!

Dra. Carla Dionello | Reumatologista CRM 52-814660 | RQE 13098 Reumatologia | Rio de Janeiro/RJ
Consultório em Ipanema: (21) 4111-4879

#REPOST @reumato.phd

Related posts

Gravidez e Lúpus

Priscila Torres

Fibromialgia e Covid-19

Priscila Torres

3 fake news sobre a fibromialgia

Priscila Torres
Loading...