INSS irá convocar para perícia médica, todas as pessoas em auxílio doença há mais de 2 anos

INNS vai convocar todas as pessoas que recebem auxílio doença há mais de 2 anos
INSS vai convocar através de cartas os segurados que recebem auxilio doença há dois anos ou mais, para realizarem novas avaliações médicas periciais nas unidades dos INSS. A medida foi anunciada pelo Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira no último dia 30 (junho/2016), segundo ele, o governo fará um amplo processo de novas perícias médicas, para identificar beneficiário que recebem auxílio doença, mas não precisam mais do benefício e podem retornar ao trabalho, os gastos da Previdência Social com o pagamento do Auxílio Doença somam R$ 13 milhões por ano, somente com pessoas que recebem auxílio doença há mais de dois anos, por isso, a reavaliação do auxílio doença, será focada nesse público.
“Faremos uma perícia em todas as pessoas que recebem auxilio-doença. Faremos um cruzamento na base de dados para ver se pessoas em um programa não estão em outro. Isso irá reduzir as despesas. Não acabaremos com os programas, mas quando a pessoa está curada não precisa mais. Precisamos de ação gerenciais para podermos ver se os benefícios estão indo para a área correta”, destacou o então Ministro Dyogo.

Novos cortes massivos no auxílio doença devem acontecer no segundo semestre de 2016
Fica claro a intenção do Governo Federal cortar o número de auxílios doenças pagos no Brasil, o INSS informa que não é necessário ir até às agências, todos os segurados serão convocados por cartas. Importante lembrar que todos os tipos de auxílios doenças serão reavaliados, inclusive os concedidos através da justiça federal especial, portanto a medida é válida para todos os tipos de auxílio doença.

O que fazer para não perder o auxílio doença?
Primeiro, todo paciente crônico, deve fazer uma autoavaliação, de seu estado geral x emocional x laboral, ter a doença apenas, não é condição limitante para o trabalho, é preciso ser racional e justo, avalie a si mesmo e analise sua condição para o trabalho, lembre-se o INSS não será “bonzinho” e as perícias quase sempre são “pesadas”.
Converse francamente com o seu médico sobre a sua condição clínica atual e sua capacidade para o trabalho, entre em consenso com o seu médico e caso esteja e permaneça com a capacidade para o trabalho comprometida, renove todos os seus documentos comprovatórios da doença, incluindo exames e relatórios médicos, prepare seus documentos médicos para uma nova perícia. Não é necessário ir até o INSS, mas é necessário ter e deixar organizado os documentos médicos que comprovem a sua condição de saúde que o incapacita para o trabalho, reúna a quantidade máxima de laudos que puder, incluindo, laudos de exames e relatórios médicos do seu médico assistente e dos médicos especialistas que o acompanham (caso faça acompanhamento com mais de um especialista).
Esteja preparado, para o momento da perícia e não deixe para a última hora, quando for convocado, deve estar pronto e com os documentos em mãos, a falta na perícia cessará automaticamente o benefício.

Segundo o Ministério do Planejamento, os auxílios doença concedidos pela Justiça Federal Especial, ficam isentos de avaliações periciais constantes, por essa razão, os auxílios doenças concedidos através do judiciário serão prioridades na reavaliação pericial. Portanto, todos os auxílios doenças, que tenham 2 anos ou mais, serão reavaliados, os segurados receberão cartas do INSS, não é necessário ir ao INSS.

Quem será convocado:

Todas as pessoas que recebem auxílio doença, inclusive auxilio doença judicial.

A convocação será enviada por carta ainda no ano de 2016. Quem não for na perícia terá o benefício cortado.

O que levar na perícia?

  1. Laudo Médico atual: Data inferior a 30 dias da data da perícia, declarando a evolução da doença e prognóstico,citando as comorbidades  e comprometimento pra realização das atividades diárias e para o trabalho, citando a relação CIDs e CIF (Código Internacional da Doença e Código Internacional da Funcionabilidade).
  2. Exames e laudos: que comprovem a atividade e/ou agravamento da doença, exames de sangue são válidos por 60 dias e exames de imagem por 6 meses e devem ter laudos.
  3. Receitas médicas: que comprovem o tratamento medico;
  4. Comprovantes de tratamentos complementares: como fisioterapia, etc.
  5. Prontuário Médico: Prontuário Médico é válido como comprovante de tratamento médico, por isso é importante manter tratamento médico contínuo e regular com os mesmos profissionais, isso demonstra disciplina do paciente.
  6. ASLO de INAPTO: segurados que estejam empregados, ao ser solicitado avaliação pericial, devem comparecer na unidade de “medicina do trabalho” do empregador e passar em avaliação médica com o médico do trabalho, onde o médico do trabalho deve fornecer o ASLO de INAPTO declarando os riscos ergonômicos para o trabalho, que nas doenças reumáticas quase sempre são; riscos biológicos (pelo uso de medicamentos imunossupressores) e riscos ergonômicos devido a sobrecarga articular e mobilidade reduzida causada pela doença musculoesquelética. ASLO de Inapto pode ser adquirido também em um médico de trabalho privado. ASLO de INAPTO é um relatório também importante como prova de incapacidade para o trabalho e demonstra o interesse e comprometimento do segurado em manter contato com a empresa. 

Veja o infográfico abaixo e se prepare para o momento da perícia:

INSS vai convocar quem recebe auxílio doença há + de 2 anos (1)

Fonte: EBC Brasil – Ministério do Planejamento

 

 

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

329 Comentários

  1. Minha irmã é aposentada há quase 11 anos,por invalidez.A doença dela é depressão e sindrome do pânico. Faz tratamento até hoje. O médico falou que tomará remédios para sempre. Ela está com 57 anos. Será que vai ser chamada para revisão.Obrigada pela atenção. Aguardo resposta!

  2. sou deficiente fisico tenho direito aposentadoria por invalidez estou a dois anos de auxilio doença

  3. interditados judicialmente aposentados por invalidez serão chamados? meu marido tem 45 e foi aposentado em 2008, porem esta interditado desde 2011

  4. a final quem vai ser convocado pelo inss pessoas com a idade a partir de 60 anos ou 61 anos com auxilio doença

  5. Bom dia.Gostaria de saber se quem passou por reabilitação profissional do inss e só então foi aposentado por invalidez também será chamado para pericia?

    • Vera, se essa aposentadoria aconteceu há mais de 5 anos, bem provável que não seja convocado nova perícia, no entanto se tratando de INSS tudo é possível, sugerimos a todos para deixarem os relatórios médicos períciais prontos.

  6. como fica as pessoas com alta inss com emprestimo foi feito pelo pagamento descontado folha sao eles liberao emprestimo como vao pagar sem renda alguma como ficar essa situacao crise hoje td mundo tem emprestimo no pagamrnto

  7. as pessoas com alta ja estavao aposentado mais 5anos ou dez anos se tiver alta nao conseguir se aposentar ou se afastar vao contar esse ano como estivese pagando inss normal pessoas vao perder tempo vai contar para um dia se aposentar

    • Roseli, acreditamos que as pessoas aposentados há mais de 5 ou 10 anos, não serão convocados, no entanto, sugerimos deixar os relatórios para perícia prontos, para evitar surpresas.

  8. sou operada do coraçao doença congenita tenho 43 anos , estou aposentada a 3 anos, e ainda estou em tratamento, vou ser chamadaw4

    • Cristiane, infelizmente, não sabemos quem será convocado, todas as pessoas que estão em auxílio doença e fizeram perícia nos últimos 5 anos podem ser convocados para novas perícias. Sugerimos que compareça a seu médico e equipe multiprofissional que cuida de você e solicite relatórios médicos atualizados, pois quando a convocação da perícia chega a data é bem próxima e quase não é possível providenciar documentos, por isso, é importante ter documentos prontos.

  9. Minha esposa conseguiu o auxílio doença faz uns 3 meses através de sentença judicial… Mesmo assim ela recebeu a carta. Ela precisa ir mesmo não tendo 2 anos de benefício?

  10. Dra. Estou aux. Doença 42.1 tenho 65. Agora mes 12. Tomo medicamentos. Conselho/ : convém aposentar por idade? 24a. Registrado, ou aguardar perícia. Obrigado!

  11. Olá Priscila tenho 42 anos e estou afastado pelo inss,por causa de 5 acidentes de moto estou td quebrado por dentro,3 costelas,pernas tem parafusos e pinos,os braços quebrados e o ombro direito tbm,tenho bico de papagaio,artrose e muitas dores pelo corpo, estou registrado ainda pela firma.E nas contas dos afastamento já tenho mais de 13 anos que estou afastado, eu tbm vou ser chamado a fazer perícia.Dos acidentes foram 5,mais em tds eu me recuperava e voltava a trabalhar e acontecia outro acidentes e assim por adiante.É várias sequelas que tenho no corpo. não consigo agachar,pegar peso,fazer esforço e dores pra td corpo….Eu gostaria de saber,se vou ser chamado,pois estou afastado por tempo indeterminado.

    • Há possibilidade de ser convocado sim, se os exames que você apresentar comprovarem que ainda permanece incapacitado, você continuará com o mesmo beneficio.

  12. bom dia eu sofri um grave acidente no ano de 2013´´setembro;; E tive que ficar encostada pela usina q eu trabalhava,esto em auxilio doença motivo;incapacidade laborativa….no meu acidente bati a cabeça tive perda de massa cefalica,e perda do membro direito,,, e ja me chamaram no ano passado pra mim ser reabilitada,mas a pericia me deixou mais um bom tempo em casa,e no mes de junho 20 de 2017 terei que ligar e fazer uma nova pericia,o que sera que eles vao fazer comigo,

  13. Minha filha tem 13 anos e recebe amparo social por ser deficiencia fisica há uns 4 anos,tem paraplesia e faz uso de cateterismo uretral pois devido a sua doença Mielomeningocele ficou com sequela na parte urinária gostaria de saber se nestes casos de doença congênita o INSS tbm chama para nova perícia??Ficarei grata pelo esclarecimento.

    • Há a possibilidade de ser convocada sim, a revisão serve para saber se o beneficiário ainda se encontra incapaz, porém sua filha ainda não tem idade laborativa, então creio que o beneficio permanecerá.

  14. Meu marido e aposentafo por invalidez tem 2 anos ele vai completar 60 anos em dezembro sera que vai ser chamado para nova pericia sendo que ele ja rsta quase completando 60 anos

    • Liceia, não sabemos dizer se ele vai ou não ser convocado, no entanto, à partir do dia do aniversário de 60 anos, ele não poderá mais ter o benefício questionado pelo INSS, aos 60 anos a aposentadoria por invalidez passa a ser permanente. Torcendo para que ele ñ seja convocado!! Boa Sorte!!

    • Não será chamado porque a revisão das aposentadorias só será feita ano que vem depois de convocarem todos que recebem auxílio doença e até lá ele já completou os 60 e ficará fora da revisão.

  15. gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença tenho artrite reumautica

    • Eloina
      Direito ao auxílio doença todas as pessoas que tem a qualidade de segurado, tem direito, porém, somente é preciso provar ao INSS a incapacidade para o trabalho, através de laudos médicos e passar por exame pericial, o seu médico pode atestar a incapacidade, mas o perito do INSS tem que conferir e certificar essa incapacidade. Boa sorte!

  16. Bom dia! Tenho 58 anos e recebo auxílio doença há 4 anos sem ter feito perícia nesse período. Meu problema no nervo radial e irreversível e não me deixou com condições de continuar com meu trabalho de doceira sendo a mão direita.Sera que eles vão ser severos mesmo sendo irreversível?

    • Maria, infelizmente não conhecemos os critérios de seleção do INSS por isso, acreditamos ser prudente que todas as pessoas considerem importante deixar os documentos para perícia preparados.

  17. tenho silicose pulmonal asma e efisema pulmonar nao aguento faser quase nada com muita falta de ar a silicose pode matar mesmo dice um medico peneumologista e perito do inss fui aposentado per invalidez dia 30 de junho de 2016 sera que vao me chamar novamente eu nem banho quase que nao aguento tomar nao aquento subir escadas etc.

  18. Tenho 50 anos e sou aposentado por invalidez há 6 anos procedente de auxilio doença de 7 anos totalizando 13; o senado aprovou dia 19/10 que quem tem mais de 10 anos de benefício está isento de perícia; Gostaria de saber se é contado o tempo de auxilio tb ou só o período de aposentado? Grato.

      • É verdade sobre essa aprovação do senado que quem tem mais de 10 anos de beneficio esta isento de pericias ?E esse beneficio tem que ser somente de aposentadoria ou pode incluir auxilio doença para se chegar aos 10 anos ?

      • Dra. li na MP739,que além de estarem isentas pessoas acima de 60 anos, os benefícios decorridos de 10anos ou mais, tb estarão isentos da pericia, isso só passa a valer após a MP739ser aprovada pelo Senado? Eles irão contar o tempo de auxílio doença + ap.invalidez?
        Obrigada

        • Serão convocados beneficiarios com mais de 2 anos de beneficio que não passaram por revisão, mesmo que seja mais de 10 anos.

          • Então pq na medida 739 conta que os beneficios com mais de 10 anos ,não serão analisados ? Ficou uma duvida pra muita gente q esta nessa situação ,concorda ?

  19. meu marido tem 51 anos e aosentado por invalides a 12 anos ele pode ser convocado para rea valia çao ;ele tambem e interditado judical

  20. Essa MP 739 alega que os aposentados com 60 anos ou mais e os benefícios com mais de 10 anos (creio que seja somente os aposentados por invalidez ,sem o acréscimo do auxilio doença para que se chegue a soma de 10 anos )não irão passar por avaliações ,esta informações esta na ata dessa MP ,o Senado tem até sexta dia (4/11)pra votar e esta em meios de comunicação que se não votar o Governo tem uma Projeto de lei pra entrar em vigor até a votação .aki todos gostariam q seja solucionada essa pendenga ,isso alem de atrapalhar complica também a falta de esclarecimento real dos fatos .correto ?

  21. oi recebi minha carta vou fazer pericia dia 08/12/2016 mas minhas consultas são sempre agendada vai ser 19/12/2016 tenho tomografia e ressonância de 2010 como faço poso ate conseguir atestado medico mas não vai dar tempo de fazer exames operei ernia de disco tenho mais uma não sei ok fazer estam marcando muito em sima esses exames demora para fazer as veses demora 6 meses

    • A partir do momento que foi anunciado o pente fino no INSS, foi avisado com bastante antecedência para que as pessoas que fossem beneficiários a mais de dois anos, dentro dos critérios de seleção para a revisão, tivessem tempo de se programar para atualizar seus exames, se você faz acompanhamento médico você tem que fazer exames periodicamente, exames de 2010 não irão valer, converse com o seu médico e tente fazer os exames com urgência, você tem pouco menos de 30 dias para providenciar laudos e exames que comprove que você ainda permanece incapaz para o trabalho.

  22. Sou aposentado por invalidez, tomo medicamentos e vou ao psiquiatra regularmente, eu era motorista do transporte coletivo, corro risco de ser liberado isso tem 12 anos entre beneficio e aposentadoria;

    • Se você não conseguir provar que permanece incapaz para o trabalho pode sim ter alta do INSS.

  23. Tenho aposentadoria por invalidez desde 29/06/2005,ja fez 11 anos vou ser chamada p revisão?

    • Existe essa possibilidade se você não faz revisão de 2 em 2 anos, aposentadoria por invalidez não é definitiva.

  24. Se meu benefico do inss for rejeitado e eu não ganga nada oqe devo fazer ? procura um advogado ou se eu posso fazer denovo ?

  25. como que uma pessoa interditada definitivamente judicial pode voltar a trabalhar ,sendo que ele nao responde mais pelos seus atos,a empresa nao vai deixar ele voltar a trabalhar,sendo que ele tem 3 anos de auxiio doença mais 12 anos de aposentado por invalides,8 de interditado.

  26. meu irmão recebe o auxilio doença desde 2006 e se aposentou em em 2010 problemas de nervos f de 20
    e sente caibro na cabeça sera que ele vai ser cortado da aposentadoria

  27. OLA ME CHAMO LUCIANA E RECEBO O BENEFICIO DESDE 28/06/2013 E GOSTARIA DE SABER SE SEREI CONVOCADA PARA FAZER A PERICIA DO CHAMADO PENTE FINO ?

  28. Tenho 14 é 6 meses de aposentado e a 5 anos tive 2 AVC. Vou ser chamado para nova perícia?

  29. estou aposentada por invalides desde 2013setembro já FIS três transplantes de córnea não enchergo nada do olho operado deu rejeição e agora estou com descolamento de rentina no outro olho q também tem a mesma doença vou ser convocada para a revisão

  30. Como fica a situação de um aposentado por invalidez q teve sua casa quitada pela sua aposentadoria se o INSS cortar a aposentadoria nesse pente fino ?

    • O pente fino não serve para cortar aposentadorias e sim revisar os beneficiários que estão há mais de 2 anos sem revisão, essa medida sempre existiu porém não era exigida dos segurados, aposentadoria por invalidez não é permanente, mas creio que não muda nada a quitação do imóvel caso você receba alta.

  31. Entrei em aux. doença em Dez/1995, que foi convertido para aposentadoria por invalidez em Out/1999 Trabalhei desde 04/1982 em um banco até a doença em dez 1995, agora em abril/2017 completo 56 anos de idade e 35 de filiação ao INSS, sendo 162 meses de contribuição efetiva e mais 258 meses entre Aux.doença + aposentadoria por invalidez, será que ainda vão solicitar a revisão de minha aposentadoria, após 21 anos da concessão em dez/1995.?

  32. tenho 4 anos de beneficio e mais 7 anos de aposentadoria por invalides , ganhados na justiça . como fica

  33. Boa tarde recebi uma carta pedindo para marcar nova pericia estou afastado a 5 anos e estou participando da reabilitação profissional o que devo fazer

  34. OLá meu nome é fabio sou aposentado por invalidez desde 2007 por deficiência visual. Será que serei chamado? Esposa dele aqui falando por ele Elizônia

    • Se o seu esposo não fez revisão nesses 10 anos de aposentadoria ele pode ser convocado para a revisão, e não há problema nisso, se ele permanece incapaz para o trabalho é só apresentar os laudos comprobatórios.

  35. fIZ PERICIA A UM MES E MEIO E FOI PRORROGADO , E RECEBI A CARTA HOJE… OU SEJA MINHA PRORROGAÇÃO FOI FEITA A UM MÊS ATRAS, COM DATA ATE JUNHO VOU TER Q FAZER OUTRA PERICIA?

  36. Sou assegurado do inss por acidente de trabalho a 2 anos , sou da reabilitação profissional , na reabilitação mandaram eu volta estudar e fazer cursos , mais sê estou na reabilitação profissional é pq ñ sou invadido né, mais sim incapaz de exerce minha antiga função, como fica essa situação

    • Na reabilitação eles tem de te dar opções de cursos e especializações que se encaixem na sua condição de trabalhar, reabilitação profissional é um direito do segurado.

  37. sou da reabilitacao proficional , fiz minha ultima pericia a 9 meses ,e msm assim me enviarao a cartao, oque fasso?

  38. Estou afastado por acidente de trabalho a uns 2 anos e 2 meses , minha última perícia foi a 10 meses que me encaminharam a reabilitação profissional, e msm assim recebi a carta ontem, então isso é correto o q devo fazer?

    • A medida é para pessoas até 60 anos, mas creio que essa faixa de idade não será convocada.

  39. sou aposentada por invalidez a seis anos e tenho 53 anos minha doença não tem cura serei chamada para nova pericia??

  40. Bom dia meu filho recebe LOAS tenho 17 anos ele vai precisar fazer ele vai precisar fazer de novo cadastramento tenho f71

  41. Boa tarde minha carteira foi assinada em 1984 até 1997, sala de aula. Desde 2003 trabalho como agente de saúde. Recebo insalubridade.Desde 2013 estou afastada por motivos de saúde. Tenho 55 anos e mais de 25 anos insalubres. Posso dar entrada na aposentadoria ou realizarei nova perícia?
    Obrigada
    Aguardo retorno

  42. Tenho beneficio a oito anos veio carta pra mim fazer pericia dia 22 de março de 2017 ai meus exames tomografia ressonancia ja fas tempo que fis agora tenho que fazer de novo, sera que se a gente pagar pra fazer os exames eles aceitam ou tem que ser tudo pelo sus.por favor alguem me de uma informação estou muito preocupa

  43. Meu marido tem escrizofrenia e se trata a 17 anos esta encostado por tempo indeterminado ele fez pericia esses dias queria saber se mesmo levando atestado comprovando que ele ainda está em tratamento no caps eles ainda pode ser cortado?

  44. Boa noite Priscila! Em outubro de 2012 sofri um grave acidente e perdi as falanges de três dedos no entanto em janeiro de 2013 fiquei de auxílio doença até o ano de 2015quando foi cortado, entrei com pedido judicial e em setembro de 2016 foi concedido- me o aucilio novamente.O INSS, recorreu na questão dos meses atrasados. Minha pergunta é : No caso juntando o auxílio doença concedido normalmente pelo o INSS e o auxílio doença concedido judicialmente, eu posso somar mais de 5 anos de auxílio? Ou não?
    Caso eu esteja há mais de cinco anos de auxílio eu corro o risco de ser convocado para a perícia?
    Mesmo após o INSS recorrer em relação ao atrasado e o julgamento não for concluído, mesmo assim eu corro o risco de ser convocado?

    • Glauber, infelizmente não existe estabilidade no auxílio doença, portanto, com 5 ou 10 anos de benefício, o INSS pode fazer a convocação.Sempre orientamos a todos que deixem exames e relatórios atualizados para que no caso de convocação para pericia, vc ja tenha documentos em mãos. Super boa sorte!

  45. Olá, eu tive um acidente de trabalho em setembro de 2001 fiquei afastado do trabalho até 2007, quando o inss suspensão do meu benefício, foi obrigado a retornar ao trabalho, só que a empresa não aceitou. .. fui dispensado , recorrir ao inss tive o pedido auxílio rejeitado, na justiça foi que o inss voltou a me pagar até então, é desde então nunca mais consegui trabalho, e agora tenho essa notícia, só que como posso ter exames e relatórios médico, atualizado se meu problema é uma lesão atrofia muscular, , na minha perna direita,

    • Infelizmente, você precisa de um relatório médico atual que comprove a sua incapacidade para o trabalho. Você deve consultar o médico especialista que cuida do seu tipo de problema de saúde.

  46. por gentileza vc pode me informar se pessoas aposentada por invalidez por cancer de mama com meta cerebral ja aposentada tbm vai ter que fazer nova pericia ?

    • Serão convocados todos os que estiverem em aposentadoria ou beneficio por mais de 2 anos, no momento da avaliação será visto se a pessoa é apta ao retorno do trabalho ou não.

  47. Oi a senhora como médica pode mim ajudar. Meu irmão se aposentou em 2013 por invalidez, ele é escrizofrenico e destubio mental cid 20.00, hoje ele tá com 56 anos e anida continua no tratamento já há 09 anos, será que ele vai ser convocado para uma nova pericia. obrigado. há meu nome é Gabriel.

Olá, deixe um comentário!