Doença Intestinal e Artrite: Existe Relação?

Se você tem artrite, mas também tem diarreia ou dor abdominal, fique atento, pois pode não ser uma coincidência!
Diarreia prolongada, que não melhora, com pus ou sangramento nas fezes pode ser um sinal de uma doença inflamatória intestinal (DII), a qual se caracteriza por feridas e vermelhidão no intestino. Há muito tempo sabe-se da relação entre as doenças inflamatórias intestinais e artrite, e o sintoma articular é o sintoma fora do intestino que é mais frequente!

Confusão no diagnóstico

A artrite das doenças inflamatórias intestinais pode ser muito semelhante a outros tipos de artrite. Por isso, muitas vezes pode ser difícil realizar o diagnóstico correto. Pacientes que tem uma doença inflamatória intestinal e que apresentam artrites, ou até mesmo pacientes que possuem uma artrite e sintomas intestinais devem passar por uma avaliação especializada. Algumas vezes os sintomas articulares da DII ocorrem antes dos sintomas intestinais.

Tipos de artrite nas doenças inflamatórias intestinais (DII)

Algumas doenças articulares são típicas de quem tem doença inflamatória intestinal: Artrites (inflamações) ou artralgias (dores articulares), sendo que as dores podem ocorrer em até 40 a 50% dos pacientes com DII.
A maioria dos pacientes com DII (até 70%) tem artrites periféricas atingindo menos que cinco articulações, principalmente as grandes articulações, como os joelhos, tornozelos, cotovelos e quadris. A dor pode se apresentar com inchaço (edema) articular, com irradiação de uma articulação para outra, podendo durar anos sem ser corretamente diagnosticada, e ser confundida com outras causas de artrites.
Um outro tipo de artrite, a artrite simétrica (ou seja, igual de um lado do corpo em relação ao outro), pode ocorrer em uma minoria de pacientes, e simular a artrite reumatoide, ao atingir as juntas das mãos principalmente.
Por fim, um terceiro tipo é a artrite da coluna, semelhante à espondilite anquilosante, causando artrite das articulações sacroilíacas também.

Artrites da doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa

Apesar da semelhança entre as artrites das duas condições, a artrite da doença de Crohn é muito mais comum, principalmente em pacientes com inflamação do cólon (intestino grosso).

Por que as doenças inflamatórias intestinais causam artrite?

Provavelmente, um componente genético associado a um componente de inflamação se sobrepõem e causam a artrite. Um intestino inflamado faz com o que o sistema imune fique exposto a várias partículas estranhas que podem ativar a inflamação nas articulações.

Tratamento

O tratamento deve ser realizado pelo reumatologista juntamente com o especialista em doenças inflamatórias intestinais. Os medicamentos biológicos anti-TNF tem se mostrado efetivos no controle dos sintomas articulares.  Lembre-se sempre que pacientes com doenças inflamatórias intestinais não podem usar anti-inflamatórios, com risco de piora da sua doença intestinal (o que se contrapõe ao caso da espondilite anquilosante sem doença inflamatória intestinal, na qual a pedra fundamental do tratamento é o anti-inflamatório).

Para saber mais sobre a artrite e as doenças intestinais, acesse o nosso guia.

Artigo originalmente publicado por ReumatoCare.
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));