ReumaBlogs

4 coisas sobre anti-inflatórios que você deveria saber

Ibuprofeno, nimesulida, diclofenaco, naproxeno, a lista é grande.

4 coisas que eu gostaria que você soubesse sobre esses e outros anti-inflamatórios:

1°: A inflamação é uma resposta do sistema imunológico a uma infecção ou lesão dos tecidos. Por esse processo, o fluxo sanguíneo para a região atingida aumenta, transportando células do sistema imunológico para combater o agente agressor. Os anti-inflamatórios são medicamentos que impedem ou amenizam essa reação e minimizam sintomas comuns da inflamação, como calor, rubor e dor.

2°: São divididos em dois grupos:

•Esteroides, também chamados de corticosteroides, que inibem a ação da enzima fosfolipase A2, o que resulta em redução da expressão de prostaglandinas e proteínas ligadas ao processo inflamatório;

•Não-esteroides, que inibem a enzima ciclo-oxigenase relacionadas à formação de prostaglandina e tromboxanos, substiancias com papel essencial no processo inflamatório e da dor.

3°: Os anti-inflamatórios esteroides costumam ser indicados para doenças como asma e doenças inflamatórias autoimunes como o lúpus. Como também têm ação imunossupressora, também são usados em alguns casos de rinite e conjuntivite alérgica, mas devem ser usados por períodos curtos e a retirada da medicação deve ser gradual, segundo orientação médica. Entre os medicamentos mais conhecidos desse tipo estão a prednisolona, deflazacorte, dexametasona e a prednisona.

Os anti-inflamatórios não-esteroides em geral são mais usados para tratar problemas mais simples, como artrite reumatoide, artrose, gota, bursite, cólicas menstruais, traumas e contusões. Entre os princípios ativos mais conhecidos estão o ácido acetilsalicílico, a nimesulida, o diclofenaco e o ibuprofeno. Estão nas marcas Tandene, Torsilax, Tandrilax e similares.

4°: O uso indiscriminado de anti-inflamatórios pode causar efeitos colaterais graves, como toxicidade para as células do fígado e dos rins, gastrite e úlcera, entre outros. .

#REPOST @dr.kennedyamaral

Related posts

Síndrome de Sjögren

Priscila Torres

Você conhece a Síndrome Inflamatória Multissistêmica em crianças associada a Covid-19?

Priscila Torres

É possível ter artrite artrose ao mesmo tempo?

Priscila Torres
Loading...