Artrite Reumatoide: 7 dicas para superar as dificuldades do dia a dia

Viver com artrite não é uma tarefa fácil e, por isso, existe muita pesquisa em torno do assunto. Veja sete dicas simples e práticas de como viver melhor com a doença.

1. Mantenha-se em atividade. Evite manter uma mesma posição por muito tempo. Ao trabalhar em uma mesa, por exemplo, levantar-se e esticar a cada 15 minutos é primordial para aliviar a dor. Faça o mesmo ao sentar-se em casa lendo ou assistindo televisão.

2. Evite pressão nas articulações. Evite posições ou movimentos que colocam estresse extra sobre as articulações. Por exemplo, abrir uma tampa apertada pode ser difícil se você tem artrite. Uma solução é envolver o frasco em um pano inclinar-se sobre ele com a palma da mão, e virar a tampa com um movimento do ombro. Melhor ainda, comprar um abridor de frasco que pode ser montado na parede e que prende a tampa, deixando as mãos livres para virar o frasco.

3. Descubra a sua força. Use suas articulações e músculos que são mais fortes. Para proteger as articulações dos dedos e do punho, abra portas pesadas empurrando com o braço ou o ombro. Para reduzir o estresse do quadril ou joelho em escadas, use a perna mais forte para subir o degrau e a perna mais fraca para acompanhar o movimento.

4. Planeje suas atividades com antecedência. Simplificar a vida é sinônimo de alívio. Eliminar atividades desnecessárias, por exemplo, comprar roupas que não precisam ser passadas, é uma dica. Organizar áreas de trabalho; guardar itens usados com frequência em locais de fácil acesso. Outra dica é duplicar itens domésticos que você usa com regularidade, por exemplo, material de limpeza em todos os banheiros da casa evita que você fique se deslocando.

5. Use utensílios adaptados para diminuir o esforço. Na cozinha, use abridores de lata e misturadores elétricos. No banheiro, reduza o tempo usado para a limpeza utilizando limpadores automáticos, em chuveiros ou banheiras. . Existem lojas especializadas com várias opções que evitam realizar muito esforço físico e que protegem coluna e articulações das mãos.

6. Faça pequenas modificações em casa. Usando rodinhas na mobília, dá para fazer uma faxina mais fácil. Usar barras de apoio no banho, ou cadeiras especiais, também são bem-vindas. Consulte um “Terapeuta Ocupacional”, esse profissional te ajudará a adaptar a sua casa e todas as suas atividades diárias, para que você possa ter autonomia e realizar todas as suas atividades diárias, com mais liberdade de movimentos, sem impacto articular, com segurança e gastando pouco.

7. Peça ajuda. Manter a independência é essencial para a autoestima, mas, a independência a todo custo é uma receita para o desastre. Por isso se recomenda buscar um equilíbrio, orientando aos familiares e amigos sobre a doença e as limitações que ela impõe e solicitando sua colaboração e o seu apoio. Você pode pedir ajuda em tarefas específicas.

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

2 Comentários

  1. queria saber ser esse remedio biologico faz mal pro nosso organismo uso para artrite rematoide

    • Maria Nazaré os medicamentos biológicos, são feitos por biotecnologia, com grandes e longos estudos clinicos, logo, os efeitos colaterais são previstos e seguros, e sua efetividade é comprovada. Com boa indicação e prescrição médica adequada o medicamento biolígico não traz danos ao organismo. Converse com o seu médico.

Olá, deixe um comentário!