ReumaBlogs

Corticoide: Uma faca de dois gumes

Os corticoides têm efeitos em diversas doenças diferentes e estudos mostram benefício até nos casos graves de COVID-19, porém nunca sem acrescentar riscos.

Muitas das doenças reumatológicas ainda são tratadas com corticoides , porém seu uso é como uma faca de dois gumes; por um lado AJUDAM NO ALÍVIO DOS SINTOMAS, mas por outro LEVAM A DIVERSOS EFEITOS COLATERAIS indesejados.

A lista de efeitos adversos não caberia nesse post, mas vou citar os principais: ganho de peso, estrias, aumento da pressão arterial, aumento da glicose, aumento do colesterol, arritmias, osteoporose, catarata, glaucoma, fraqueza muscular, alterações da memória e etc.

Com o avanço da medicina, surgiram medicações com efeitos melhores, mais prolongados e sem tantos efeitos colaterais, mas nem sempre com um alívio tão rápido dos sintomas como os corticoides.

O lema atual para uso dos corticoide é: USE NA MENOR DOSE POSSÍVEL E PELO MENOR TEMPO POSSÍVEL, servindo como “ponte” para alívio dos sintomas até que outros tratamentos sem tantos efeitos colaterais possam fazer efeito.

Se você, ou alguém que você conhece, está frequentemente precisando tomar corticoides, isso é sinal de que A CAUSA DOS SINTOMAS NÃO ESTÁ SENDO TRATADA ADEQUADAMENTE e tomar corticoide até pode aliviar, mas não está tratando a causa do problema e está, com certeza, trazendo efeitos colaterais, que às vezes serão percebidos apenas depois de algum tempo.

Caso esteja precisando tomar corticoides frequentemente ou continuamente, agende uma consulta com seu reumatologista para avaliar o porquê disso e tratar corretamente a causa do problema.


Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862

#[email protected]

Related posts

Cigarro X Artrite: Uma combinação perigosa!

Priscila Torres

A Fibromialgia afeta mais as mulheres do que os homens?

Priscila Torres

Dexametasona para tratamento da covid-19

Priscila Torres
Loading...