Doenças Reumáticas Notícias Osteoartrite

Entenda o que é a Artrose

Segundo dados do Ministério da saúde, a artrose acomete 15 milhões de pessoas no Brasil. A artrose, também chamada de osteoartrose, é um fenômeno natural muito comum, por onde qualquer pessoa está suscetível. Trata-se do desgaste da cartilagem que reveste as nossas articulações. Esse desgaste ocorre conforme o ser humano vai envelhecendo, assim como o surgimento de rugas no rosto e as manchas na pele.

A artrose pode causar dor nas articulações e rigidez articular. Começa de leve intensidade e aumenta com o tempo. Em casos graves, pode acontecer redução da mobilidade da articulação. As regiões do corpo com maior incidência são os joelhos, a coluna, o quadril, nas mãos e os dedos.

Os fatores de risco para essa condição são:

* Idade avançada;

* Obesidade, gerando maior pressão sobre as articulações;

* deformidades ósseas;

* Lesões em articulações causas po traumas, acidentes por exemplo;

* Uso repetitivo das articulações por um longo período de tempo;

* Histórico familiar.

A artrose ainda não tem cura definitiva. No entanto, existem opções de tratamento que ajudam bastante a reduzir a progressão da doença, fornecer uma melhora dos sintomas, ganhar força e mobilidade e permitir que o paciente possa viver uma vida ativa normal e com qualidade. O fisioterapeuta tem um papel fundamental nesse processo, sendo ele um profissional apto nesse tipo de intercorrência. Quanto mais cedo a artrose for diagnosticada, mais chances o paciente poderá, buscar as opções de tratamento mais adequadas para o seu caso.

Fonte: Atailton Mota – Fisioterapeuta – SPP News e Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Related posts

Agosto Branco: como a medicina mudou a perspectiva do câncer de pulmão

Priscila Torres

Psoriase – Convite Estudo Cientifico no Hospital da USP

Priscila Torres

Estudo: Dias úmidos e ventosos aumentam dor de doenças crônicas

Priscila Torres
Loading...