Entenda as 3 linhas de tratamento da artrite reumatoide #SBR2018

Diretrizes para o tratamento da artrite reumatoide, da Sociedade Brasileira de Reumatologia, orienta o gerenciamento adequado da doença no Brasil

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) estabelece diretrizes de tratamento para a artrite reumatoide (AR). A médica reumatologista Dra. Licia Maria Henrique da Mota, coordenadora da comissão de artrite reumatoide da SBR, explica que o tratamento da AR, basicamente, tem três fases.

1⃣“A primeira linha é feita com o uso de medicamentos sintéticos convencionais, como o metotrexato, que apesar de antigo é bom, barato e eficaz”, explicou. Não tendo resposta adequada ao medicamento, o médico reumatologista pode combinar dois ou três sintéticos ao mesmo tempo.

2⃣“Se após três meses, não houver resposta, o médico pode entrar com os medicamentos biológicos e, alternativamente, com as chamadas pequenas moléculas ou medicamentos modificadores do curso da doença alvo específico. Atualmente, no Brasil, só temos um medicamento dessa classe que é o tofacitinibe”, contou a médica.

3⃣ Havendo falha desses medicamentos, a terceira fase é a troca de um biológico por outro biológico, ou de uma pequena molécula por outra, sempre buscando eficácia e segurança para o paciente.

A Diretrizes para o tratamento da artrite reumatoide, é uma publicação direcionada para médicos e encontra-se disponível no site da da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Converse com o seu médico e entenda o plano de gerenciamento da sua doença.

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));