ReumaBlogs

Síndrome de Sjogren – 6 dicas para combater os sintomas de secura

A Síndrome de Sjogren é uma doença autoimune crônica que afeta primariamente as glândulas salivares e lacrimais causando sintomas de secura nos olhos e na boca, além de uma gama de outros sintomas como inchaço nas parótidas, dores nas articulações e fadiga. Também pode acometer outros órgãos como pulmão e sistema nervoso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aqui vão 6 dicas do dia a dia para combater os sintomas de secura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. Você precisa estar sempre bem hidratada (o), por isso ande sempre com sua garrafinha de água!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. Para quem mora em locais quentes e secos o uso de umidificadores de ambiente pode ajudar bastante.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Cigarro e abuso de álcool são proibidos, pois além de todos os malefícios pioram o quadro de secura das mucosas!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. Para pele: evitar banhos quentes e ter uma rotina frequente de hidratação. Para boca: gomas de mascar sem açúcar ou a base de xilitol podem ser aliados na produção de saliva. Para os olhos: evitar o uso de lentes e considere o uso de óculos em locais com vento e poeira. Para a vulva e vagina: hidratantes e lubrificantes são fundamentais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5. Existem recomendações apropriadas para o uso de lágrimas artificiais, gel tópico ocular, spray e/ou saliva artificial . O acompanhamento conjunto com o oftalmologista e odontólogo é essencial!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
6. Cheque com seu médico se você não está usando nenhuma medicação que pode causar ou piorar os sintomas de secura. Por exemplo: anti-histamínicos, betabloqueadores e diuréticos podem piorar o olho seco. Anticolinérgicos, alguns anti-hipertensivos e ansiolíticos podem piorar a boca seca.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Existem medicações que podem ajudar que serão prescritas pelo reumatologista após adequada avaliação. Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Escreva aqui nos comentários.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#REPOST @reumatologistasalvador

Related posts

Pilates para pacientes reumatológicos

Priscila Torres

Artrite microcristalina: Gota

Priscila Torres

Artrite reumatoide em remissão com dor – Como isso é possível⁣?

Priscila Torres
Loading...