ReumaBlogs

Artrite psoriásica: A grande imitadora – Episódio 1

Chamamos de Artrite Psoriásica (AP) a artrite associada a uma doença inflamatória da pele que causa descamação, vermelhidão e lesão das unhas, a Psoríase (PsO). ⁠⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
.
Tanto a PsO como AP são doenças de difícil diagnóstico e que são “As Grandes Imitadoras”, pois podem simular várias outras doenças ou passarem despercebidas. Neste primeiro episódio da série, falaremos do desafio diagnóstico da PsO.
⁠.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A frequência de Psoríase na população varia bastante de 0,09% até quase 12%. O diagnóstico de psoríase é muito desafiador para o médico, pois as alterações podem ser simples e discretas lesões nas unhas que passa facilmente despercebidas. Podem ser também lesões bem escondidinhas, atrás das orelhas, no couro cabeludo (confundido com caspa), dentro do umbigo ou ainda entre as nádegas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É muito importante que o diagnóstico de PsO seja realizado. A PsO está associada uma série de outras doenças como pressão alta, diabetes, colesterol e triglicérides altos, doença de Crohn e.. Artrite.
.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sim, artrite pode aparecer em cerca de 1 a cada 3 pacientes com PsO. Em 80% dos casos, primeiro vem as lesões de pele, mas… 20% dos casos a artrite pode vir antes da psoríase e aí, bebê, o diagnóstico é ainda mais difícil, pois precisará de um alto nível de suspeita e uma detalhada investigação do histórico familiar, de um adequado exame clínico no consultório e da avaliação minunciosa dos exames de imagem (ex. raio-X e ressonância).

E tem mais, alguns pacientes podem ter Artrite Psoriásica e nunca, nunquinha, desenvolverão a psoríase.

Até o próximo episódio!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Siga também @reumatonews e @imedensino

#REPOST @drthiagoreumato

Anúncios

Artigos Relacionados

Derrame Articular

Priscila Torres

Dermatopolimiosite – O que é?

Priscila Torres

Rumo a qualidade de vida!

Priscila Torres
Loading...