Como ela é Transmitida?
Quais são os Sintomas?
O que é um Caso Suspeito?
Quem Faz Parte dos Grupos de Risco?
Quais os Riscos para os Portadores de Doenças Reumáticas?
As principais doenças pertencentes a esse grupo são artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, espondilite anquilosante, artrite psoriásica, esclerose sistêmica, doença inflamatória intestinal, síndrome de Sjögren, arterite de células gigantes, granulomatose com poliangiíte, granulomatose eosinofílica com poliangiíte, arterite de Takayasu, doença de Behçet, dentre outras.
A fibromialgia, gota, artrose e osteoporose, apesar de serem tratadas pelo reumatologista, são doenças cujos tratamentos não interferem no sistema imune.
Quais são os Níveis de Imunossupressão?
Grau leve de imunossupressão: uso de prednisona em dose menor ou igual a 20mg ao dia, ou metotrexato menor ou igual a 20mg por semana, ou leflunomida 20mg ao dia.
Alto grau de imunossupressão: uso de prednisona em dose maior do que 20mg ao dia, pulsoterapia com metilprednisolona, micofenolato mofetil, ciclosporina, tacrolimus, azatioprina, ou biológicos (infliximabe, etanercepte, golimumabe, certolizumabe, adalimumabe, abatacepte, tocilizumabe, ustequinumabe, belimumabe, secuquinumabe, ixequizumabe, guselcumabe), inibidores da JAK (tofacitinibe, baricitinibe, upadacitinibe).
O que Fazer se Eu Tiver Suspeita do Covid-19?
Se a doença estiver ativa: serão tomadas medidas de contenção da transmissão. Se você trabalha com atendimento ao público, dependendo da condição clínica, pode ser que o médico considere uma alternativa, como trabalhar de casa. É provável que o médico mantenha a medicação de uso contínuo, visto que uma maior atividade de doença está associada a um maior risco e gravidade das infecções.
Se a doença estiver em remissão: serão tomadas medidas de contenção da transmissão. O médico avaliará sua condição clínica e a peculiaridade da sua doença reumática e decidirá se é possível ou não alterar o tratamento contínuo.
Se o grau de imunossupressão for moderado a alto: serão tomadas medidas de contenção da transmissão. Se você trabalha com atendimento ao público, dependendo da condição clínica, pode ser que o médico considere uma alternativa, como trabalhar de casa. É provável que o médico mantenha a medicação de uso contínuo, visto que uma maior atividade de doença está associada a um maior risco e gravidade das infecções.
Se o grau de imunossupressão for leve: serão tomadas medidas de contenção da transmissão. O médico avaliará sua condição clínica e a peculiaridade da sua doença reumática e decidirá se é possível ou não alterar o tratamento contínuo.
Se não houver imunossupressão: a conduta será semelhante à da população geral.
Devo Suspender o Imunossupressor?
Quais são as Recomendações a Respeito do Ibuprofeno?
Quais são as Vacinas Importantes Nesse Momento?
Quais são as Medidas de Prevenção?
- Lavar as mãos regularmente, por pelo menos 20 segundos, com água e sabão ou álcool gel a 70%. Secar completamente após a lavagem.
- Evitar tocar no rosto (especialmente olhos, nariz e boca
- Para tossir ou espirrar, cobrir com o braço, e não a mão.
- Não usar lenços de pano, mas sim lenços de papel descartáveis.
- Pessoas com sintomas devem se manter-se afastadas dos pacientes em uso de imunossupressores.
- Cumprimentos devem ser sem contato direto, evitando apertos de mão, abraços ou beijos.
- Evitar aglomerações, transportes públicos, feiras, supermercados, shoppings.
- Viagens desnecessárias devem ser canceladas ou adiadas, principalmente para áreas onde existe transmissão sustentada do vírus.
- Se existe uma suspeita de infecção pelo coronavírus, ou se houve contato com um caso suspeito, a pessoa deve permanecer em casa. Não procurar assistência médica neste momento. A ida ao hospital deve ser reservada para os casos com febre, tosse persistente e falta de ar.
Devo Utilizar Máscaras?
O que Fazer em Caso de Sintomas Leves?
Todos os Casos Suspeitos Devem Fazer o Teste?
O Médico Acabou de Recomendar um Novo Tratamento Imunossupressor. Devo Aguardar Para Iniciar?
Qual a Recomendação Para Quem Tem Doença Autoimune e Trabalha em Condições de Maior Risco de Contágio?
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.