ReumaBlogs

Inflamação x Colesterol

Em nossa série #GorduraNao, discutiremos sobre as estreitas relações entre obesidade e doenças reumáticas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Obesidade durante muito tempo esteve associada à beleza: ser belo era ter formas arredondadas e proeminentes. Lembre da Mona Lisa. A partir do sec. XIX, tudo mudou. Fato é, que independente do padrão estético de beleza, estar acima do peso não combina com saúde.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2 a cada 3 pessoas no Mundo estão acima do peso. Quase que nos habituamos com a obesidade e ela hoje nos parece “quase normal”. Quando a pessoa está acima do peso, as células que armazenam a gordura crescem e passam a produzir uma série de substâncias inflamatórias. Logo chegam, também, muitas células inflamatórias para jogar a sua “pitada” adicional de inflamação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você tem doença reumática autoimune (DRAI), como Lúpus e Artrite Reumatoide (AR), o “peso” de carregar um tecido gorduroso inflamado soma-se ao “peso” da inflamação de sua própria doença reumática.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A combinação gordura e reumatismo é explosiva. Por exemplo, pacientes com AR têm quase 50% mais risco de doenças cardiovasculares, 70% mais risco de infarto e 40% mais risco AVC (derrame), em relação à população em geral.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Prefiro enterrar “minha cabeça na areia”, pois sou um(a) “gordinho(a)” saudável. Olhe só o meu colesterol ele é “normal”. Entenda. Existe um tipo especial de glóbulo branco chamado monócito que vive no sangue e sua função é “comer” tudo que nos faz mal, inclusive gorduras do sangue. Sim, quando o organismo está excessivamente inflamado, estes tais monócitos começam a comer o colesterol ruim (LDL), dando uma falsa impressão que tudo está muito bem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao iniciarmos o tratamento da DRAI, surpresa: o colesterol ruim aumenta. Sim! Chamamos isso de paradoxo dos lipídios (gorduras) nas doenças reumáticas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Neste 1o episódio a mensagem final é: não se engane! A gordura, neste momento, pode ser sua pior e mais silenciosa inimiga. Siga acompanhando a série e entenda mais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
_
Siga também @reumatonews e @imedensino
_

#REPOST @drthiagoreumato

Related posts

Tenho doença autoimune: Posso colocar silicone?

Priscila Torres

Os 7 sinais de alerta para complicações graves da artrite reumatoide.

Dr. von Mühlen

Medicina alternativa e doenças reumáticas

Priscila Torres
Loading...