A importância da família no tratamento da artrite reumatoide

Convide seu familiar para ser seu parceiro no enfrentamento da AR

Pesquisas revelam que a artrite reumatoide é uma doença de forte impacto familiar: sofre a pessoa que tem artrite e também a família. Por isso é de extrema importância o apoio familiar. As consultas médicas quase sempre trazem notícias bombásticas: quantas vezes saímos do médico sem chão? Precisamos encarar o tratamento médico, mas sozinhos, isso é sempre complicado, precisamos de apoio e incentivo. Portanto, é preciso envolver a família nesse complexo ciclo de médicos, consultas, medicamentos e terapias.

A vida com AR muda todo o contexto da vida familiar e, por isso, sabemos que o apoio da família nem sempre é presente, mas sempre me pergunto: será que sempre convidamos a família para ir ao médico com a gente? É importante identificarmos uma pessoa próxima. Na ausência de um familiar, pense em um amigo próximo, às vezes as pessoas querem estar mais perto da gente nesses momentos, porém podem se sentir constrangidas em oferecer ajuda.

São nesses momentos que temos de agir e dizer que precisamos de apoio e presença. Convide-os para ir às consultas, acompanhar as orientações médicas. Dê liberdade para que alguém seja seu parceiro no enfrentamento da AR.

Ajude as pessoas a entenderem a doença, ninguém ajudará se você não se fizer entender!

Texto originalmente publicado na minha coluna do Site Viva Bem com Artrite Reumatoide

Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: