Dicas sobre medicamentos e a Artrite Reumatoide

Dicas sobre medicamentos e a Artrite Reumatoide

Quem é que nunca tomou um remedinho por conta própria? Ou nunca tomou um remédio que foi tão bom para sua vizinha? E aquele remedinho que a sua vó tomava? A automedicação é um erro que pode nos trazer sérias consequências. E, pior do que se automedicar, é omitir essa informação do seu médico. O uso de medicamentos deve ser sempre orientado pelo médico assistente (o médico que cuida da gente). Devemos seguir algumas regrinhas básicas para garantir o uso adequado dos medicamentos prescritos:

  • Dose certa do medicamento (adoramos diminuir a dose e até parar de tomar o remédio quando as dores diminuem ou as crises passam).
  • Tempo certo de uso do medicamento (se é prescrito pelo médico para usar 15 dias, devemos sempre usar por 15 dias e nunca só até quando achamos preciso).
  • Hora certa: sempre respeitar os horários, sem adaptações ou mudanças frequentes. Os melhores horários são:
    – De 8 em 8 horas: 7 horas da manhã, 15 horas, 23 horas e depois começa tudo de novo às 7 horas da manhã (esses são horários padrões nos hospitais, pois permitem um bom horário de descanso, evitando acordar de madrugada para tomar remédio).
    – De 6 em 6 horas, é mais simples de entender: 6 horas da manhã, meio dia, 18 horas e meia noite, permitindo seis horas livres de sono da meia noite às 6 horas da manhã.
  • Respeite as orientações de jejum: em jejum é sem comer nada, de estômago vazio, ou seja, tome o medicamento e somente se alimente pelo menos uma hora após ingerir o medicamento.
  • Cortando comprimidos: para facilitar cortar os comprimidos, existem cortadores de comprimidos que são facilmente encontrados nas grandes farmácias.

Tenha disciplina e não pratique a automedicação!

Texto originalmente publica na minha coluna no Site Viva Bem com AR

Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: