Ortopedia do Joelho

Prótese de joelho em pacientes com artrite reumatoide

A prótese de joelho é uma cirurgia indicada para o tratamento de dor grave associada a desgaste e destruição da articulação. A principal causa para isso é a artrose idiopática do joelho, ou seja, um desgaste pelo uso prolongado, sem uma causa clara. A artrite reumatoide é uma doença inflamatória e que também pode cursar com a destruição da cartilagem dos joelhos. Nestes casos, a prótese também pode ser considerada.

A prótese é indicada por uma associação de achados no exame físico, na história clínica e, também, a partir das queixas do paciente. Mas, no caso da artrite reumatoide, alguns cuidados específicos devem ser observados:

  • A artrite reumatoide pode levar a dor por diferentes mecanismos além da artrose. Pode estar relacionada mais a um controle ineficaz da doença do que ao desgaste em sí, e nestes casos a prótese pode não ser uma boa solução. Antes de se pensar na prótese, portanto, é importante que se verifique que a doença esteja bem controlada ou ao menos que tudo o que poderia ser feito para o controle da artrite reumatoide já tenha sido tentado.
  • A prótese na artrite reumatoide costuma ser indicada em uma idade mais precoce do que na artrose idiopática. O risco de complicações, como soltura e desgaste, aumenta nestes casos. Ainda assim, com os novos implantes disponíveis nos dias de hoje, a tendência é que a durabilidade seja muito maior do que em tempos passados.
  • Pacientes com artrite reumatoide costumam utilizar corticoides em altas doses e por períodos prolongados. O uso crônico de corticoides compromete a imunidade e aumenta o risco de infecções em geral. A infecção é uma das complicações mais sérias da prótese de joelho, e de fato estudos demonstram risco de infecção duas vezes maior após uma prótese em pacientes com artrite reumatoide.
  • Apesar de tudo isso, estudos demonstram uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente com artrite reumatoide após a prótese e um índice de satisfação acima da média dos outros pacientes.

Podemos dizer, desta forma, que uma vez que bem indicada, os benefícios da cirurgia justificam os eventuais riscos e que pacientes com artrite reumatoide não devem ser privados da possibilidade de se utilizarem deste recurso, quando a dor for séria e limitante.

Anúncios

Related posts

Atividade física pós prótese de joelho

Dr. João Hollanda

Dor na frente do joelho é uma das causas mais comuns de consulta em ortopedia

Priscila Torres

Prótese de joelho: quando é necessário um procedimento cirúrgico?

Priscila Torres
Loading...