8 Causas Comuns de Dor nos Pés

Os seus pés aguentam o seu peso e te carregam todo dia, mas você só lembra deles quando eles estão incomodando, não é? Quando isso ocorre, certamente você quer que isso passe, mas para tratar adequadamente é preciso antes saber qual é o problema. Confira aqui 8 causas comuns de dor nos pés.
  1. Fasciíte plantar: uma das causas mais comuns de dor na sola dos pés é a fasciíte plantar, uma inflamação do tecido fibroso localizado ao longo da planta dos pés, e que vai do calcanhar até os dedos. Esta dor geralmente é pior na primeira pisada da manhã ao levantar da cama.
  2. Metatarsalgia: significa dor nos metatarsos, que são ossos longos que se articulam com os ossos dos dedos dos pés. A causa geralmente é o uso de calçados inapropriados, mas também pode ser por exercícios extenuantes.
  3. Neuroma de morton: é um espessamento do nervo que passa entre os metatarsos, e geralmente ocorre entre o terceiro e o quarto dedo. Ele pode se manifestar com dor, uma sensação estranha ou até um amortecimento nessa região. Este problema é bem mais frequente nas mulheres, principalmente por causa do uso de calçados inadequados.
  4. Sesamoidite: perto do seu dedão do pé existem pequenos ossinhos, chamados sesamoides, que são conectados apenas por tendões. Quando esses tendões inflamam, pode aparecer a dor. Este problema é mais comum em praticantes de corrida ou dança.
  5. Gota: é uma forma de artrite que tem preferência pela articulação do dedão do pé. A dor costuma ser muito intensa a ponto de até mesmo o toque do lençol ficar insuportável, e vem acompanhada de inchaço da articulação. A gota é mais comum em homens.
  6. Joanete (bunion): é um aumento de volume do osso que fica ao lado do dedão do pé, geralmente associado com um desalinhamento deste dedo. Pode ocorrer também uma bursa neste local, principalmente com o uso de sapatos apertados, e às vezes ela pode inflamar e provocar dor.
  7. Artrose: as articulações dos pés também podem sofrer com artrose, principalmente na articulação do dedão do pé que pode perder o movimento (hálux rígido).
  8. Neuropatia: é causada por lesão de nervos, e a principal causa é o diabetes. Ocorre geralmente uma sensação de queimação em ambos os pés.
  9. Artrite: a artrite reumatoide e a artrite psoriásica podem afetar as articulações dos pés e causar deformidades com o tempo. A artrite costuma se manifestar com dor, inchaço na articulação e dificuldade para iniciar o movimento, principalmente pela manhã (rigidez matinal).

Se você sente dor nos pés, converse com seu médico reumatologista para investigar as possíveis causar e indicar o tratamento adequado.
Confira aqui o nosso guia completo de dor nos pés

Artigo originalmente publicado por ReumatoCare.
Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: