Iniciei o Rituximabe “Mabthera” em fevereiro/2014, este medicamento é feito por etapas chamadas de “ciclos”, o meu ciclo é programado de 6 em 6 meses, cada ciclo tem duas doses que são administradas de 15 em 15 dias.
A infusão do primeiro ciclo foi cheia de efeitos colaterais chatinhos e confesso que estava apreensiva para este segundo ciclo. Recebi a primeira dose deste ciclo no dia 25 de Agosto, uma infusão de 6 horas e meia, com medicamentos pré infusionais (benadryl, metilpredinisona e dipirona), durante a infusão bate aquele sono irresistível e um discreto desconforto na garganta, mas passou logo.
Os efeito colaterais pós infusão foram discretos, apenas náuseas, sonolência e uma fadiga que durou até o sexto dia pós infusão. A próxima dose está programada para 08 de setembro/2014.
Da infusão fiz repouso da atividade física por 1 semana, ontem já pude retornar para a acadêmia sem a interferência da fadiga. Realmente é fato, o segundo ciclo é mais leve e que assim seja os próximos ciclos.
Sobre a infusão de medicamentos biológicos
Muitas pessoas me escreveram nos últimos dias perguntando o que é a infusão. Os medicamentos biológicos para artrite reumatoide, tem duas vias de administração ambas são injetáveis:
Subcutânea (injeção como de insulina, agulha pequena), feitas pelo próprio paciente em sua residência.
Endovenosa: feitos na veia, através de diluição em soro e infundido em bombas de infusão para devido controle do tempo e gotejamento, as infusões são realizadas em clinica de infusão, hospitais e ambulatórios apropriados.
Ambos tipos de medicamentos são fornecidos pelos Planos de Saúde e pelo SUS.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.