Células-tronco estão sendo usadas contra artrose no joelho

A Pontifica Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) está testando o implante de células-tronco no joelho para tratar a artrose, doença degenerativa que desgasta a cartilagem das articulações.

As células usadas estão sendo retiradas do corpo do paciente e depois cultivadas em laboratório. Os três pacientes que participaram da pesquisa inicial tiveram 85% de melhora na dor depois de seis meses de aplicação. As células-tronco utilizadas são de melhor qualidade e maior número, o que garante a eficácia do resultado. O uso da nova técnica pode vir a evitar o uso de próteses no joelho, que é o tratamento mais comum que até então vem sendo usado no tratamento da artrose. Existe ainda a cirurgia de microfratura, em que são realizados pequenos buracos no osso próximo a cartilagem danificada pela artrose, a fim de liberar as células-tronco presentes na medula óssea e para promover a regeneração da cartilagem. Esse tratamento, no entanto, é mais indicado para lesões menores, em vista do número de células-tronco que são liberadas ser pequeno.

Comentário:

Super interessante essa pesquisa, 85% de dor a menos, significa uma grande recuperação da qualidade de vida, evitar a colocação de prótese de joelho significa uma grande economia aos cofres públicos, e ficamos na expectativa dessa pesquisa ser levada para todos, pois quem tem Artrose sabe o quanto dói e o quanto limita a nossa vida ter uma dor constante nos joelhos.

Fonte: Grupo A Tarde – Uol

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

9 Comentários

  1. moro em Igaraçu do ete tem 7 anos que sofro com a artrite e a artrose nos joelho, faço tratamento na unesp de Botucatu, mas esta muito dificil encontrar um medico pra me ajudar nesse meu problema tenho muita dor não consigo andar nem sair de casa por favor me de uma resposta se tiver alguma soluçao pra isso muito obrigada.

  2. Gostaria de saber, alguma coisa sobre células tronco no tratamento de artrose. Tenho artrose nos joelhos e no quadril.
    Desde já agradeço.
    Clara

  3. quero saber alguma coisa sobre células tronco no tratamento da artrose. tenho artrose no joelho e no quadril.
    Obrigada
    Clara

  4. Bom eu gostaria de saber se tem sido realizado alguma pesquisa voltado para a doença behçet com célula tronco.Grata

    • Juliana, não sei responder a sua pergunta, seria interessante buscar essa informação junto a um centro universitário, como por exemplo, a universidade da matéria. Boa Sorte.

  5. como faço para entrar em contato, com esses pesquisadores da PUC-PR; tem algum telefone deles, pois também tenho artrose nos dois joelhos e as dores são insuportáveis .
    Obrigado!

Olá, deixe um comentário!