No meio da nossa jornada com o covid, estamos constantemente esbarrando em burocracias do sistema de saúde suplementar. Desde quinta-feira (02/07), meus episódios de calafrios, frios e tontura se tornaram mais frequente, nesta segunda-feira, decidimos que era hora de tomografar e coletar a sorologia de covid19. Com a solicitação do meu reumatologista, o plano de saúde nos direcionou para o Hospital Leforte.
Chegando no @grupoleforte, fui informada que eles não estão coletando a sorologia no pronto socorro, passei pela triagem saturando 99%, logo o médico plantonista questionou a orientação do meu reumato e disse, “você precisa de um protocolo de COVID” (medicamentos). Eu informei, doutor, eu só preciso que seja seguida a orientação do meu reumatologista, ele então, reafirmou, “você tem que seguir o protocolo de covid deste hospital e aqui ninguém faz tomografia saturando 99%”, eu repito, “doutor eu tenho médico, só preciso de uma tomografia”, enfim, agradeci e voltei para casa.
Na manhã desta terça-feira (08/07) fui coletar a sorologia de covid (exame de sangue), e para minha surpresa, é preciso pedir autorização prévia para a Sul América Saúde, fiquei esperando por 45 minutos, entrei em contato e fui informada de que poderia demorar até 72 horas. Logo, paguei a sorologia particular (R$ 240,00).
No período da tarde, realizei a tomografia de tórax na @clinicasaintnicholas e 1 hora depois, recebemos o resultado apontando 25% de acometimento pulmonar (opacidade de vidro fosco) compatíveis com pneumonia viral de SARS-CoV (COVID-19).
Desde que covid chegou na nossa família, estamos cada dia mais convicto de que o vírus é realmente forte, mas o sistema de saúde suplementar no Brasil, pode estar matando mais do que o vírus. Pois se eu não tivesse um médico, seguindo o protocolo do @grupoleforte não seria preciso fazer a tomografia, pois um simples oxímetro de pulso lhes confere a segurança clínica necessária para monitorar um paciente covid positivo sintomático. Certamente situações como estas podem ter feito parte da jornada de muitos dos 66 mil mortos no país.
Por aqui, somos 7 pessoas com Covid e somente 1 pessoa que foi tratada por hospital de campanha, fez 2 tomografias (no diagnóstico e no monitoramento). Seguimos, todos evoluindo bem.
Este é o meu relato pessoal, mas infelizmente as dificuldades para tratar o coronavírus, tem sido uma grande barreira para muitas famílias. É importante lembrar que para todos os problemas com planos de saúde, temos a disponibilidade o Disque ANS 0800 701 9656 que recebe reclamações de usuários. E todos os prestadores de serviços devem ser reportados também para o plano de saúde.
Reclamação enviada a Sul América Saude, registrada no Portal Reclama Aqui https://www.reclameaqui.com.br/hospital-leforte/pneumonia-por-coronavirus-negligenciada-no-pronto-socorro_x2qapGrxjRI4tVDb/ e encaminhada a Ouvidoria do Grupo Leforte.
Sugestão de leitura: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52407454
Uma publicação compartilhada por BlogAR por Priscila Torres (@artritereumatoide)
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