Coronavirus ReumaBlogs

Socorro, to com medo do COVID-19

Coméquefaz pra passar o cagaço do medo que temos?

Eu sei que muitos estão cansados de falar disso, mas bora aqui rapidão prestar uma atenção que é pra esses dias de luta passarem rápido.

O coronavairus (não resisto) é velho, de 1937. “Bom” vírus que é fica mudando seus genes (a placa do seu carro) toda hora…

Advinha? Surgiu uma nova, o SARS-CoV-2 que dá essa danada chamada COVID-19.

O primeiro caso foi na China, final de 2019 e rapidamente se alastrou. 🇨🇳 🇮🇹

O período de incubação, que é o tempo entre infectar e manifestar sintomas é em geral de 1 até 14 dias, sendo o tempo mais comum de 5 dias. Ou seja, nesse período, posso transmitir o vírus porque a gente não toma cuidado.

Daí vem o dado de que 1 pessoa infectada com o vírus passa para 2 ou 3 pessoas. Pensa no tanto que isso vai se multiplicando!

Ele é transmitido por gotículas respiratórias (espirro, tosse). Essas gotículas, alem da gente poder respirar direto, caem nas superfícies (celular, teclado, maçaneta, mesa…) e a gente põe a mãozona lá e depois coloca na nossa boca, olhos, nariz. Tá feita a festa do vírus.

É por causa disso que o aviso de lavar as mãos não para de apitar. Faz todo sentido lavar as mãos, usar o álcool gel e limpar tudo, tudinho mais que o normal.

Pra vocês terem uma ideia de como as coisas vão rápido: o primeiro caso no Brasil foi em 26/02/2020. Em 17/03/2020 tínhamos 291 casos e o nosso primeiro óbito pela doença.

A OMS coloca como pacientes de risco para doença mais severas: idosos e pacientes que tenham outras doenças prévias (pressão alta, doença cardíaca, doença pulmonar, diabetes e câncer).

A SBR considera vocês, que usam imunossupressor, como possíveis pacientes de risco. Baseado em experiencias anteriores de outras doenças, que as medicações aumentam chance de doença grave. Mas até o momento não há dados concretos.

Prevenir é o melhor remédio, não tem jeito não.

#REPOST @lorenza.silverio

Artigos Relacionados

DORmir X Fibromialgia

Priscila Torres

COVID-19: Médicos reumatologistas tranquilizam doentes e sugerem várias recomendações

Priscila Torres

O risco de contrair o coronavírus não deve criar pânico em pacientes reumáticos

Priscila Torres
Loading...
%d blogueiros gostam disto: