Sabe aquelas crianças que são rotuladas como lentas, desatentas, preguiçosas e que detestam as aulas de educação física? -ela pode ter artrite, não é preguiça

Dicas para crianças com artrite idiopática juvenil

Sabe aquelas crianças que são rotuladas como lentas, desatentas, preguiçosas e que detestam as aulas de educação física? Crianças que reclamam muito para copiar textos longos? Aquelas crianças que fogem de brincadeiras de grupo que requer força, corrida e etc?

Então falo com muita propriedade porque sou paciente AIJ e também especialista no atendimento psíquico infantil e recebo no consultório constantemente rótulos e diagnósticos de distúrbios de aprendizagens quando na realidade esses distúrbios de aprendizagens são apenas sintomas da causa: doenças autoimunes como por exemplo a AIJ artrite idiopática juvenil é uma doença autoimune crônica degenerativa que pode comprometer uma ou várias articulações por mais de 6 semanas, com início antes dos 16 anos. Sintomas de dor e limitação, inchaço nas juntas, que podem ficar quentes e vermelhas, febres frequentes.
A doença provoca um processo inflamatório que não tratado, pode agravar em deformidades. As crianças com essa doença sentem dificuldade em levantar pela manhã, o que fica ainda mais difícil quando a escola é no período da manhã devido à dor e à rigidez matinal das articulações. Além da inflamação das articulações, estas crianças podem também ter inflamação nos órgãos internos e nos olhos (uveíte). Feridas na pele, herpes também entram nessa list . Doença não tem cara ok? Algumas crianças AIJ podem ser menores que as demais da mesma faixa etária ou mais magras mas não é uma regra. Muitas vezes as crianças podem não se queixar das dores por já estarem acostumadas mas podem também ter crises de dores mais acentuadas da noite para o dia.

Se perceber esses sintomas em seu pequeno(a) busque a avaliação de um médico reumatologista.
Se você já convive com a criança que tem o diagnóstico, saiba que o diagnóstico é algo muito importante e adianta a vida da criança, auxilia a não ter maiores comprometimentos na vida adulta.

DICAS IMPORTANTÍSSIMAS:

✔️Matricule a criança no período da tarde da escola, a rigidez matinal atrapalha a aprendizagem,
✔️Estimule o hábito de banho quente pela manhã antes das atividades rotineiras, diminui as dores e auxilia na rigidez,
✔️Converse com os professores sobre a dor e enrijecimento durante atividades escritas,
✔️Estimule na criança o uso de tensor protetor de pulso para atividades escolares para o alívio das dores,
✔️Não compare a com crianças saudáveis, crianças AIJ são fadigadas e tudo o que elas fazem já requer muito esforço, acredite ela está dando o seu melhor!
✔️Busque acompanhamento psíquico de terapia para que ela aprenda a lidar com suas limitações e para trabalhar a sua autoconfiança e autoestima!
✔️Elogie sempre! Reforços positivos a fazem querer continuar!

Outras doenças autoimunes que acometem as crianças são:

Artrite idiopática Juvenil
Febre reumática
Lupus eritematoso sistêmico
Púrpura trombocitopênica idiopática
Esclerose Múltipla Pediátrica
Dermatomiosite
Esclerodermia
Osteoporose
Fibromialgia
Doenças autoinflamatórias

Um abraço de urso bem fofinho para não doer o corpinho dessas minhas mini beldades! Mamães e papais saibam que crianças especiais estão aqui para auxiliar na evolução do planeta e elas têm muito a ensinar basta observar!
Luz e Paz de uma AIJ que cresceu e segue firme na missão!

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));